Aplicativo de livros digitais infantis da edtech TecTeca promove espaço virtual lúdico para crianças

TecTeca
Compartilhe esta notícia

O aplicativo TecTeca é um serviço de assinaturas de livros digitais infantis, que atende à necessidade das famílias e escolas em oferecer conteúdo educativo e cultural às crianças. Nele, os pequenos podem dar movimento às passagens de texto, mudar características das personagens, utilizar os recursos de narração e som, aproximando a leitura do mundo tecnológico.

A TecTeca acompanha a geração que hoje chega às escolas pioneira em tecnologia e inovação. Adepta da metodologia de ensino multiconectado, o app encaixa-se como um instrumento motivador para a leitura e escrita, auxiliando no processo de aprendizagem formal e informal.

Em casa, a TecTeca ampara as famílias no acompanhamento do contexto da criança do século XXI, que traça o seu caminho sozinha na internet e tem mais familiaridade com as novas tecnologias. O aplicativo também contribui na (re)educação do uso dos celulares e tablets, fugindo do entretenimento vazio para um conteúdo lúdico e profícuo, de fácil acesso e em em um ambiente seguro para as crianças.

Durante o processo de validação, identificamos ferramentas que proporcionam maior interação e imersão durante o uso do aplicativo. Isso faz total diferença na experiência do usuário: Biblioteca, Troféus e Avaliação e Comentários.

Biblioteca

Dentro do app, o usuário constrói a sua Biblioteca, um acervo particular de cada leitor, que, unido ao avatar, disponibiliza os livros já lidos. Dessa forma, possibilita o reconhecimento da leitura dos diversos atores da rede TecTeca.

Cada leitor numa comunidade oportuniza influência e influencia, pois a livre circulação de informações exerce ação nos outros usuários com a propagação de ideias, atitudes e comportamentos.

Sendo assim, a divulgação do livro lido exerce intervenção na preferência literária e nas leituras dos atores envolvidos na web, contribuindo para o incentivo à leitura das crianças.

Troféus

Existe, também, uma estratégia de gamificação, que deixa a leitura mais atrativa e motivadora. Ao findar a leitura, são liberadas recompensas, que consistem em acessórios relacionados aos personagens dos livros. Dessa maneira, ao serem associados ao avatar do leitor, tornando-o mais uma vez único e diferenciado entre os demais.

Portanto, no ambiente Biblioteca, o usuário tem o espaço Troféus, que elenca os acessórios recebidos e evidencia o protagonismo e a atuação do leitor.

Avaliação e Comentários

O app da TecTeca possui dois espaços para estimular os leitores a expressarem suas apropriações e a interagirem em torno do Texto Avaliação e Comentários. Com uso de estrelas classificatórias, o usuário faz a avaliação do livro e, com recursos preestabelecidos, pode emitir seu comentário sobre a narrativa.

Destaca-se, também, que a parte de comentários não é um ambiente aberto e livre para a escrita. A comunicação e interação são assíncronas e delineadas, permitindo maior controle de todo o conteúdo disponibilizado na plataforma, sem riscos de ameaças sociais, como:  pedofilia, bullying ou conteúdos impróprios para as faixas etárias.

O uso dos dispositivos móveis pelas crianças faz parte de suas práticas socioculturais, que, quando orientado e mediado, pode oportunizar aprendizado informal. As crianças constroem sua bagagem de conhecimento derivada do criar, buscar, experimentar, interagir e partilhar, e esse aprendizado deve ser incorporado ao contexto educacional.

As escolas e famílias que trabalham pela formação integral das crianças, não devem ficar alheias às experiências e comportamentos da Geração Alpha. Pois somente atentos a essas vivências podem interferir e fazer mediação para a utilização proveitosa dos aparelhos eletrônicos. Oportunizando, dessa forma, uma aproximação entre a nova geração e o prazer da leitura e dos encantos da literatura.

O aplicativo TecTeca foi construído no Maranhão. Mas, em seu acervo, além da prata da casa, conta com obras de autores, ilustradores e editoras de todo o país. A experiência de leitura é renovada a cada mês com o lançamento um novo livro.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *