Educação Dilatadora – Maria Montessori

Montessori defende a ideia de que “corrigir suprimindo diretamente os defeitos é errado. Corrige-se somente ‘dilatando’, dando espaço, dando meios para a expansão da personalidade”.

Ela quer dizer que a educação serve para expandir, crescer, dilatar, ampliar, alongar a visão. Daí porque venho disseminando incansavelmente a inadequação de se falar em “limites” quando se fala em educação!

image

Nao! Educação não serve para por limites!!!

“Mas Isa, perguntou-me alguém ao me ouvir dizer isso presencialmente, e se a criança estiver se colocando em um risco real ou ameaçando a paz alheia, nem assim você acha que devemos por limites?”

Respondi com 2 perguntas:

Se uma criança está se colocando em risco e você intervém, está limitando ou está protegendo aquela criança?

Se uma criança está se comportando de tal modo que incomoda e tira a paz de outras pessoas e você intervém, direcionando sua energia e ação para algo socialmente aceitável está mesmo limitando ou está orientando?

Para mim há um equívoco no uso do termo “limite” na educação. As pessoas dizem “limitar” quando o que intencionam de fato é proteger, orientar, adequar…

Ocorre que com o termo equivocado acaba-se realmente limitando as crianças e acaba no que eu sempre digo: passamos a infância toda pondo limites às crianças e uma vida adulta inteira buscando vencer nossas limitações…

É por isso que almejo e dissemino a ideia de uma educação sem limites! Ou, usando as palavras montessorianas: uma educação dilatadora!

image image

Sucesso e, se gostou, compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *