Black Friday: Cuidados e Informações

Já alertamos aqui sobre os os cuidados que os consumidores devem tomar com a famosa Black Friday, que ocorre amanhã (com ofertas iniciadas desde o início da semana).

Porém, não custa relembrar informações importantes àqueles que pretendem antecipar suas compras de Natal. E, como o principal meio de divulgação e de compras ocorre na internet, são essenciais os seguintes alertas sobre o comércio online:

Regras de Comércio Eletrônico: tenha certeza de que o site escolhido é confiável, e, se não conhecer a loja, verifique se o endereço eletrônico indica o CNPJ e o endereço físico do vendedor;

Ofertas e erros na apresentação de produtos: a proposta vincula o proponente, por isso os fornecedores devem tomar cuidado com seus anúncios e os preços publicados – podendo o consumidor exigir a oferta apresentada;

Direito de Arrependimento: o Código de Defesa do Consumidor assegura o exercício deste direito no prazo de 7 (sete) dias, mas também vale conferir a política de arrependimento e devolução do site ou da empresa de seu interesse, para evitar maiores aborrecimentos – em alguns casos, a política pode ser mais benéfica que a norma consumerista;

Atraso na entrega de Mercadorias: em função deste especial período de fim de ano, é preciso ficar atento ao prazo prometido para a entrega dos produtos, a depender do atraso, o consumidor poderá pleitear indenização.

Neste período, em especial, é preciso ficar atento a todos os potenciais riscos, sejam eles praticados por lojas ou por terceiros de má-fé, observando, sempre, os procedimentos de segurança em compras online.

Tome cuidado com as propagandas enganosas, para que você possa aproveitar a Black Friday – ainda que isso queira dizer não efetuar nenhuma compra.

2 Replies to “Black Friday: Cuidados e Informações

  1. Fiz uma compra pela internet…moda praia..me arrependi pedi p fazer o cancelamento..disse q não podiam pq já tinha sido enviado..dez dias depois recebi o produto..além d não corresponder mha expectativa um dos produtos tinha defeito..pedi p devolver..disseram q produtos d promoçao não faz troca nem devoluçao..o que eu faço?

    1. Oi Silvania,
      Pelo Código de Defesa do Consumidor, todas as compras realizadas fora do estabelecimento comercial (ex. Internet) podem ser canceladas no prazo de 7 (sete) dias corridos, a partir da data da compra ou da entrega (como ocorreu no seu caso, em que o produto foi recebido em casa). Você não precisaria ter desculpas e não importa se o produto estava com desconto. Você possui comprovantes dessas mensagens? Sugiro procurar um advogado de sua confiança ou a defensoria pública para a adoção das medidas cabíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *