Indicados ao Oscar 2013 e os Comportamentos Empreendedores – “A hora mais escura”

Olá, Pais e Professores Empreendedores!

Vamos continuar a série de posts da categoria Indicados ao Oscar 2013 e Comportamentos Empreendedores.

Para quem não viu o primeiro post desta série, aqui vai uma breve explicação: O site da revista Exame propôs que especialistas em carreira assistissem aos filmes indicados ao Oscar 2013 e buscassem extrair as lições para a carreira que os enredos trazem. Fiz uma adaptação das análises pensando nos Comportamentos Empreendedores e é o que você continua a conferir neste post.

6º Filme: A hora mais escura

A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty)
Direção:
Kathryn Bigelow
Duração: 157 minutos
Gênero: Suspense, ação

Análise da Exame:

1. Ética versus missão: O filme traz vários questionamentos sobre os limites de uma missão e a ética no trabalho. Segundo Pedro Grawunder, ao longo de toda a trama há a questão sobre o que é válido para capturar o terrorista. “Ela tinha uma missão e, para ela, isso era mais importante do que qualquer norma da organização”, afirma.

2. Impopular: Alguns críticos afirmam que exatamente por conta do tom crítico do filme há parcas chances de ele abocanhar a estatueta. Ao mesmo tempo, a diretora não foi uma das indicadas. A lição disso para Ferraz? “Alguém sempre tem que fazer ações não populares na empresa, desde demitir até cortar custos”, diz. Exatamente como Kathryn Bigelow ao expor detalhes da caçada mais aclamada em território americano.

Nossa análise:

1. INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA: Quando o empreendedor tem uma meta ele busca autonomia sobre normas e controle de outros, mostrando sua independência e autoconfiança e foi o que a protagonista fez.

2. PERSISTÊNCIA: Quem tem uma meta não se importa de fazer coisas impopulares se forem necessárias para o alcance do objetivo. É a força da persistência.

Você pode conferir a matéria da Exame clicando AQUI.

Gostou? Encontrou mais Comportamentos Empreendedores? Deixe seu comentário.

Passe o filme para seus alunos (verifique a indicação de filmes e faixas etárias) e conte-nos como foi.

Sucesso aos Pais e Professores Empreendedores!

Até o próximo post!

Um comentário em “Indicados ao Oscar 2013 e os Comportamentos Empreendedores – “A hora mais escura””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *