Movimento Empresa Júnior: universitários transformam realidades na pandemia

Movimento Empresa Júnior
Compartilhe esta notícia

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) tem a missão de formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. No Espírito Santo, cerca de 600 alunos do Ensino Superior vêm gerando impacto por intermédio de inúmeros projetos.

O desenvolvimento e conexão do MEJ no nosso estado é auxiliado pela Federação das Empresas Juniores do Estado do Espírito Santo (Juniores). A Federação capixaba é formada por 39 Empresas Juniores, localizadas do Norte ao Sul do ES. Ao todo, sete Instituições de Ensino Superior capixabas fazem parte do movimento: FAESA, FDV, FUCAPE, Ifes, UCL, Ufes e UVV.

A ideia do movimento é mudar a realidade do nosso estado, trabalhando de forma voluntária por um país mais educador, competitivo, ético e colaborativo. Desde o início da quarentena, causada pela pandemia da Covid-19, o MEJ apresenta tais números no Espírito Santo:

  • R$358.698,40 reinvestidos em educação empreendedora, para a capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional dos empresários juniores;
  • Mais de 400 projetos que capacitam os universitários em suas áreas de atuação, ao passo que concretizam sonhos e promovem crescimento econômico no estado;
  • Adaptação ao cenário atual para a realização do maior encontro regional capixaba, o Encontro Capixaba de Empresários Juniores (ENCEJ), com mais de 300 empresários juniores juntos em meio virtual.
Encontro de Líderes, realizado no início de 2020 – Foto: Brasil Júnior

Movimento Empresa Júnior: cases de sucesso

Currículo do Bem

Desenvolvido pela GDI Júnior, Empresa Júnior de Biblioteconomia e Arquivologia da Ufes, para auxiliar pessoas desempregadas a conseguir apresentar seus currículos da melhor forma às empresas. O trabalho atingiu 41 cidades espalhadas por 11 estados brasileiros, com a realização de mais de 350 currículos e e-books de sugestão de cursos.

Máscaras protetoras (face shields) para combate à Covid-19

A Gama Júnior, Empresa Júnior do curso de Engenharia Mecânica do Ifes de São Mateus, produziu mais de 400 máscaras protetoras durante o período. Todas elas foram doadas aos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente ao combate à Covid-19 da região.

Projetos reconhecidos pela Agenda 2030 da ONU

Outro ponto que vale destaque é o fato de 98% dos projetos realizados pela rede capixaba impactar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se do Trabalho Decente e Crescimento Econômico, que tem o propósito de promover o crescimento sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos.

Portanto, diante de uma perspectiva pandêmica, jovens universitários com a coragem de sonhar e a ousadia de agir se fortaleceram por meio de um propósito claro: um Brasil mais empreendedor. Tudo isso com soluções inovadoras e de qualidade.

Conheça mais sobre as Empresas Juniores Capixabas em suas diversidades de atuação, sendo mais de 350 serviços variados, onde você e sua empresa podem contratar.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Movimento Empresa Júnior? Então deixe o seu comentário abaixo. Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Isabella Galimberti, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Ufes e diretora de Comunicação e Desenvolvimento da rede na Federação das Empresas Juniores do Estado do Espírito Santo.

2 Respostas para “Movimento Empresa Júnior: universitários transformam realidades na pandemia

  1. Excelente trabalho, com muita dedicação e comprometimento o resultado sempre será alcançado !!! Parabéns a toda equipe !!!

  2. Boa noite pessoal
    Meu nome é Genildo Brasil tenho uma ideia, gostaria de ajuda para coloca a minha ideia no mercado, podendo me ajudar já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *