Equipe pedagógica do Colégio Albert Sabin utiliza abordagem do Design Thinking para reformular área de Ciências da Natureza |
Uma das questões que têm preocupado as escolas atualmente é o fato de que as necessidades dos estudantes, hoje, evoluem rapidamente, assim como as tecnologias que competem por sua atenção. Nesse contexto, as instituições precisam estar em constante transformação, a fim de acompanhar essas mudanças e garantir que todos os alunos alcancem o nível de aprendizagem desejado. Por enxergar esses desafios como oportunidades, o Colégio Albert Sabin buscou apoio no Design Thinking para repensar seu projeto pedagógico. No final de 2015, os assessores e professores de Ciências da Natureza decidiram elaborar a revisão e o alinhamento curricular da área a partir dessa abordagem. Segundo o assessor pedagógico e professor de Química do Sabin, Leandro Holanda – mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) –, o objetivo é fazer com que o currículo de Ciências promova aos alunos uma alfabetização científica mais ampla, que contribua para que eles desenvolvam, de forma contínua e crescente, do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, habilidades e competências como observação, reconhecimento, análise e criação de hipóteses. As discussões sobre o currículo de Ciências abordaram como ele é aplicado atualmente nos diferentes segmentos, quais habilidades ele trabalha por meio de quais atividades, e de que forma ele possibilita a aprendizagem de Ciências ao longo das séries. Para resolver a questão do currículo, de acordo com o assessor, a equipe pedagógica pretende analisar, ao longo deste ano, os planejamentos de aulas de Ciências de cada série/segmento, identificar de que maneira eles contribuem, atualmente, para o desenvolvimento das habilidades apontadas anteriormente – observação, reconhecimento, análise e criação de hipóteses – e propor modificações, a fim de potencializar o aprendizado dos alunos. “Uma das ideias é intensificar o trabalho com eixos temáticos, extrapolando os temas da UNESCO e inserindo temas fixos, em vez de trabalhar somente com discussões pontuais ou de oportunidade. Já as ações relacionadas ao aprimoramento da experiência dos alunos nas aulas de laboratórios devem ser colocadas em prática ainda em 2016, pois demandam apenas a reformulação/adequação dos roteiros dos experimentos, para que eles se tornem mais investigativos”, afirma Leandro. A fim de alcançar esses objetivos, foi necessário organizar um grupo de estudos, formado por um representante de cada departamento – Biologia, Física, Química e Ciências, dos Ensinos Fundamental I e II –, que se reunirá mensalmente. “Temos como foco de trabalho dois pontos: criar formações para os professores que os ajudem a desenvolver experimentos mais inovadores e focados na investigação; e realizar ações pontuais em curto, médio e longo prazos, para integrar o currículo de Ciências do EF I e EF II. Já em 2016, faremos uma integração entre Química do 9º ano e Ciências do 8º ano. Com certeza, teremos mais ações ainda neste ano”, finaliza o assessor. O que é Design Thinking O Design Thinking pode ser entendido como um processo estruturado, baseado no pensamento estratégico do design, que busca solucionar problemas de forma colaborativa e criativa, sempre com foco nas necessidades das pessoas envolvidas. Baseado em três pilares – empatia, colaboração e experimentação –, tem como principal objetivo responder criativamente aos desejos e necessidades de determinado público, seguindo quatro etapas: Imersão, Ideação, Prototipação e Desenvolvimento. No caso de instituições de ensino, há um conjunto consistente de desafios que elas costumam enfrentar, relacionados ao planejamento e ao desenvolvimento de experiências de aprendizado (currículo), ambientes de aprendizagem (espaços), programas, projetos e experiências escolares (processos e ferramentas) e estratégias, objetivos e políticas (sistemas). Em qualquer que seja a escala – desde a interação com um estudante, passando pelo engajamento de pais e pela administração da grade horária, até a reforma de todo o sistema – os desafios enfrentados pelos educadores são complexos e variados, e precisam de novas respostas, perspectivas e abordagens. Como os educadores estão estrategicamente posicionados para acompanhar de perto as necessidades dos estudantes em sua própria aprendizagem, eles são singularmente qualificados para entender e planejar as melhorias que a escola precisa utilizando a abordagem do Design Thinking, que possibilita, por exemplo, o redesenho dos espaços da sala de aula a partir de entrevistas com os alunos, ou o desenvolvimento de um novo currículo a partir de brainstorms e protótipos. Design Thinking é um modelo de pensamento: |
Sobre o Colégio Albert Sabin |
Olá sou Geraldo Lima fabrico bicicletas de madeira e busco parceria para divulgar e comercializar.
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