Deixe seu filho/aluno ERRAR!

Olá Pais e Professores Empreendedores!

É verdade que aprendemos errando?

Quando alguém te explicou como fazer algo em algum programa de computador, depois você teve que fazer sozinho… você conseguiu?

E quando você ficou horas batendo a cabeça até descobrir sozinho pelos erros como fazia? Aposto que nunca mais esqueceu!

E com nossos filhos/alunos é da mesma forma… A questão é: o quanto somos tolerantes com os erros que produzem aprendizado aos nossos filhos/alunos?

Segue um caso da minha experiência particular com meu filho para reflexão:

“A gente pode até achar que é só bagunça e lambança, mas enquanto suja e molha a casa toda, a criança aprende!

O Petrus, meu filho de 1 ano e 8 meses, começou a brincar com os copos em cima da pia, enchendo-os de água e esvaziando-os milhares de vezes. Até que decidiu beber a água e aí começou um processo longo de tentativas.

Ele achava que poderia beber o líquido colocado os lábios superior e inferior juntos dentro do copo. Isso fez com que derrubasse muita água pela cozinha toda. Não interferi pois percebi que ele continuava tentando. Nem preciso dizer que, além da cozinha, ele também ficou ensopado, né…

O fato é que, depois de muita água caída, ele percebeu sozinho que poderia encaixar o copo entre os lábios e que isso lhe permitia beber a água sem derramar. Excelente! Depois disso ainda se confundiu algumas vezes, mas logo repetiu o acerto por várias vezes, consolidando o novo aprendizado que eu tive oportunidade de ver acontecer “de camarote”!

Quantos aprendizados espontâneos mais aconteceriam se oportunizássemos, ou ao menos permitíssemos que as crianças vivenciassem livremente as suas experiências?”

Sucesso aos Pais e Professores Empreendedores!

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *