Olá, Pais e Professores Empreendedores!
** CURTA A PÁGINA DO BLOG EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NO FACEBOOK **
Como educar nossos filhos/alunos quanto ao uso do FACEBOOK?
Como tenho o pequeno Petrus de 2 anos que já pede vídeo Tube o tempo todo, preocupo-me com o seu futuro com relação ao uso das ferramentas digitais e redes sociais para que sirvam de aliados no seu processo de crescimento e desenvolvimento e não como vilões que viciam e roubam o tempo de atividades mais interessantes do ponto de vista da saúde.
Tive algumas ideias que penso em aplicar no futuro (e algumas até já aplico!!!) como:
– Limitar o tempo de computador/TV/celular…
– Buscar opções de entretenimento educativas
– Acompanhar de perto o conteúdo acessado
Mas depois que conheci a Estante da Hana realmente percebi que estava muito ultrapassada e pouco criativa em meus projetos de educação para o uso do Facebook.
O casal Pierre e Cristina teve a melhor sacada para orientar o uso desta fantástica rede social por sua filha Hana de 11 anos. Criando a página Estante da Hana eles atribuíram um novo valor à ferramenta, ou seja, a Hana não só consome os conteúdos presentes no Face, mas ela mesma produz conteúdo de qualidade para postar ali.
A proposta é a mais simples e linda que já vi:
– A Hana lê um livro.
– Os pais leem também.
– Eles fazem um bate-papo sobre o conteúdo, a proposta, as possíveis interpretações para a estória e os aprendizados.
– A Hana registra tudo na sua página no Facebook para se desenvolver e dar dicas de livros para outras crianças.
– Os pais também fazem seus apontamentos e sugestões.
Assim, além de orientar e criar valor pedagógico e didático para o uso do Facebook pela Hana, eles ainda conseguem:
– Incentivar o gosto da filha pela leitura.
– Diminuir o tempo em que a criança fica no computador afinal, ela precisa ler antes para ter o que postar.
– Direcionar o conteúdo acessado no Facebook ao invés de entrar para só olhar coisas engraçadas ou novidades da vida alheia, a Hana entra para atualizar sua página e ser útil na indicação de livros para outras crianças.
– Promover o diálogo em casa de alta qualidade com discussões, interpretações e com a possibilidade linda de conhecerem, em cada fase, o que vai na cabeça de sua filha. Como eles escrevem: Com essas discussões, o nosso objetivo maior não é apenas de aumentar a sua capacidade de percepção e compreensão do mundo, mas fundamentalmente de aumentar a nossa própria percepção e compreensão a respeito de nossa filha, pois a visão peculiar da nossa Hana, é a tradução mais preciosa que temos do seu universo. Desde o seu nascimento, Hana tem sido o livro mais delicioso e instigante em nossas vidas, ao qual temos o maior prazer em ler, e muito nos orgulha também fazer parte de sua narrativa. Absolutamente apaixonante uma relação de pais e filha assim!!
Achei uma super dica de EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA SOBRE O USO DO FACEBOOK POR CRIANÇAS!
Pierre e Cristina fecham a apresentação da página com os seguintes dizeres: Acreditar que livros para crianças são infantis demais para serem lidos por adultos, é ser por demais infantil, ou melhor dizendo, por de menos.
Empreenda-se!
Sucesso aos Pais e Professores Empreendedores!
Até o próximo post!
eu quero um facebook