Do concreto ao abstrato

Olá!

Interessante é a constatação de que o adulto se acha conhecedor do CONCRETO e do ABSTRATO mas…

Será mesmo?

Sabemos que a aprendizagem da criança vai do CONCRETO ao ABSTRATO, ou seja, primeiro a compreensão do que se pode ver, pegar, apalpar, sentir, provar, cheirar… para depois compreender noções de ideias, conceitos, valores e outras destas coisas que não se pode tocar fisicamente.

O adulto acha que já dominou o ABSTRATO mas confesso que venho me perguntando se isso realmente já aconteceu…

Quando observamos a maioria das famílias em relação aos seus filhos que nascem, percebemos que ainda há uma ligação fortíssima com o CONCRETO – roupinhas, enxoval, quartinho, brincos, lembrancinhas, laços, acessórios, alimentos etc – em detrimento ao ABSTRATO – processos mentais, necessidades internas, processo de aprendizagem, empatia, inteligência emocional, temperamento etc.

No processo de escolarização, em muitos casos, constatamos um foco exacerbado no CONCRETO – atividades, produções a serem exibidas às famílias, cadernos, apostilas, mochilas e estojos, provas e notas – e uma dificuldade enorme em lidar com o ABSTRATO – ritmos individuais, necessidades peculiares a cada pessoa, diversidades de talentos, de formas de aprender, de interesse, de história de vida, de origens, de culturas familiares.

No caso da saúde ainda é comum o mesmo fato. Médicos fixos no CONCRETO – corpo físico, sintomas, aparência, exames, temperatura, histórico familiar, remédios etc e pouco conectados com o ABSTRATO – causas emocionais, momentos familiares, crises pessoais e profissionais, insatisfações com as escolhas e tantos outros elementos que causam problemas no corpo físico.

Estamos ensinando nossas crianças as noções do CONCRETO ao ABSTRATO mas nós, enquanto sociedade, ainda enfrentamos um desafio gigantesco para fazer essa transição.

Para nossa reflexão e evolução.

Até a próxima!

Isa

Quer aprender mais?

Conheças nossos cursos online: www.eventials.com/IsaMinatel

Participe de nossas promoções:

Sorteio de inscrição (que vale mais de R$ 500,00) para o Congresso BRINCAR – https://bit.ly/1RZZj2j

Inscrição com desconto para o Seminário Internacional de Mães com o código “isaminatelbrain10” – https://bit.ly/1YokYor

Link para pré-venda do livro “Crianças Sem Limites”- https://bit.ly/20wXfEe

2 Respostas para “Do concreto ao abstrato

  1. Uma das melhores postagens sobre o tema que já li! Peço permissão para utiliza-la como texto base da reunião na creche em que trabalho. Parabéns!

    1. Prezada Cristina,
      Fico muito honrada em servir de tema de reunião! Permissão concedida.
      Fazemos treinamentos de professores e encontro de pais aqui na Grande Vitória.
      Abraço!
      Isa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *