A importância que as escolas devem dar ao lado emocional dos alunos no retorno às aulas

Lado emocional
Compartilhe esta notícia

A pandemia da Covid-19 alterou o rumo do ano letivo de milhões de estudantes espalhados por todo o Brasil. Desde março que escolas, universidades e os profissionais da área da educação – incluindo os próprios estudantes – estão buscando formas de se reinventar para que a vida acadêmica dos estudantes não fique prejudicada.

Passados mais de 100 dias da suspensão das aulas presenciais, autoridades governamentais, pais e instituições de ensino debatem o retorno das aulas nas escolas. As medidas de segurança, é claro, estão no centro da discussão.

A Covid-19, porém, causou perdas e problemas que vão muito além da suspensão das aulas. Por isso, tão importante quanto debater as medidas de segurança em um possível retorno às aulas é falar sobre o lado emocional desses estudantes.

De acordo com Gilber Machado, CEO da Kuau – edtech capixaba voltada para o desenvolvimento de habilidades do futuro e autoconhecimento em crianças e adolescentes através do Projeto de Vida -, as instituições de ensino terão um trabalho importante a ser realizado com os alunos no lado emocional.

“A saúde mental é base para qualquer aprendizagem. Você não consegue ter um ambiente produtivo de aprendizagem se você não tem uma situação de saúde mental estável ou equilibrada. A escola tem um tremendo desafio em como lidar com o lado emocional dos estudantes. Esses alunos estão vindo de um momento que não foi férias, um simples recesso, foi algo de muito abalo para essas pessoas. Todos estão com saudades, sofrendo com a crise, seja de saúde ou financeira, ou com a perda de familiares. Portanto, as escolas têm esse enorme desafio pela frente”.

Gilber reconhece o protagonismo de alguns profissionais no desenvolvimento desse trabalho junto aos alunos. Entretanto, ele destaca a importância da atuação dos pais e de toda comunidade escolar durante esse processo.

“Tem que ser um trabalho que comece em casa, com as famílias. Mas também com professores e todas as pessoas dentro da escola, inclusive quem trabalha dentro da recepção. Mas é claro que existem papeis de destaque dentro da escola. Os orientadores, coordenadores e as lideranças pedagógicas precisam ter muito claro a importância da aprendizagem socioemocional. A escola precisa trazer atividades, filosofias e objetivos que vão permear essa aprendizagem socioemocional. É claro que não é papel da escola fazer atendimento terapêutico, mas cabe a ela fazer o desenvolvimento do ponto de vista pedagógico da aprendizagem”.

Reinvenção com aparatos tecnológicos

A suspensão das aulas presenciais fez com que as plataformas digitais ganhassem um protagonismo que era previsto para um futuro próximo. Muitas instituições de ensino, no entanto, não estavam preparadas para esse papel de destaque que os aparatos tecnológicos ganharam durante a pandemia. 

 “A questão é que a pandemia trouxe um cenário onde a maioria das soluções está centrada no modelo antigo, onde você tem o professor em sala de aula e todos os recursos pedagógicos estão em material didático impresso, ou, quando estão na internet, estão em formato antigo. O que acontece, portanto, é que as escolas, diante da pandemia, estão presas a um paradigma muito antigo da educação, que é a sala de aula, onde o professor é mandatário”, explica Gilber.

Segundo o CEO da Kuau, as escolas precisam acompanhar a evolução tecnológica que vem ocorrendo nos últimos anos e oferecer aos alunos mais opções que garantem a eles um aprendizado eficaz, de qualidade e seguro.  

“Diante desse cenário de mudança muito acelerada das metodologias educacionais, a escola tem que ser híbrida, ela tem que estar pronta para dar ao aluno a condição de ele se desenvolver em um ambiente mediado pelo professor, que pode ser em uma aula presencial ou remota, mas também dar a eles os instrumentos adequados para se ter uma experiência digital. A escola tem a oportunidade de dar um salto e começar a buscar soluções mais contemporâneas”, finaliza.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

2 Respostas para “A importância que as escolas devem dar ao lado emocional dos alunos no retorno às aulas

  1. Para mim …as aulas so tem que voltar quando existir um tratamento e uma vacina eficaz para o covid 19. Se nem os medicos sabem o estrago que este.virus podem causar…imagina. As escola nao tem muita coisa para oferecer para os alunas …metade do ano tecebe livros metade do ano recebe uniformes ..a educacao esta …. Como preparar alunos ?se nem os responsaveis estao preparados…se nao consegue controlar o piolho na escola. Imagina um virus que nem os o que enventarm nao conseguem destruir.!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *