Educação foi um dos temas mais debatidos no último dia do 8º Fórum Liberdade e Democracia

Educação
Painel “Educação Privada de alto impacto, do 8º Fórum Liberdade e Democracia. Foto: Cloves Louzada
Compartilhe esta notícia

O encerramento do 8º Fórum Liberdade e Democracia, que ocorreu nesta sexta-feira, em Vitória, teve a educação como um dos temas mais debatidos do evento. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que abriu a programação do dia comandando o painel “Fireside Chat – Direito e Liberdade”, falou sobre a falta de investimentos no setor educacional e o impacto negativo gerado.

“A educação é a prioridade mais negligenciada no Brasil, isso foi o que nos atrasou na história. Onde foi que nós erramos? Não tenho nenhuma dúvida que o tópico número um é a falta de investimento na educação básica, que vai do ensino infantil até o ensino médio. A educação básica tinha que ter mobilização nacional. Precisamos valorizar as carreiras do magistério”. 

O tema foi muito debatido no decorrer do evento com o painel “Educação Privada de alto impacto”, que contou, de forma presencial, com Anderson Morais, fundador e CEO da Agenda Edu, e, de maneira remota, com Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação, e Felipe Rigoni, deputado federal pelo Espírito Santo.

Educação
Anderson Morais, fundador e CEO do Agenda Edu – Foto: Cloves Louzada

O CEO da Agenda Edu, empresa que ajuda a melhorar a comunicação entre as famílias e as escolas por meio de um aplicativo, trouxe uma reflexão sobre a formação educacional e o mercado de trabalho.

“O mercado de trabalho e a economia mudam e então a educação corre atrás? Ou pelo fato de a educação avançar vão se criando novas possibilidades para que esse profissional entre nesse mercado de forma diferente? Esse é o grande desafio que a gente vive hoje, procurando saber como vamos fazer esse processo de transformação.

Questionado sobre quais aspectos a educação brasileira pode melhorar e o que ela pode importar de outros países, Sá Neto, que estudou fora do Brasil, falou sobre uma metodologia muito empregada nos Estados Unidos.

“Existe um modelo muito difundido lá fora, principalmente nos Estados Unidos, que é o da sala de aula invertida. Na sala de aula invertida, na prática, o aluno se prepara antes para ir à aula. Ele assiste antes uma videoaula, lê os textos e faz exercícios, e, à medida que ele chega em sala de aula, o papel do professor é de mediador da discussão, ele tem um papel de alguém que provoca debates, em que os alunos naquele processo de construção e diálogo aprendem muito mais”.

Educação
Murilo Carvalho, CEO da LUMA, e Anderson Morais, CEO da Agenda Edu – Foto: José Renato Campos/EducaTech

Quem também esteve presente no Fórum foi o fundador e CEO da LUMA Escola Individualizada, Murilo Carvalho. O empresário destacou a importância de um tema tão imprescindível como a educação ser discutido no evento.

“É um evento que tenta trazer as principais pautas e trata a educação com a devida importância, com o devido protagonismo, como tem que ser. Como o ministro Barroso citou, uma das principais, senão a principal, pauta do país, que mais traz o nosso desenvolvimento e reduz as desigualdades, é a educação, ela foi negligenciada por muitos anos no Brasil. E a mudança só vai começar quando a gente tiver capacidade de debater sobre ela”.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *