Gamificação nos estudos: alunos utilizam jogo on-line para se preparar para o Enem

Gamificação nos estudos
Compartilhe esta notícia

A última edição do Enem recebeu mais de 5,5 milhões de inscrições de alunos procurando uma vaga no ensino superior. Desde a primeira edição do exame, realizado em 1998, os hábitos de estudo acompanharam as mudanças sociais e a evolução das tecnologias. Atualmente, uma palavra que está em ascensão é a gamificação nos estudos.

De acordo com uma pesquisa da Visa, divulgada pelo portal Money Times, o mercado de games cresceu 140% em 2020, quando comparado ao mesmo período de 2019. Segundo a Newzoo, no Brasil, no ano de 2019, o mercado de games faturou U$ 1,6 bilhão, os dados do ano passado ainda não estão disponíveis.

Sendo assim, com a expansão do mercado e a necessidade de formas mais atuais e dinâmicas para estudar, os alunos podem procurar jogos digitais para estudar para os vestibulares, dentre eles, o Enem.

Gamificação nos estudos: Enem Game

O Enem Game, desenvolvido pela Mito Games, é um jogo educativo que os alunos podem utilizar para se preparar para o Enem e outros vestibulares. Esse, portanto, é um exemplo de como a educação e as tecnologias podem ser aliadas.

A proposta é conciliar lazer e aprendizagem, de modo que os vestibulandos consigam aliar uma forma descomplicada, dinâmica e divertida para passar no Enem. O game traz mais de cinco mil perguntas dos anos anteriores para testar os conhecimentos.

O game foi criado há quatro anos e é o primeiro jogo educacional voltado exclusivamente para o Enem. Ele já atingiu a marca de 450 mil usuários, e foi premiado pelo InovAtiva Brasil em primeiro lugar na categoria Educação e Acessibilidade, em 2017.

Existem faculdades que patrocinam e apoiam o aplicativo. Uma delas é a Faculdade Phorte, que observa os jogadores com maiores pontuações para oferecer vantagens especiais e, dessa forma, ajudar esses estudantes a ingressarem no ensino superior.

O jogo está disponível gratuitamente no site do Enem Game, podendo ser utilizado por computadores. Mas para o download nos smartphones é só ir às lojas de aplicativos para Android e iOS, na Google Play ou na Apple Store.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *