Startup capixaba inova no setor de mentoria e acelera em meio à crise

Mentoria
Compartilhe esta notícia

A busca para melhorar a capacitação de profissionais em todo o Brasil fez com que dois jovens empresários capixabas, João Vitor Dondoni e Vinicius Silvestrini, fundassem no início deste ano a eMentor. Por meio de mentoria on-line com profissionais de experiência no mercado, a startup capixaba está inovando no setor e sendo uma importante plataforma para que pessoas alavanquem suas carreiras nas mais diversas áreas.

A eMentor busca ser um ponto de apoio para garantir a todos os tomadores de decisão a possibilidade de explorar facilmente o conhecimento coletivo, de acordo com Vinicius. Além de dar aos mentorados a oportunidade de extrair informações valiosas de quem já está há muito tempo no mercado.

“A nossa missão é conectar os melhores profissionais, aqueles que já alcançaram grandes objetivos, a pessoas que se encontram em uma situação desafiadora. O acompanhamento de um profissional experiente é capaz de otimizar os resultados dessas pessoas. Além disso, faz com que o nosso cliente chegue ao seu objetivo de forma mais rápida”, explica.

Time de peso

Em menos de um ano, a eMentor conseguiu montar um time com mais de 200 mentores. A equipe é formada por profissionais de diversas empresas inovadoras de todo o Brasil. Dentre um desses nomes, destaca-se o de Rodrigo Miranda, CEO e fundador da Shipp e Zaitt.

Com a propriedade de quem esteve do outro lado (mentorado) no início da sua trajetória, Rodrigo acredita que o mentor tem um papel que vai muito além do campo profissional.

“Ter mentores foi e está sendo decisivo em minha vida. Em todos os sentidos. Porque eles aceleraram o meu caminho, não o tornando mais fácil, mas me passando alguns atalhos. São pessoas que não se restringem apenas ao campo profissional, mas que estão no meu convívio diário. Creio que o mentor é quase como um pai, portanto ele se envolve em todos os aspectos da vida. É o cara que está preocupado com você, com a sua saúde, sua saúde mental. Isso tudo se reflete nos caminhos profissionais que a pessoa tem”.

Rodrigo Miranda, CEO e fundador da Shipp e Zaitt – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A mentoria também é benéfica para o… mentor!

Engana-se quem acredita que o único beneficiado nessa relação de mentoria é o mentorado. A troca de conhecimentos e experiências entre as duas partes também é imensamente valiosa para o próprio mentor.

Segundo Daniel Muniz Silva, fundador da VaiMoto e Ynn Ventures, o papel do mentor passa por retribuir o aprendizado adquirido, colocando-o a disposição de novas pessoas e, dessa forma, ajudando na formação de novos profissionais capacitados.

“No ponto de vista do mentor, ele está devolvendo as experiências e aprendizados que ele teve de volta para o ecossistema. Portanto, para esse ecossistema evoluir, é muito importante a constante injeção de conhecimento, de experiências de vida e profissionais. O mentor, que em algum momento foi mentorado, já que ele acessou outras pessoas que mostraram e apresentaram diferentes ângulos, ferramentas e literaturas, faz um movimento de volta, para que a próxima geração possa prosperar”.

Ajuda em meio à pandemia

Desde março o mundo se vê em meio à pandemia da Covid-19. Nesse cenário, com o objetivo de auxiliar profissionais a tomarem os melhores caminhos para os seus negócios, a eMentor disponibilizou mentores da sua base de forma gratuita. A ação ajudou cerca de 100 pequenas empresas com mentoria em todo o Brasil de forma direta.

Ao ceder seu time de mentores para que profissionais pudessem ser auxiliados durante a crise, a eMentor quis dar a sua parcela de contribuição nesse momento tão delicado.

“Nos vimos na obrigação de ajudar esses profissionais em todo o Brasil, já que isso se alinha muito com o propósito da eMentor. Quem está nesse meio sabe como é desafiador mudar a estratégia do negócio. Dessa forma, conseguimos dar alguma contribuição para ajudar vários profissionais a tomarem melhores decisões. Principalmente em um cenário tão desafiador quanto este”, finaliza João Vitor Dondoni.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

5 Respostas para “Startup capixaba inova no setor de mentoria e acelera em meio à crise

  1. Parabéns aos empreendedores João Vitor e Vinicius, inovar é cada vez mais imprescindível neste momento em que tudo que acreditávamos ser o melhor já não é tão certo mais.

  2. Genial! Um negócio que tende a crescer muito. Trabalhando na área da educação percebi que essa é uma das únicas áreas que não evoluíram muito no mercado em relação a personalização, o que vemos é muito certificado para pouco aprendizado aplicado. E por outro lado, profissionais transbordando conhecimento e não tendo seu potencial explorado no sentido de contribuição de ensino, porque não pretendiam seguir carreira de professor somente, mas sim participar de um processo onde consegue acompanhar até o sucesso de seu mentorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *