Timidez na Infância

Olá,

** CURTA A PÁGINA DO BLOG EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NO FACEBOOK **

Ontem estava ministrando o último dia de 3 encontros de um treinamentos de Modelo de Negócio utilizando a ferramenta CANVAS e uma das participantes levou seu filho de 11 anos.

Como sempre faço, tratei de interagir e incluir o garoto na atividade, afinal, acho que todos podem aprender em qualquer situação!

Dei a ele um quadro CANVAS e, ele assistiu com toda a turma a explicação de como fazia o lado esquerdo do quadro. Veio e me perguntou sobre o meio e o lado direito. Expliquei e acompanhei. O menino fez o quadro todo!

O final do trabalho é a Arena de Cocriação onde voluntários apresentam seus modelos de negócios no quadro CANVAS e os ouvintes dão sugestões para potencializar ainda mais a ideia apresentada. Sugeri que o Kauan fizesse a apresentação e tive a seguinte resposta:

– Tenho vergonha…

Mal pude acreditar. O menino já tinha interagido com toda a turma de adultos e respondido as perguntas que fiz durante a minha explanação… Achei que era “charminho”. Mas depois vi que era sério.

Disse a ele:

– Sabe que, às vezes, a gente passou algum constrangimento em alguma vez que falou em público e isso ficou marcado fazendo com que a gente sinta vergonha em outras oportunidades?

– Eu não lembro de nada… – ele disse.

– Às vezes a gente nem se lembra só sente… Agora uma coisa é certa: quanto mais cedo você enfrentar esse medo, mais rápido ele vai embora e você vai abrir muitas portas se expressando bem em público.

Falei e deixei o Kauan pensando…

Alguns minutos depois o nome dele apareceu no painel de voluntários apresentadores. Vibrei!

Arrumei um jeito de chegar a vez dele logo e ele apresentou.

Tinha vergonha mesmo! Falou de costas para as pessoas!

Quando terminou e foi aplaudido, as pessoas fizeram as sugestões para o modelo de negócio da mão dele que ele apresentou e eu falei:

– Kauan, eu te admiro! Em poucas palavras eu te dei um recado de coragem e você enfrentou seu medo e se expôs aqui diante de todas estas pessoas! Parabéns! Você me emocionou e você vai muito longe se superando assim a cada dia!!!

O menino começou a chorar!

Fui averiguar e… Ufa! Era de alegria pela vitória obtida!

IMG_7440

E eu… Eu ganhei meu dia!

Sucesso a todos!

Parabéns ao Kauan e a sua mãe Dheine!

Até o próximo post!

2 Respostas para “Timidez na Infância

  1. Nossa nega que lindo, não tenho nem palavras pra expressar o orgulho que tive do meu filho nesse momento . Tenho certeza de que ele ficou muito feliz com cada elogio dado a ele e ele levara isso com ele pra sempre. Obrigada pelo incentivo dado a ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *