Plataforma de ensino brasileira atende demanda de estudantes durante pandemia

Plataforma de ensino
Compartilhe esta notícia

No Brasil são mais de 26,7 milhões de alunos matriculados no ensino fundamental e 7,6 milhões no médio, segundo último Censo Escolar (2020). Muitos alunos estão buscando alternativas e complementando o ensino formal das escolas por meio de cursos on-line, aulas particulares ao vivo a distância, assinatura de plataforma de ensino gamificada, com exercícios ou mesmo por intermédio de videoaulas gravadas.

Um estudo realizado com 7 mil estudantes em cada uma dessas etapas do ensino: 5º e 9º anos do fundamental, e 3º ano do ensino médio, realizado pela Secretaria de Educação e pela Universidade Federal de Juiz de Fora, apontou que, seguindo os critérios do sistema de avaliação do ensino básico, houve queda geral de aprendizagem na comparação de 2021 com 2019, principalmente nas matérias de matemática e língua portuguesa.

De acordo com relatório da plataforma brasileira Aprimoramente.com, mais de 110 mil alunos todos os meses, principalmente dos estados de São Paulo (21%), Rio Grande do Sul (13%), Minas Gerais (10%), Rio de Janeiro (9%) e Bahia (6%), estão buscando alternativas on-line a cursos e eventos presenciais, que não estão sendo possíveis devido à pandemia.

Segundo a análise dos dados de uso dos usuários, a busca por cursos on-line na plataforma mais que dobrou de 2020 para 2021. Destaca-se a grande procura por reforço escolar, cursos preparatórios para vestibular, Enem e concursos públicos. Além disso, os eventos on-line de educação, como congressos e conferências, que estão sendo oferecidas no formato a distância durante a pandemia.

A plataforma também permite que professores, responsáveis pelas instituições de ensino e organizadores de eventos adicionem seus cursos, aulas e eventos de educação sem custo. A fim de auxiliar os educadores e professores em tempos de pandemia. O intuito é divulgar o que ensinam para os milhares de alunos que utilizam mensalmente a plataforma para descobrir onde aprender.

As iniciativas para promover a educação no Brasil incluem o Guia de Educação Gratuita e o Guia de Educação Especial. A equipe da Aprimoramente se dedica a encontrar e listar milhares de cursos gratuitos presenciais e on-line. Além disso, há a seção de cursos para portadores de necessidades especiais. Lá o é site programado de forma a buscar a acessibilidade por portadores de deficiência visual.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *