O excesso de informação tem elevado os casos de Síndrome do Pensamento Acelerado

Síndrome do Pensamento Acelerado
Compartilhe esta notícia

Atualmente, vivemos momentos de tensão e desgaste. Frente a isso, os novos tempos também transbordam um excesso de informações que bombardeia o cérebro e, consequentemente, dificulta o digerir de emoções. Terreno fértil e propício para o desenvolvimento da chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Como o próprio nome já diz, é a aceleração do pensamento aumentando a ansiedade e o desgaste da saúde física e mental.

Infelizmente existe ainda uma falsa correlação do pensamento acelerado com a inteligência. Mas a grande verdade é que a pessoa que sofre com essa síndrome tende a sofrer com a saturação do córtex cerebral – que em resposta produz uma mente agitada e hiperativa. Alguns estudos, inclusive, demonstram que a ativação de decisões mais espontâneas, baseadas em intuições que favoreçam o chamado “pensamento lento”, auxilia no processo de desaceleração e promovem a capacidade do indivíduo de viver motivado por um melhor gerenciamento de suas emoções e sentimentos. Ou seja, ações rápidas, instintivas e emocionais também são válidas e muito bem-vindas.

Sintomas do Síndrome do Pensamento Acelerado

A Síndrome do Pensamento Acelerado caracteriza-se por vários sintomas. Entre eles destacamos:

  • Pensamento acelerado;
  • Fadiga excessiva;
  • Dificuldades em contemplar detalhes e pequenos estímulos da vida rotineira;
  • Flutuação do humor;
  • Dificuldades para se concentrar;
  • Aparecimento de pequenos lapsos de memória de forma frequente;
  • Insônias;
  • Irritabilidade e elevação da ansiedade.

Por não conseguir desligar a mente e apresentar dificuldade em desacelerar o pensamento, a pessoa frequentemente sofre por antecipação. Outra caraterística básica da Síndrome do Pensamento Acelerado é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Isso porque os portadores dessa síndrome, ao pensarem demais, tendem a roubar energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro, uma energia que deveria ser utilizada nos órgãos do corpo. Mas como isso não acontece, o organismo responde com a fadiga em excesso.

É comum relatos de cefaleias intensas e dores musculares constantes associadas à Síndrome do Pensamento Acelerado. Além disso, os portadores desse problema também demonstram um tipo de comportamento em que perdem o prazer com muita facilidade. Podem lutar muito para conquistarem algo, mas ao conseguir demonstram desânimo e falta de motivação. Ou seja, para alimentar sua satisfação estão sempre em busca de novos estímulos e são verdadeiros inimigos da rotina.

Tratamento da SPA

Portanto, desacelerar o pensamento é extremamente benéfico para promover a melhoria da saúde mental e favorecer o controle emocional. Em muitos casos, essa desaceleração facilita a diminuição de psicoses e reduzem os níveis de paranoias em pacientes que desenvolvem tais sintomas.

O tratamento para a Síndrome do Pensamento Acelerado passa por sessões de terapias com profissional adequado, além da adaptação de novos hábitos no estilo de vida. Importante incluir pausas ao longo do dia, fazer exercícios físicos e realizar atividades que lhe tragam prazer e não exijam tanto do cérebro.

Enfim, apesar da aceleração da vida, não podemos acelerar a mente de forma nociva a ponto de comprometer a saúde mental. Praticar um detox emocional e reduzir a exposição da mente às redes sociais é um ótimo exercício a se praticar para evitar o comprometimento do organismo. Além disso, falar e expor sentimentos – externando as emoções – também auxilia, e muito, na redução dos efeitos da Síndrome do Pensamento Acelerado.

Em tempos onde a tecnologia domina a vida do indivíduo, deve-se humanizar as relações e torná-las mais resistentes para que a mente não fique aprisionada. Valorizar os detalhes e desacelerar a vida também ajuda a reduzir o estresse e controlar a emissão de pensamentos tendenciosos. Ademais, pensar devagar e de forma mais cautelosa contribui no domínio da arte de tomada de decisões. Afinal, reservar um tempo para desacelerar o pensamento cientificamente traz ganhos e benefícios importantes para a saúde do corpo e da mente.

Fica claro que, por meio de novas atitudes e novos hábitos, o portador da síndrome pode, com maior facilidade, reconhecer suas emoções, auxiliando a melhoria na qualidade de vida e expurgando o sentimento de vazio existencial, característico de quem sofre do problema.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Andréa Ladislau. Doutora em Psicanálise, membro da Academia Fluminense de Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social e Embaixadora e Diplomata In The World Academy of Human Sciences US Ambassador in Niterói.

2 Respostas para “O excesso de informação tem elevado os casos de Síndrome do Pensamento Acelerado

  1. Tem anos que sofro com SPA. Meu trabalho requer muita concentração, pois trabalho com financeiro. Já cheguei ao ponto de fazer pagamentos errados, quando chego em casa minha cabeça não pára, eu choro muito e noite e não consigo dormir mesmo tomando 2 clonazepan. Não sei o que faço. Só tenho vontade sumir as vezes. Mas tenho 2 filhas que precisam de mim. Uma de 18 e uma de 5 anos. Moramos só nós. Não sei o que faço para sair dessa situação tanto com o SPA qto o que isso está me prejudicando no meu serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *