Capacidade de Concentração de Crianças Pequenas

Olá Pessoal,

A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS É BAIXA.

VERDADE OU MITO?

Desde que venho fazendo o trabalho de Consultoria Educacional – Acompanhamento em Sala de educadores infantis confirmei o que já acreditava: a afirmação acima é um MITO!

Sim! As crianças que acompanho tem de 1 a 6 anos e nenhuma delas se importou com a minha presença na sala, mesmo tendo sido anunciada, enquanto estavam “vivendo” alguma atividade envolvente. NEM O MEU PRÓPRIO FILHO.

Enquanto ouviam estórias, rasgavam e faziam bolinhas com folhas de revistas e, especialmente, enquanto pintavam com tinta, as crianças ficavam concentradas no trabalho como jamais um adulto poderia imaginar.

E por não imaginar, o educador às vezes decide que é hora de acabar com a atividade antes de a criança ter perdido o interesse pela crença de que crianças pequenas precisam de novas atividades a cada 15 ou 20 minutos.

É claro que cada criança é de um jeito e cada turma tem sua própria identidade. Então a minha sugestão é: OBSERVAR ATENTAMENTE e ACOMPANHAR A CRIANÇA, como já dizia Maria Montessori.

Sejamos sensíveis para perceber quando as crianças ainda querem continuar uma atividade e também para perceber quando nos sinalizam que “já deu”.

O resgate da sensibilidade e do acompanhamento consciente dos sinais das crianças pode fazer de cada um de nós educadores extraordinários!

Sucesso e até o próximo post.

Isa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *