Empresa de energia patrocina iniciativa que promove o desenvolvimento tecnológico automotivo

Desenvolvimento tecnológico
Compartilhe esta notícia

Ajudar no desenvolvimento tecnológico faz parte da estratégia da YPF Brasil ao apoiar o projeto UFPBaja, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa de energia e lubrificantes automotivos patrocina a iniciativa, que visa preparar estudantes de engenharia para o dia a dia do mercado automotivo.

Da teoria à prática, o projeto Baja SAE oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver um veículo off road. “Concepção, projeto detalhado, construção e testes são todas as etapas pelos quais os alunos passam. Também há competições realizadas por todo o Brasil”, explica Ludmila Martins, consultora de projetos da equipe UFPBaja.

O patrocínio da YPF Brasil ao projeto segue uma estratégia de negócio ao acompanhar o desenvolvimento tecnológico e a necessidade de mercado. Não à toa, ao mesmo tempo que apoia o projeto, a marca também tem apoiado competições automotivas, como a Copa Truck e a Porsche GT3 Cup.

“Apoiar a educação é uma prioridade para nós, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicação dos produtos”, ressalta a gerente de Marketing e Comunicações da companhia, Giovanna Grassi.

Atualmente, a YPF Brasil oferece suporte técnico e apoio financeiro ao projeto UFPBaja, bem como o fornecimento de produtos (óleos lubrificantes). “Para este ano, também será viabilizada a compra de um componente fundamental para nosso protótipo, o câmbio CVT”, acrescenta Ludmila.

As orientações técnicas para o automóvel em desenvolvimento também é parte do apoio da YPF ao projeto. “Utilizar os produtos adequados é essencial. Além disso, orientar sobre a transmissão por engrenagens é fundamental para o bom desenvolvimento do projeto”, ressalta Giovanna.

São Paulo e Bahia são os estados que devem receber competições do projeto Baja SAE em 2021. Há uma expectativa para que os eventos sejam feitos presencialmente. “A competição nacional deve ser realizada em São José dos Campos (SP), em agosto. Mas a competição regional, que acontece em Salvador/BA, está prevista para o mês de novembro”, finaliza Ludmila.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *