Como utilizar a nota do Enem para estudar em Portugal?

Estudar em Portugal
Compartilhe esta notícia

O resultado do Enem 2020 foi divulgado nesta segunda-feira (29). Dessa forma, diversos alunos já buscam informações para utilizar a nota do exame em universidades do exterior. Um dos locais mais buscado para estudar é Portugal. De acordo com as instituições lusitanas, 40% dos estudantes imigrantes no ensino superior são brasileiros.

No site do Inep consta que 50 universidades aceitam o acesso por notas do Enem. Cada instituição tem autonomia para definir as datas, os calendários e também as taxas de candidatura do estudante internacional. Além disso, quem realizou o exame em 2018 e 2019 também pode utilizar as notas para ingressar neste ano.

Sendo assim, Higor Cerqueira, aluno do mestrado em Inovação de Produtos e Processos do Instituto Politécnico de Bragança, e ex-presidente da Associação Nacional dos Estudantes e Pesquisadores Brasileiros em Portugal (ANEPBP), ajuda candidatos brasileiros a realizar o processo migratório e estudar em Portugal.

“A utilização da nota do Enem para ingressar nas universidades lusitanas não é como o Sisu, por exemplo, em que você entra no sistema e tem todas as notas de corte. Em Portugal, cada faculdade tem o seu processo. O ponto positivo é que o estudante pode se candidatar em quantas faculdades ele quiser. Não há um limite. Após a aprovação, basta escolher a de sua preferência para prosseguir com a matrícula, relata Cerqueira.

O ex-presidente da ANEPBP explica que o ingresso com a nota do Enem só é válido para quem não tem dupla nacionalidade. O candidato que obter qualquer nacionalidade europeia precisará realizar a prova de ingresso do ensino superior competindo com os demais europeus.

Ano letivo em Portugal

O ano letivo em Portugal para graduação e mestrado tem início apenas em setembro, mas o pico de candidatura nos cursos ocorre neste período do ano. De acordo com o consulado, muitos brasileiros começam a dar entrada na autorização de residência para fins de estudo nesta época. Isso permite-os também a trabalhar, e, durante a pandemia, com o espaço aéreo fechado, autoriza o embarque.

O trabalho de Cerqueira e sua equipe vai além do suporte institucional, pois ainda auxilia os estudantes com indicações de moradia, alimentação, produtos, valores e mercado de trabalho. Só pelo aplicativo de mensagens no celular são mais de dois mil atendimentos por mês nesta época.

“Nossos serviços, até determinado ponto, são oferecidos gratuitamente. Mas também temos um serviço premium, onde a pessoa paga por uma mentoria e o acompanhamos por vídeo chamada, para indicar o melhor caminho, curso, preço e faculdade de acordo com o perfil do estudante ou da família”, finaliza.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *