Língua inglesa: conheça 7 motivos para aprender o idioma

Língua inglesa
Compartilhe esta notícia

Em algum momento todo mundo vai se deparar com a língua inglesa. É inevitável e inclusive faz parte da educação básica ter o inglês como segundo idioma ensinado, principalmente em países ocidentais como Brasil. Outras pessoas também estudam inglês em paralelo ao ensino escolar ou até mesmo depois, na faculdade ou durante a vida profissional.

Mas ao encarar as etapas para se tornar fluente e cada vez mais expert na língua inglesa, você já se pegou pensando em por que temos que aprendê-la? Bruno Stefano, Head de Marketing da EF English Live, então separou os sete principais motivos para aprender inglês.

Confira os sete motivos para aprender a língua inglesa:

  1. A língua inglesa é a mais falada no mundo;
  2. Dá oportunidades de estudo e trabalho;
  3. Amplia seus horizontes culturais;
  4. Dominar a língua inglesa faz suas viagens serem mais fáceis;
  5. Mantém seu cérebro ativo;
  6. Permite conhecer novas pessoas;
  7. É divertido.

A língua inglesa é a mais falada no mundo

A língua inglesa é falada por um grande número de pessoas. Portanto, é possível dizer que, no mundo, ao menos uma em cada cinco pessoas fala fluentemente ou em algum nível suficiente para se fazer entender.

São aproximadamente 400 milhões de pessoas que têm o inglês como língua materna nos mais de 50 países que o têm como língua oficial ou principal. Mas estima-se que, ao redor do mundo, esse número suba para algo em torno de 1,5 bilhão de pessoas, considerando todos que têm algum conhecimento, bom entendimento e os que são fluentes.

Dá oportunidades de estudo e trabalho

Se a sua vontade é mudar de país para trabalhar ou estudar, a língua inglesa também vai ser necessária. Isso porque países como Austrália, Canadá e muitos outros também oferecem oportunidades que dependem do idioma. Por exemplo, são muitos os locais que contam com sedes de multinacionais. Essas empresas solicitam a língua inglesa como idioma comum para todas as unidades da companhia.

Em relação aos estudos, para fazer qualquer tipo de pós-graduação no exterior, é necessário ter noções do idioma além do básico. Isso porque as matérias serão, na maioria dos casos, lecionadas em inglês. Até sem sair do Brasil, nos casos de mestrado e doutorado, por exemplo, algumas partes da pesquisa são apresentadas na língua inglesa e até mesmo alguns materiais de apoio não são encontrados com tradução.

Amplia seus horizontes culturais

As dublagens brasileiras podem até ser as melhores do mundo, mas vai dizer que você não gostaria de ouvir as vozes dos seus personagens favoritos na versão original? Assistir a filmes e séries vira uma experiência muito mais legal quando você entra em contato com a língua em que ela foi gravada, com piadas e termos locais, para expandir seus conhecimentos no idioma e também em questões culturais. O mesmo vale para músicas. A sua playlist favorita já não sai dos seus ouvidos, mas ela pode ser uma aliada e tanto para o aprendizado do inglês sem que você perceba, com novas palavras, sotaques e formas de se expressar.

Outra possibilidade legal é a de ouvir os lançamentos do seu artista favorito assim que estiverem disponíveis e também ler os livros de autores favoritos assim que eles forem lançados no exterior. A versão traduzida demora sempre um tempinho a mais para chegar às plataformas digitais e às livrarias, mas a original não. Imagina ler e entender mais sobre suas histórias favoritas e ainda matar a ansiedade mais rapidamente.

Dominar a língua inglesa faz suas viagens serem mais fáceis

O uso da língua inglesa, muitas vezes, começa antes mesmo de arrumar as malas. São formulários, entrevistas e até reservas de hotel que podem precisar dos seus conhecimentos em inglês para darem certo. E não só para os países falantes da língua inglesa.

Depois de desembarcar você pode ter alguma barreira na língua local ou ter que encarar conversas com nativos pessoalmente. As aulas de inglês podem ajudar e muito, principalmente a conhecer os mais variados sotaques ao redor do mundo. Mas o contato presencial é seu maior teste de aprendizado pelo nervosismo, ainda mais se for em alguma situação inesperada, como precisar pedir orientações para chegar em algum lugar ou fazer um pedido em um restaurante.

Mantém seu cérebro ativo

A ativação cerebral está diretamente relacionada à memória e à nossa capacidade de manter informações, conhecimentos e novidades em nossa mente. Ao aprender um novo idioma, ficamos imersos em um mundo inteiro para explorar. Novas palavras, formações gramaticais, estruturas de palavras e até mesmo nossas descobertas curiosas, como músicas, séries e filmes podem ajudar a fazer essa movimentação no cérebro de forma muito ativa. É um excelente benefício para quem quer fazer exercícios mentais ao longo da vida. Ao envelhecer, ter um idioma fluente como aliado ajudará você a se proteger até mesmo de doenças.

Permite conhecer novas pessoas

Você pode fazer novas amizades de diversas formas. Um curso de idiomas é uma dessas opções. Aprendendo a língua inglesa on-line, você pode contar com colegas de sala do mesmo nível que o seu e que são de todas as partes do mundo. Se você mantiver uma rotina de estudos com horário, é possível praticar com alguns dos mesmos amigos diariamente.

Além disso, como já foi mencionado, aprender inglês faz com que você abra suas portas para o mundo. Esse mundo pode ser conhecido viajando fisicamente ou virtualmente, em aplicativos, sites, redes sociais e muito mais.

É divertido

Aprender não precisa ter o peso que muita gente dá e nem o caráter de obrigação, pois ao estudar inglês, você tem infinitas possibilidades de praticar, de estudar e de conhecer. Se fechar em decorar as regras pode inclusive atrasar sua evolução, que pode e deve vir naturalmente, com um pouco de prática todos os dias e com os mais variados formatos. Aprendendo inglês on-line você tem acesso ilimitado a atividades e recursos, com aulas em grupo e particulares com professores certificados e a chance de treinar com amigos do mundo inteiro.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

10 Respostas para “Língua inglesa: conheça 7 motivos para aprender o idioma

  1. Aprender inglês pra mim é um hobby,eu amo muito essa língua…me sinto tão diferente e bem, o meu inglês tenho praticado muito com minha Sis…esse site é ótimo gostei.

    1. Parabéns! Só agora estou c a oportunidade de estudar, num curso básico q iniciei pela UFGD em EAD, tenho mtas dificuldades c as aulas pq as vezes acontece em dia de plantão( trabalho na Enfermagem).

  2. Muito legal. É exatamente, como esses 7 motivos que eu me coloco. Mas pra mim, faltou eu ter fico, me calo, como fizemos aqui no Brasil e em algumas regiões.

    1. Ter aprendido inglês foi uma grande chance que eu tive.
      Aprendi e ainda aprendo este idioma desde a adolescência.
      Sou professora deste idioma e adoro ensina-lo!

  3. Tenho 60 anos e estou aprendendo inglês on line, um dos motivos é para viajar, mas tem me ajudado bastante a exercitar a memória.
    E está sendo muito divertido também.
    Fico muito feliz quando consigo traduzir uma frase completa.
    Mas ainda tenho dificuldade na conversação. Fico travada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *