Comportamento Empreendedor para fazer a diferença!

Olá Pais e Professores Empreendedores!

Se você é aquele tipo de pessoa que deseja mudar o mundo, que não está satisfeito com o modelo tradicional de educação, que entende que empreender não é só para quem deseja abrir um negócio próprio, então este espaço é prá você!

Um pesquisador chamado David McClelland ficou intrigado em descobrir: “Por que algumas pessoas tinham sucesso em suas empreitadas e outras não?”

1ª hipótese: Porque algumas tem DINHEIRO e outras não!

Foi então que ele encontrou muitas pessoas que empreendiam sem dinheiro e ainda assim conseguiam ter sucesso, o que derrubou a 1ª hipótese.

2ª hipótese: Porque algumas tem INSTRUÇÃO/CONHECIMENTO e outras não!

Mas aí ele também encontrou muitas pessoas que empreendiam sem instrução/conhecimento e que também conseguiam ter sucesso.

Você conhece alguém assim? Sem dinheiro e sem estudo e que teve sucesso? (Comente contando prá nós!)

O pesquisador percebeu ainda que algumas pessoas às quais eram dados acesso a créditos e instruções gerenciais muitas vezes fracassavam em suas empreitadas…

O QUE SERIA ENTÃO RESPONSÁVEL POR DETERMINAR O SUCESSO DAS PESSOAS EM SEUS EMPREENDIMENTOS???

A resposta é comportamental. Os COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES dos indivíduos é que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de cada um. E não pense que empreendimento seja somente a abertura de um negócio próprio, não. Empreendimento pode ser sua carreira, a educação de seus filhos ou alunos, a gestão de seus relacionamentos ou qualquer desafio em sua vida.

Ocorre que a educação tradicional às vezes nos orienta a gastar muito mais tempo ensinando coisas pouco relevantes à formação do indivíduo para que seja bem-sucedido em sua caminhada de vida.

A minha proposta é que eduquemos nossos filhos/alunos pensando em desenvolver neles os 10 COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES que são:

1- ESTABELECIMENTO DE METAS – Quantos de nossos filhos/alunos não tem nem ideia do que querem para suas vidas no futuro? Se trabalharmos esta questão desde cedo com eles, podemos mudar este quadro.

2- PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICO – Importantíssimo já que a Geração Y quer tudo prá ontem e já que no Brasil impera a cultura do “FAZEJAMENTO”.

3- BUSCA DE INFORMAÇÕES – E não só da internet! Mostrar aos nossos filhos/alunos que a qualidade das informações conseguidas in loco pode ser determinante para uma boa tomada de decisão.

4- BUSCA DE OPORTUNIDADE E INICIATIVA – Não é só aproveitar a oportunidade que vier, é ir buscá-la, criar, fazer acontecer, “tirar a bunda da cadeira”!

5- CORRER RISCOS CALCULADOS – Aprender a prever o que pode dar errado e já agir antecipadamente.

6- EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA – Fazer bem-feito, da melhor maneira, com o menor custo possível e no menor tempo possível.

7- PERSISTÊNCIA – Tão fundamental aos nossos jovens que, muitas vezes, acabam desistindo de seus quereres no primeiro obstáculo. Conhece algum caso? (Comente!)

8- COMPROMETIMENTO – Comprometer-se consigo mesmo, com suas metas, com seu futuro, com sua carreira. Está faltando comprometimento aos nossos jovens? E o que estamos fazendo para desenvolverem?

9- PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS – Como tirar o melhor proveito ético e respeitoso das relações e da comunicação para o alcance daquilo que se deseja.

10- INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA – Fazer os nossos filhos/alunos perceberem que, embasados nestes comportamentos, podem se sentir independentes e autoconfiantes para serem o que desejarem!

Inserindo estes ingredientes na receita de educação dos nossos filhos/alunos certamente teremos a chance de lançar ao mundo seres humanos mais capacitados a fazerem sua vida acontecer e não somente a seguir o refrão do Zeca: “Deixa a vida me levar, vida leva eu…” evitando, assim, chegar a um lugar onde não queria… Ou pior: não chegar a lugar algum!

E VOCÊ, SABE COMO VÃO AS SUAS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS? FAÇA O TESTE PARA DESCOBRIR. (Comente sobre seus resultados. Foram como você esperava? Ficou surpreso?)

* DICA: Você pode usar este teste para conversar sobre empreendedorismo com seus filhos/alunos.

Estamos juntos nesta caminhada?

Qual a sua opinião sobre o tema?

Comente abaixo e compartilhe!

Até o próximo post!

P.S.: Se quiser saber mais sobre a pesquisa do David McClelland sobre os comportamentos empreendedores, pode baixar um artigo científico com todo o embasamento teórico. É só clicar aqui.

13 Replies to “Comportamento Empreendedor para fazer a diferença!

  1. Excelente matéria ! Concordo plenamente com os 10 comportamentos listados acima. Devemos sempre colocá-los em prática. O teste online está muito bem estruturado. Abraço.

  2. Adorei a abordagem, simples e direta, Uma boa forma de tratar desse assunto tão estimulante que é o empreendedorismo. Dicas que se forem levadas ao pé da letra irá fazer com toda certeza muita diferença e ajudar em quase tudo que for preciso.
    Adorei o seguinte trecho: ”Os COMPORTAMENTOS EMPREENDEDORES dos indivíduos é que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de cada um. E não pense que empreendimento seja somente a abertura de um negócio próprio, não. Empreendimento pode ser sua carreira, a educação de seus filhos ou alunos, a gestão de seus relacionamentos ou qualquer desafio em sua vida.”.
    Esta ai a explicação perfeita para o significado de Empreendedorismo/ Empreender.

    1. Olá Betinha,
      Que gostoso ler o seu comentário! 🙂
      Tenho certeza do que você disse (escreveu): Se levarmos estas dicas ao pé da letra faremos muita diferença!
      Apareça e comente sempre.
      Abração!

    1. Obrigada, Giovana!
      A ideia é essa mesma: facilitar a didática para passarmos os comportamentos empreendedores às nossas crianças o quanto antes!
      Comente sempre, ok?
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *