Saiba por que as escolas nunca mais serão as mesmas

Escolas nunca mais serão as mesmas
Compartilhe esta notícia

Depois de mais de um ano trocando o giz pelo mouse e o uniforme por um avatar, está claro que as escolas nunca mais serão as mesmas. Os territórios educativos não são mais demarcados por fronteiras físicas – na verdade não existe mais fronteira alguma!

Em qualquer cenário que a educação se desenvolva – escolas públicas ou privadas, pequenas ou grandes, da periferia ou de bairros nobres -, professores e alunos não as veem com o mesmo olhar de meses atrás. E mesmo com a retomada das aulas presenciais, educando e educadores não aceitarão dar um passo atrás.

Os últimos meses foram muito duros. Um desafio imenso para os professores que tiveram que se adaptar a um novo jeito de ensinar. Tudo isso sem tempo para se preparar e fazer uma transição minimamente adequada. Foi igualmente difícil para milhares de estudantes brasileiros sem acesso à internet, sem um computador, muitas vezes com apenas um aparelho celular sendo compartilhado para as diversas necessidades de toda uma família. Essa realidade balançou as estruturas da escola.

As escolas nunca mais serão as mesmas, assim como professores e alunos

Mas de repente todos os atores no processo educacional se viram envolvidos e amparados pela tecnologia! E essa consciência que despertou de dentro para fora dos muros da escola é irreversível. Hoje, professores, estudantes e gestores têm outra visão do processo de aprendizagem.

Sim, eles querem o contato, o abraço e a convivência das salas de aula. Mas aquele professor que foi para frente de uma câmera e reinventou sua aula, e o aluno que teve autonomia para estudar, ainda que a duras penas, ao retornar para as atividades presenciais – assim como as escolas nunca mais serão as mesmas – eles não serão os mesmos de meses atrás.

E é nesse contexto que tradição e inovação precisarão se equilibrar. As tecnologias educacionais deixaram de ser coadjuvantes, agora elas são indispensáveis. Não se trata apenas de fornecer computadores, smartphones e conexão à internet. Esses elementos são uma parte do caminho a seguir, mas não são o fim.

A escola já viu que os alunos sabem manejar as ferramentas tecnológicas. Hoje falamos do que a escola precisa fazer para que esses instrumentos sejam atrativos para crianças e jovens. Só assim será possível despertá-los para a busca do conhecimento e engajá-los no processo de aprendizagem. Cabe à escola iniciá-los na programação, orientá-los a selecionar conteúdos e aproveitar tudo que a internet tem a oferecer de melhor: games, apps, realidade virtual, inteligência artificial etc.

Mesmo no primeiro contato com celular, ou qualquer outra solução digital, crianças e jovens são surpreendentes! Essa geração já nasceu com “chip”, e agora a escola precisa ativar o dispositivo dentro de cada um ao mesmo tempo em que assume que a sala de aula não é mais o único local que o aluno tem para buscar informações e conhecimentos.

A aula híbrida é apenas uma das formas disponíveis para vivenciar a tecnologia na educação: híbrida, remota, semipresencial, presencial, a distância, não importa qual a modalidade, ignorar as tecnologias educacionais é dar força a um “vírus” que pode deixar os alunos em extrema desvantagem.

Mesmo com as mudanças que ocorreram década após década, a escola é a instituição que, a despeito de muitas outras, se mantém através do tempo. Por isso, nada mais inspirador do que, neste momento, ela se abrir para o novo e adotar uma nova jornada de aprendizagem. Uma jornada que agregue tecnologias educacionais inovadoras, mas, principalmente, que esteja em sintonia com os interesses dos jovens de hoje.

Plataformas adaptativas, robótica, linguagem de programação entre muitas outras, são grandes aliadas de um ensino mais personalizado, porque cada aluno é único, e é assim que ele espera ser visto.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Cilvia Moraes Ribeiro dos Santos, analista de projetos na unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia.

175 Respostas para “Saiba por que as escolas nunca mais serão as mesmas

  1. Eu sou professora da rede pública.Já sofri muito com essa mudança.Mas como tenho compromisso com a educação,vou me reinventar e mostrarei que a mesma é desenvolvida por artistas e,por isso, o cenário poderá mudar pra melhor.Nossos alunos ficarão encantados com o que temos preparado.Acredito no futuro de nossas crianças.

    1. Os professores sempre estão se reinventando por conta da Pandemia ficou em evidência, vcs nem imaginam o que já fizemos nessa área tão desvalorizada agora cabe ao governo reconhecer e pagar um salário digno com uma aposentadoria justa no futuro, falo com convicção tenho 24 anos na área e esse senário nunca mudou 😔.

      1. Só por deus!
        Falar em salário no momento em que estamos!
        Deveria agradecer por ter um emprego e conseguir manter lo!

        1. É por isso que esse país não melhora, e profissões não são valorizadas, pôr ter pessoas com essa mentalidade.

          1. Cenário (com C) é um substantivo masculino que significa o local montado e decorado para a encenação de uma história: uma peça de teatro, um filme. … É também, o local onde se passa alguma situação.
            ☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️

          2. 👏👏👏 verdade. Eu sei o quanto me sacrifico para uma profissional a altura e sempre me reciclando dando o melhor. Claro que tenho que receber a altura também, salário é um dos maiores incentivos sim senhor! Ninguém trabalha de graça não.

          3. Eu não sou professor, no entanto tenho filhas que são. Eu entendo o lado dela, vai ver que está passando por um momento muito crítico, ou não está trabalhando, e gostaria de ter o mínimo que fosse.
            É aquele história, pra quem nada tem, ou convive com pessoas assim sabe valorizar mais o quase nada. (Pra quem tudo tem tudo não basta, pra quem nada tem o pouco ainda é muito ).
            Vamos nos colocar no lugar do outro.

        2. Vc e’ doida? Com todo o respeito!
          Ficaria tranquila se soubesse que os governos, das 3 esferas, como DEUS, farão cair do céu, o MANÁ para alimentar o povo judeu!
          Como foste infeliz nesta colocação!!!
          É alienação? É pensamento da Direita?
          Acorda criatura!!! Tu realmente estás no Brasil? Acompanha a política destes governos infelizes?
          Alienação nos torna “gados”. Deixa-se de “pensar com a própria cabeça”.
          Pelo amor de Deus!!!!
          Responda: há como não pensar em SALÁRIO quando n se come mais carne e sim ovo e pés de galinha? Quando não há mais trabalho para o povo? Quando as pessoas, sucessivamente, perdem direitos trabalhistas, de aposentadoria, etc.?
          Fiquemos bem!!!!
          Um abraço.

          1. Você sabe quanto 1kg de pé de galinha? O seu preço segue os valor de iguarias… o que alimentava o pobre a algum tempo a valor de oito reais o kg, hoje passa de 26 reais o kg e pasmem já não se encontra com facilidade no mercado. Pense em uma categoria que se tivesse um salário melhor poderia ajudar os seus colaboradores com salários melhores. Não é pensar apenas com no seu umbigo… mas pensar também em quem está a sua volta e que acaba se sujeitando a um salário baixo para poder sobreviver. Vale apena uma reflexão não é somente o meu salário e a minha valorização.

          2. Excelente, necessária e oportuna reflexão!
            Repensar a educação e lutar por salários mais justos, por condições mais dignas, são processos que se complementam e que devem ser defendidos/reivindicados permanentemente. Dentro e fora do contexto da pandemia.
            Abraços.

        3. Sua resposta demonstra o quanto os profissionais da educação são desvalorizados.
          Falar em salário no momento em que estamos, sim senhora!
          Só por Deus mesmo!

          1. Concordo!
            É por pessoas que pensam assim, que os professores seguem desvalorizados.

        4. O governo federal está fazendo uma pesquisa de satisfação com os policiais… Saber se estão satisfeitos com o salário e com o ambiente de trabalho… O que diz a respeito? Isso em plena pandemia.
          Nunca ouvi nada a respeito sobre a educação…

          1. Os professores tem o salário que merecem. Em sua maioria, são socialistas, torcem pela volta da esquerda . Tem tudo que merece. O sistema socialista nunca valorizou proletariado, a intenção é mantê- los todos pobres, só com básico, já é mais que suficiente. Professor só precisa do suficiente para sobreviver. Professor não precisa consumir coisas além da água, luz, um equipamento eletrônico basicão, um veículo autimotor velho, casinha sem conforto. A intenção de um governo socialista é manter os funcionários alienados comendo na palma das mãos deles. As faculdades formam a maioria militantes, eu disse a maioria, aliendaos em Paulo Freire, em aborto, maconha e balbúrdia . Enfim, se torcem contra o governo de direita, nunca serão valorizados. Observem quais países que mais valorizam professores? São os paises desenvolvidos evoluídos capitalistas que querem uma população bem instruída, ganhando bem, consumindo, alimentando as indústrias e empresas e fazendo as riquezas circularem, esses países investem maciçamente em educação, nos profissionais. Vê um professor reclamar de salário é música aos meus ouvidos. Em plena contradição a maioria de esquerda querendo ganhar como um capitalista . Querendo ser valorizado como um ser de país capitalista. Torcem aí pela volta da esquerda e verás o milagre de não comerem nem ovo. De viverem em greve, levantado a bandeira dos sindicatos pedindo aumento de salário …

          2. Sou Docente Universitario ha cerca de 30 anos…ja estou preocupado com a minha aposentadoria…perderei o plano de saude privado…e alguma coisa do salario….que qdo ingressei em 1985 chegava perto de 8 salarios minimos da epoca….agora so chega a 5 do atual…e o dolar e a inflaçao avançam…..qto a modalidade de ensino…sou construtivista e adotamos as Metodologias ativas….portanto so mudou a metodologia e acho que para melhor…as aulas hibridas estao mais dinamicas.

          1. Cenário (com C) é um substantivo masculino que significa o local montado e decorado para a encenação de uma história: uma peça de teatro, um filme. … É também, o local onde se passa alguma situação.
            ☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️

          2. Cenário (com C) é um substantivo masculino que significa o local montado e decorado para a encenação de uma história: uma peça de teatro, um filme. … É também, o local onde se passa alguma situação.

        5. Nossa muita sensibilidade no seu comentário infeliz!!!Desde quando o profissional tem que aceitar as migalhas atiradas ao solo?Fala sério,bebê!!!Temos sim que reenvindicar por salários JUSTOS!!!°Os canalhas ganham MUITO bem pra trabalhar 2 x na semana,usurpam o nosso bolso,levam nossa suado dinheiro p Suíça. Tá certíssima a prof.reenvindicar melhorias,salário dígno pq EXIGIR respeito e dignidade não tem hora não,nem tem pandemia certa,pq enquanto pessoas como vc ficam esperando a” hora certa” a boiada tá passando e os CANALHAS no poder enriquecendo às nossas custas.😘😘

          1. Professor,, nenhum imaginava uma situação caótica como essa pandemia, estamos nos reinventando e nos aprimorando como profissionais. Vivemos em uma época onde a tecnologia faz as regras então vamos aprender a trabalhar com tecnologias antes desconhecidas para muitos de nós. Aprender e sempre querer aprender é o segredo. Afinal, somos professores, e adquirir e transmitir conhecimento é nossa paixão.

        6. O professor sempre se reinventa, tira dinheiro do próprio bolso pra trabalhar, muitas vezes é psicólogo, médico, advogado, pra defender alunos de muitos pais negligentes! E não deixamos de trabalhar na pandemia. Você acha justo um professor com nível superior ganhar salário mínimo como é no estado do Rio? Faça-me o favor…vá conhecer a escola pública pra falar de um professor!

          1. Tivemos que nos reiventar e não é fácil, o trabalho se torna dobrado, não temos tempo determinado, estamos sempre trabalhando, tirando dúvidas e organizando para transformar a educação da melhor forma possível.
            Mas necessitamos de apoio dos governantes! Que tem fracassado em relação aos educadores e educandos.

        7. A redução das escolas já vinha sendo elaborada politicamente. A pandemia só veio facilitar. Há boatos de Escolas públicas,estaduais,que existem há décadas, sendo fechadas e passando para ensino privado….em BH…
          Educação zero… Deus nos acuda!!!

          1. Na verdade, a pandemia só escancarou a desigualdade social na educação. Foram muitos os responsáveis que vieram desabafar comigo porque ou não tinham acesso a internet ou estavam exaustos devido a uma jornada quádrupla de trabalho: trabalho fora de casa, afazeres domésticos, cuidar de filhos e agora dar conta do ensino remoto do filho. Fora os pequenos que não se adaptaram realmente a esse formato de ensino. Trabalho na educação infantil há anos e posso falar com todas as letras que não existe EAD da educação infantil. Educação infantil se faz em sala de aula, nas interações, nas vivências e brincadeiras e como que os pequenos estão se saindo prejudicados com essa forma de ensino. Retornei esse ano e me senti jogada no fogo, como se tivesse que dirigir um carro em alta velocidade sem saber dirigir, porque não me ofereceram treinamento nenhum. Tive que aprender por conta própria, com a cara e a coragem e nem de longe esse ensino remoto contempla as necessidades de aprendizado da criança na educação infantil.

        8. Que interessante. Acho que existem pessoas que vivem de ar. Não pagam contas, não comem, e isso é o mínimo. Sem falar que os professores estão se reinventando sim, as próprias custas, com seus equipamentos pessoais, e internet paga com o dinheiro do próprio bolso.

        9. Parabéns!!!! Penso assim enquanto nissis pares têm ideologias diferenciadas.
          Viva a sobrevivência!!! Consolo para nossas perdas.

        10. Devemos agradecer a Deus por tudo que temos e continuar desejando melhores condições de vida. Não devemos pensar pequeno. O salário de professor no Brasil é vergonhoso.

        11. Temos nosso salário e somos gratos, mas o celular saiu deste salário, a internet, o computador… Que profissional tem que tirar do próprio bolso todas as ferramentas de trabalho? A educação está acontecendo por que nós professores estamos tirando das nossas famílias para oferecer para os alunos. Esqueci de mencionar que tivemos que comprar impressora para fazer as apostilas físicas que os alunos recebem e por vezes comprar o sulfite também. Não estou reclamando, mas gostaria de mais empatia e respeito.

        12. O difícil é vê a farra do boi e o nosso Governo tirando do nosso bolso para bancar farra de quem não precisa. Eu sou Professora e estou há mais de 01 ano sem reajuste e o meu salário é bem defasado, isso, sem contar que em vista de outros servidores públicos é uma vergonha o que um professor municipal ganha.

      2. Verdade Débora tenho 20 anos de trabalho,me reinventando sempre e valorização zero…Poxa vida! Somos os pilares da educação,somos nós do ensino fundamental que fazemos a diferença e nunca tivemos um olhar diferenciado…Quantos alunos ensinamos a traçar as primeiras letras,ensinamos com amor… Infelizmente não somos reconhecidos.

      3. Professora, aconselho aos professores seguirem o exemplo da juíza do Maranhão, solicitar a devolução dos custos das aulas on LINE que bancaram em casa.

        1. Realmente está todo mundo exausto,psicologicamente falando não me entendo mais, estou perdida,de uma hora p outra me vi tendo que me reenventar, além de ser pai e mãe,ter que trabalhar dobrado p manter a casa,de repente virei professora das minhas filhas,está cansativo demais, acredito que p todos os pais e também alguns professores que estão dando o seu melhor p que as crianças mantenha-se conectados com ensino de uma maneira ou de outra, Deus nos proteja e extermine essa doença

        2. Trabalhar na educação hj tá sendo um grande desafio pra todos nós professores. Pois em período de aula remotas fica muito mais difícil o olhar aquele aluno que por vários motivos não está nem aí.
          O importante é que estamos vestindo a cada dia mais a camisa em busca de uma sociedade justa fraterna e com muitos desafios. Professor é fundamental.

        3. Pois só se for dos custos mesmo, pois as aulas online da rede pública é assim aqui em Serra Talhada PE: o professor manda as fotos das paginas do livro do livro e o aluno q se vire p aprender e responder atividades . Tá bem conveniente p muitos q “trabalham” na área educação. Essa é a realidade. Isso é Brasil. Vamos cobrar os bilhões e trilhões de reais q os “heróis petistas” doaram p outros países e deixaram de investir em nosso favor.

        1. senario é com c professora antes de falar algo tia da pedagogia que ensina criança a alfabetizar e letrar aprenda a escrever

      4. A senhora professora, que tem amor pelo benefício e não pelo sacrifício, não vê as mudanças no senário porque as mudanças estão sendo registradas em Cenário. Sorry! NÃO RESISTO.

      5. 24 anos na área, escrevendo “SENÁRIO” até hoje?
        Não deveria estar falando em salário para não correr o risco de ser cortada da folha de pagamento.

        1. Olhe ela escreveu com S e colocou entre aspas! Ela quis destacar algo que não sei porque não li. Mas observe as aspas!

        2. Realmente, o “senário” tá muito ruim pra alguém que com anos de profissão, escreve errado. Assim como tal, conheço muitas. Deus salve a educação brasileira!

      6. Na verdade, a pandemia só escancarou a desigualdade social na educação. Foram muitos os responsáveis que vieram desabafar comigo porque ou não tinham acesso a internet ou estavam exaustos devido a uma jornada quádrupla de trabalho: trabalho fora de casa, afazeres domésticos, cuidar de filhos e agora dar conta do ensino remoto do filho. Fora os pequenos que não se adaptaram realmente a esse formato de ensino. Trabalho na educação infantil há anos e posso falar com todas as letras que não existe EAD da educação infantil. Educação infantil se faz em sala de aula, nas interações, nas vivências e brincadeiras e como que os pequenos estão se saindo prejudicados com essa forma de ensino. Retornei esse ano e me senti jogada no fogo, como se tivesse que dirigir um carro em alta velocidade sem saber dirigir, porque não me ofereceram treinamento nenhum. Tive que aprender por conta própria, com a cara e a coragem e nem de longe esse ensino remoto contempla as necessidades de aprendizado da criança na educação infantil.

    2. Os pais não tem idéia quanto os professores trabalharam nessa pandemia, de fato foi difícil se adaptar a tecnologia, vejo quê é um instrumento favorável a todos nós!! Por isso, temos muito quê fazer, e aprender. Nós professores precisamos ser reconhecidos, valorizados.
      O trabalho é remoto e presencial, então adquire de nós uma dedicação imensa, nos desdobramos em casa e na sala de aula. Essa realidade tinha que mudar, pois o quantitativo era desumano. Agora por conta da pandemia a realidade é outra!! Parabéns a todos os colegas que fazem um trabalho tão digno e mau remunerado!!

    3. Sou um pai de um aluno, sou contra a essa maldita reinvenção. Aula so tem proveito sendo presencial, isso é um objetivo de muito tempo, atrasar a educaçao, fazer com que essa nova geração seja alienados, ja que as escolas que se dizem espaço da educaçso estar negligenciando o seu principal papel.Ta na hora de muitos pais se acordarem, e ver que no futuro o prejuizo sera catastrofico.

      1. Sou Mãe de uma aluna de psicologia. Na minha época professores eram Mestres. Hj em dia se tornou uma profissão de risco. Reconheço toda dificuldade de todos. Professores e alunos. Tb acho que teremos profissionais Não capacitados a curto prazo. Ex: eu não iria a um dentista que se formou on line e tantas outras profissões da área da saúde. Graças a Deus minha minha começará a fazer estágio. Aprender na prática sem aulas presenciais. Ninguém queria que fosse assim. Mas até agora só vejo a pandemia piorar. E os professores Não são valorizados Não. Minha nora era uma professora dedicada, até ser atacada na sala de aula com uma carteira jogada nela. Todos sabemos que meia dúzia vão para atrapalhar. Por Deus espero que tudo isto mude. Lugar de alunos são, creche, escola e faculdade.

    4. Sim, realmente,a Educação não será a mesma.
      Mas a inteligência artificial não vai estimular o cérebro de nossos alunos,a serem Seres pensantes criativos, prá desenvolverem Projetos futuristas.

    5. Concordo com você colega de profissão! Os tempos mudaram e o profissional da educação é o primeiro a acompanhar a mudança brusca e sabe direitinho conduzir o barco da tecnologia companheira e amiga da educação!

    6. Lucivalda amor ! Obrigado por acreditar e pela dedicação dispensada aos nossos filhos, primeiramente agradecer a Deus e depois a todos que se dispõe com amor, essa jornada está cada vez mais difícil, nós precisamos de vcs, nossos filhos precisam de vcs, a minha caçula já está universidade e como foi maravilhoso ter por perto professores que acreditaram e apostaram nela… A vcs o meu muito obrigado ! de coração, obrigado !

    7. Ainda não está e nem será fácil, pois os pais juntos ou separados, os avós que criam seus netos como filhos se vêem em um abismo tecnológico perdidos, peço as escolas, nos amparem e olhem para nossa dificuldade em ir trabalhar ou ficar em casa ? A escola também nos amparava para ter tempo de ir ao trabalho, agora está complicado. Oremos.

  2. Sou Mãe de aluno no 3°ano do ensino médio, de rede pública de ensino, estou muito preocupada, pq meu filho e muitos outros ficaram prejudicados com tudo isso, estamos fazendo de tudo para ajudá-lo, esperamos que por ex: podiam ter aulas semi presenciais, adaptativas.

    1. Exatamente!
      A verdade que estão ganhando sem trabalhar e ainda reclamam!
      Jogaram a responsabilidade toda pra cima dos pais…deveríamos receber o salário deles já que estamos fazendo no trabalho todo!

      1. Nossa que injustiça falar isto que ficamos ganhando sem trabalhar. Sendo que estamos trabalhando muito mais que se estivéssemos em sala de aula. Chega até ser cruel falar isso. Sou mãe e tbm entendo que não está fácil, mas dizer que ganhamos sem trabalhar dói. Na verdade no Brasil já estamos acostumados não ser valorizados nem pelos gestores muito menos pelos pais. Lamentável

        1. Responsabilidade de criar e educar são dos pais, professores são responsáveis por transmitir conhecimento, e isso nunca deixamos de fazer. Pior que tem pessoas lucrando muito mais na pandemia.

        2. Desculpa querida eu também sou professor mas infelizmente hoje eu não posso te dar razão.
          Em janeiro de 2021 presenciamos uma vergonha Nacional em que professores, com salário em dia, se recusaram a voltar para sala de aula por medinho de um tal coronavirus que a mídia não para de empurrar na gente , mas os mesmos professores não tem medo de ir ao supermercado
          padaria, banco etc …

          Será que você não percebe que isso também desfavorece a nós????
          será que você não pensa nos professores que estão desempregados há um ano por causa da falta de aulas presenciais????

          Será que vocês não pensam que o aluno fora da sala de aula está sujeito a suicídio e diversos traumas irreversíveis???

          Sei que estamos numa pandemia de coronavirus,
          ele está aí mas ele não é tão contaminável quanto a Globo diz, afinal de contas ela quer terrorismo..
          Porque terrorismo vende.
          Sei que o caos toma de conta, mas não posso parar minha vida por causa de uma porcaria de uma doença. se eu morrer Ok tudo bem, nao temo a morte, mas tenho que continuar não posso parar…
          Não posso ficar em casa , eu não ganho o salário da Xuxa.

          Lockdown é assassinato

          Máscara é comércio

          EAD é golpe
          Volta às aulas já!!!!!

          1. Vc realmente é um bolsominio,um gado…um tal de coronavirus????.? Vcs sao é doentes,igual ao presidente de vcs

          2. Cloroquina na veia né? E invermetina pra matar piolho. Hahah você é uma vergonha para os professores.

          3. Dad é uma modalidade de ensino e não deve substituir as aulas presenciais…
            Por outro lado,dizer que esse vírus está descontrolado neste país e retornar as aulas sem um mínimo de segurança é desconhecer a realidade das escolas desse país.Esta mais que comprovado se tivéssemos vacina antes ,agora a pandemia estaria no fim.Pir favor,não ignore o que especialistas dizem.

          4. Se o presidente tivesse comprado vacinas suficientes as aulas já poderiam ter voltado. Como nos EUA e em países da Europa.
            Mais de 400 mil mortos não é terrorismo é catástrofe.

          5. Caraca!….Que coragem!…Uma coisa te garanto,se vc precisar de um balão de oxigênio,vc vai acordar pra vida com medo de morrer,vc sabe o que é morrer sem poder pedir SOCORRO meu caro?…Acorda querido!

          6. Parabéns pelas palavras. Muitos professores deveriam tomar vergonha na cara. Mas apesar de disso só sabem reclamar e adoram ganhar sem trabalhar. “Empurram com a barriga” e se dizem cansados.
            Mentira!!!!!!!
            Quando estão na escola, alguns….alguns “doutrinam” as crianças como se as teorias retrógradas de séculos passados coubesse todas no século em que vivemos…….Muitos professores se julgam os mais inteligentes, mas é mentira…..se fossem estariam em outros empregos com remunerações melhores.
            Parabéns mais uma vez.
            Um último detalhe. Passei dos 60 e professor ativo da rede pública.

          7. Enfim, um professor com sensatez! Parabéns!
            Aqui no Rio encheram o saco pela vacina, aí a Prefeitura vai vacinar todos os professores até 1a quinzena de junho, agora tem um “novo” problema: tem que vacinar 70% da população para terem segurança. Ah, por favor…

        3. Geralmente quem diz que estamos recebendo sem trabalhar, são os mesmos que jogam a responsabilidade de educar os filhos, para a escola. Nunca valorizaram os professores, não seria agora. Por isso estão em desespero.

        4. Vao trabalhar!Os educadores seriam os primeiros a dar exemplo.Tudo funciona e a educaçao nao.A COVID 19 é a maior desculpa, desparrapada.#Aula presencial!
          Chega de Mimi….

      2. Sabe a lição que você está ajudando seu filho a fazer? O professor teve um tempo para elaborar e ver a maneira mais fácil de aplicar para os alunos, sim os alunos porque não é somente o seu filho e sim mais de 30 alunos que ele espera as devolutivas e tira todas as dúvidas, como em meu caso 11 turmas, são cerca de 25 a 34 alunos por sala, mando atividades diferentes para cada turmas e corrijo um a um, muitas vezes em final de semana ou madrugada, pq além de tudo ainda sou mãe então tenho o trabalho dobrado, e vem você dizer que o professor está ganhando para não fazer nada?! Me poupe, você está “só” cuidando do seu filho sua obrigação.

      3. Convido a Sra. á fazer um dia o nosso trabalho remoto! Estou falando do remoto não é ensinar a atividade de uma só criança não.Para deixá-la mais ciente: planos de aula,aula no Google Meet,provas no Google forms,vídeo-aula ( gravada que leva horas pra se fazer em todos os formatos para que os arquivos abram nos equipamentos dos alunos) , postagem de tudo que foi dado no Meet no grupo de whatsapp para aqueles que não tiveram acesso a aula, notas e frequência de diário, correção de atividades e participar de formação do município). Te aguardo querida.Ah esqueci, não vou te
        ensinar nada tá, igual fizeram comigo.Bjss

      4. Você não tem a mínima noção do que fala né? Deveria conviver um dia uma semana diariamente com um professor pra vir falar asneira. Professor também é pai, mãe teve sua privacidade invadida, seu descanso, lazer ferrados por conta da pandemia além de dar aula remota, preparar a aula, fazer relatórios sem ao menos saber se a criança está bem, porque isso é uma imposição. Fazer vídeos, dar assistência aos pais a qualquer hora do dia porque para alguns pais professor não tem vida. E ainda ter que ver um comentário desse realmente é revoltante. Estamos saturados, doentes mental e fisicamente e o que a gente ganha em troca é isso.

      5. Você é louca??? Eu nunca trabalhei tanto em toda a minha vida como agora neste modelo remoto de trabalhar. Trabalho o tempo inteiro, dia e noite numa rotina infernal e interminável. Vc está falando uma grande besteira. São horas de atendimento individual, aulas ao vivo, gravação de vídeos, elaboração de apostilas, planejamento de cada uma destas etapas e tempo pra responder mensagens dos pais, alunos e equipe pedagógica. Fora as reuniões on LINE com a equipe que acontecem toda a semana. Eu não tenho mais vida. Tenho dois filhos pequenos e meu tempo vai praticamente cem por cento para os meus alunos e seus responsáveis pra ler uma baboseira dessas. Vc está falando daquilo que vc não conhece. Não jogue as suas frustrações com o ensino remoto em cima dos pobres dos professores que só tem se ferrado com essa pandemia. Cobre das autoridades, do nosso governo de merda que está fazendo essa pandemia durar muito mais tempo do que deveria

      6. Que absurdo!! Cuidar da educação dos filhos mimados de vocês, vocês não querem. Querem depositar os filhos nas escolas a todo custo, com vírus ou sem vírus. Arquem com os seres que vocês educam.

      7. Esse seu comentário demonstra que vc realmente desconhece como uma escola funciona, está falando com desconhecimento de causa. Toda a equipe escolar está trabalhando exaustivamente e os professores não são culpados pela situação triste que estamos vivendo . Duvido que vc esteja “fazendo o trabalho todo”.

      8. Que bom que te encontrei!!!

        Pode pegar meu salário se quiser.
        Mas atenda aos meus 560 alunos tal como espera que seus filhos sejam atendidos!

        E não se esqueça de preencher todos os relatórios exigidos pela secretaria do Estado, as planilhas, o diário digital. Participar das LIVES indicadas, das reuniões com pais e responsáveis, das reuniões com a direção, dos cursos online obrigatórios. Registrar as atividades no Google Sala de Aula, corrigir as atividades de cada um dos alunos. Ainda pode e é recomendável gravar vídeo aulas, dar aulas online.

        Se algum deles demorar a entregar a atividade dos PETs, faça uma tal de busca ativa (fazer contato com o aluno a qualquer custo, menos ir a casa dele, ok?).

    2. So ele entrar no WhatsApp, no video falar com o professor que explica a materia. O interesse do alunos e fundamental. Nós criamos o melhor meio de dar aulas. Nós Somos ninja. Falam do professor, so falam, Somos na verdade mais que um professor.

    3. A matéria não citou os alunos da escola pública que não tem acesso a internet, celular, parece que não estão acompanhando as pesquisas realizadas durante o período. Lamentável.

    4. Verdade!!
      Eu também concordo com você de aula semi presencial, estou preocupada tudo muito novo para eles e difícil de aprender , acompanho em tudo mais não é fácil
      Estão todos prejudicados!!!!!infelizmente

  3. Foi um grande passo para a educação! Salas com poucos alunos, nos faz obter um processo de ensino aprendizagem com mais excelência, além da maior participação das famílias no desempenho escolar de seus filhos ! Creio que até mesmo a visão dos responsáveis mudou quando ao processo de ensino aprendizagem, tendo a em vista , que a participação das famílias neste processo trouxeram muitas vantagens, mudando a visão de escola como depósito!

    1. Acredito que os professores logo serão dispensáveis!
      O governo deveria dar uma ajuda pras famílias que um dia responsáveis teve que abandonar o trabalho pra ficar em casa educando os filhos!
      Deveria ser tudo on LINE….e os professores ir trabalhar no comércio ou na roça!
      Queria ver o discurso do fique em casa daí!

  4. Serei sempre resistente a ensino EAD essa remota, deixa muito a desejar, alunos sem compromisso aumentou bastante.Precisamos de nossa aula presencial isso é fato.

      1. senario é com c professora antes de falar algo tia da pedagogia que ensina criança a alfabetizar e letrar aprenda a escrever

    1. Alunos sem compromisso existem em todos os tipos de ensino. Quem deve fazer o aprendizado é o próprio aluno.
      O EAD pode revelar a falta de interesse que já existia.

    2. Cara, a escola pra mim como estudante é algo ultrapassado. Eu mesmo estou adorando assim como quase 90% dos alunos, só tem professor reclamando, se existe aluno sem compromisso é problema dele, prejudica em nada no seu salário, deveriam apoiar o EAD pois é melhor para os seus filhos em qualquer âmbito

    3. O aluno que não faz nada remoto, é aquele que presencial tbm não faz.Professor está trabalhando dobrado e o salário, realmente é pouco e desonesto.Só um professor realmente,para avaliar outro.Desistir jamais! Educação sim.

  5. Não concordo muito quando dizem que a esta geração domina a tecnologia. Sou professora, e o que percebo é que a grande maioria dos alunos fundamental e médio têm muita dificuldade para editar/redigir/digitar um texto por exemplo. Uma boa parcela, domina a arte de assistir um vídeo no YouTube ou jogar online! Quanto aos professores, somos eternos seres adaptáveis!

    1. Concordo contigo, más na época quando eu estudei sempre falava aos meus professores há não se preocupar tanto em usar o giz no quadro nas leituras dos livros. Eu já imaginava o que iria acontecer no futuro…
      Precisamos Orar mais e pedir discernimento em nossa caminhada, Jesus Cristo abençoe os professores!

  6. Excelente texto!
    O atual contexto potencializou o uso das novas tecnologias e com isso trouxe desafios gerando muito aprendizado.

    1. Uma vergonha isso sim…nem merecem o salário que ganham…nem um pouco preocupados com o aprendizado !
      Deveriam ser demitidos !
      Trocados pela era digital!

      1. Professor demitido tem condições e capacidade para fazer muitas outras coisas. Poucos pais sobreviverão não tendo professores para cuidar de seus filhos.

  7. Um dos meus maiores sonhos era usar toda tecnologia possível em minhas aulas, e hoje tenho meu avatar, faço uso de técnicas totalmente inovadoras como meus jogos matemáticos on-line que é um suporte incrível ao desenvolvimento da aprendizagem dos meus alunos. Todavia, ficaram excluídos nesses dois anos, os alunos que não tem o mesmo acesso tecnológico.

  8. Sou Isabel Dias, professora aposentada e hoje sou KidsCoaching infanto juvenil.Sou mãe e sou avó.E como avó, estou vivenciando esse novo modelo de ensino, devido as mudanças mundial.Vejo que os professores em geral tem dado o seu melhor dentro das possibilidades de cada um.Acompanho as aulas dos meus netos pelas plataformas digitais e percebo o quanto os professores vêm se esforçando para que suas aulas online , cheguem até seus alunos com eficiência.Porém,tem sido muito desafioso para os educadores e para os alunos esse novo processo,essa nova didática, visto que,nem todos os alunos tem acesso a essas plataformas digitais,e nem todos os professores sabem lidar com eficiência com essas ferramentas digitais.E além disso, é notável que a afetividade entre professor aluno está ficando distante, até porque sabemos da importância da presença física do professor na aprendizagem do aluno.

  9. A inovação é única certeza que vai crescer e, presente e futuro revela isso, temos que estar preparados para isso. ALFREDO AZEVEDO

  10. Enquanto professora, tenho vivido situações desafiadoras nesse período de pandemia. Me reinventar, foi o jeito para conseguir acompanhar e dar conta dessa nova proposta de trabalho, a educação remota. Meus conhecimentos tecnológicos eram muito pequenos diante de tanta exigência que surgiram, e de forma tão urgente. Sem contar com toda a pressão psicológica, que o medo dessa doença tão terrível nos causou, nos fazendo ficar muitas das vezes sem chão e perdidos.
    Mas, somos professores, pesquisadores natos, comprometidos com nossos alunos, nosso trabalho e com o futuro deles.
    Aprendemos todos os dias, e ainda tos muito mais a aprender em meio a tudo que tiver que vir pela frente.
    E estremos sempre nos preparando para dar o nosso melhor.

  11. Como professores, estamos nos reinventando, aprendendo as novas tecnologias para fazermos nosso trabalho com excelência. Não está sendo fácil, mas com certeza, todos ganharemos, pois, na realidade a escola estava ultrapassada, fora da realidade dos educandos. Agora, precisamos selecionar conteúdos e pensar em estratégias eficientes e atrativas.

  12. Pois eu acredito que a pandemia serviu para os estudantes descobrirem a importância da escola , das aulas presenciais e da convivência no ambiente escolar . Educação precisa de aproximação e não de distanciamento .

  13. Escola TB tem responsabilidade social com as crianças…com os futuros profissionais do nosso país!
    Vejo professores reclamando da situação….mas na hora de pedir que as aulas voltem saímos primeiros a dizer não!

  14. Sou mãe de aluno da Rede Pública. Parabenizo os professores que se reinventaram em prol da educação. Fico triste com aqueles que aproveitaram a Pandemia como desculpa para oferecer o mínimo possível para os alunos. O aluno de hoje será o profissional de amanhã. Infelizmente nem todos se lembram disso.

  15. Sou professora há 32 anos,prestes a me aposentar. Não me preparei para esse novo normal tecnológico, confesso. Acreditava,eu, que já estaria aposentada se/quando esse momento chegasse. No entanto, acredito que, os que já nasceram com o “chip”, segundo o texto, vão “tirar de letra” com todo esse aparato tecnológico.

  16. Esse “cabe à escola…” é o permanente jargão de quem não pisa na sala de aula. Se pisa, não no da periferia, não no da massa, não na da linha de frente. É sempre um ” cabe ao outro”.

  17. Acho que não está sendo fácil pra ninguém,tanto pros pais como para os professores, meus parabéns aos professores que estão se esforçando se reinventando,mas acho que nós pais deveríamos ganhar um diploma também prq tivemos que virar professores na marra,sendo que muitos dos pais não sabem bem pra eles, foi uma revolução na vida de todos

  18. Eu não sei de que cidade você fala, mas nós professores estamos trabalhando mais que no presencial e pagando para oferecer o melhor para nossos alunos, por nossa conta e risco. Não interessa governo ou pandemia, o que interessa é que pessoas como você acham que vão melhorar as suas dores, desqualificando o trabalho de uma categoria. Que Deus livre alunos meus de famílias constituídas por pessoas como você.

  19. Na realidade está melhor para estudar, pois agora há muito mais tempo e agilidade, se está tendo problemas de forma online, imagine presencial, lembrando que falo por partes dos alunos, pros professores ficou mesmo algo mais dificultoso, mas isso não é desculpa, cada carreira deve ser de uma área que goste, já devem saber que nem sempre será um mar de rosas.

  20. A q absurdo…
    Em um país q mal temos dinheiro p colocar crédito no celular.
    Aula on line é golpe .
    Pq não fazem aulas ao ar livre ao invés dessa porcaria de ead. Q já está óbvio há meses , q esse desserviço jamais vai funcionar..

    Mas claro. O aluno fora da escola sagrada l sistema opressor . Quanto mais caos melhor…

    O Aluno na escola é a esperança de uma população eleitoral melhor.

    Tudo q o sistema não quer

    Canalhas

  21. Lamentáveis certos comentários sobre professores,na realidade tanto ensina presenciais ou remotos só acontece se houver uma parceria família e escola.
    Infelizmente estamos em uma pandemia no qual só sabem o verdadeiro danos as pessoas que faleceram e as que perderam seus entes queridos. Não precisamos procurar culpados, pois na realidade o que falta para que o sistema EAD funcione 100 % é os recursos e mais compreensão e apoio por parte de alguns, os professores estão utilizando seus próprios recursos e dando tudo de si para que educação permaneça da maneira em que o momento permite!!
    Muitos não entenderam e busca culpar o professor, porém é o que se tem para hoje , o amanhã a Deus pertence, está difícil para todo.Professor,família,aluno e escola. Mas alguns esquecem que de qualquer maneira a prioridade é o aluno menos o professor e estudou e se preparou com amor pelo que fazem e com certeza sabe o seu qual é o seu dever ,o apoio dos pais é essencial!!!
    Gratidão aos pais!! Gratidão aos professores ,gratidão a escola!! Gratidão aquele que se esforça pela educação!!! Esqueça o governo,busque vcs pais ou responsáveis o melhor para seus filhos independente de culpados !!Plante o melhor para seus filhos hoje para colher o amanhã!!! O futuro das crianças depende primeiramente de Deus ,segundo dos pais que são o exemplo e terceiro a escola !!Continue firme , força a todos que fazem parte da educação. Iremos vencer.!!Somos uma família que unido somos fortes.!!

  22. Os professores,na realidade tanto ensina presenciais ou remotos só acontece se houver uma parceria família e escola.
    Infelizmente estamos em uma pandemia no qual só sabem o verdadeiro danos as pessoas que faleceram e as que perderam seus entes queridos. Não precisamos procurar culpados, pois na realidade o que falta para que o sistema EAD funcione 100 % é os recursos e mais compreensão e apoio por parte de alguns, os professores estão utilizando seus próprios recursos e dando tudo de si para que educação permaneça da maneira em que o momento permite!!
    Muitos não entenderam e busca culpar o professor, porém é o que se tem para hoje , o amanhã a Deus pertence, está difícil para todo.Professor,família,aluno e escola. Mas alguns esquecem que de qualquer maneira a prioridade é o aluno menos o professor e estudou e se preparou com amor pelo que fazem e com certeza sabe o seu qual é o seu dever ,o apoio dos pais é essencial!!!
    Gratidão aos pais!! Gratidão aos professores ,gratidão a escola!! Gratidão aquele que se esforça pela educação!!! Esqueça o governo,busque vcs pais ou responsáveis o melhor para seus filhos independente de culpados !!Plante o melhor para seus filhos hoje para colher o amanhã!!! O futuro das crianças depende primeiramente de Deus ,segundo dos pais que são o exemplo e terceiro a escola !!Continue firme , força a todos que fazem parte da educação. Iremos vencer.!!Somos uma família que unido somos fortes.!!

  23. Sabe a lição que você está ajudando seu filho a fazer? O professor teve um tempo para elaborar e ver a maneira mais fácil de aplicar para os alunos, sim os alunos porque não é somente o seu filho e sim mais de 30 alunos que ele espera as devolutivas e tira todas as dúvidas, como em meu caso 11 turmas, são cerca de 25 a 34 alunos por sala, mando atividades diferentes para cada turmas e corrijo um a um, muitas vezes em final de semana ou madrugada, pq além de tudo ainda sou mãe então tenho o trabalho dobrado, e vem você dizer que o professor está ganhando para não fazer nada?! Me poupe, você está “só” cuidando do seu filho sua obrigação.

  24. Sou professora da rede privada e não parei de trabalhar durante a pandemia! Começamos a trabalhar no início da pandemia, com aulas online, vídeos das aulas no YouTube e muito trabalho, desde do início do ano estamos com aula presenciais e tomando todo cuidado exigido! As aulas estão melhores, porque aprendemos a nos reinventar, mas tem muitos professores que infelizmente não fizeram nada para melhorar o ensino… Pelo contrário, mas seus salários estão depositados todos os meses… Não é piada! É o Brasil!

  25. A senhora professora, que tem amor pelo benefício e não pelo sacrifício, não vê as mudanças no senário porque as mudanças estão sendo registradas em Cenário. Sorry! NÃO RESISTO.

  26. E o salário?? Esse papo pedagógico é bom, mas o principal é pagar um salário muito bom ao professor. Equiparar a carreira àquela das federais. “Ah não tem dinheiro…”. Inventa-se!!! Presencial, híbrido, remoto, espiritual, o escambau!!! Vamos parar bem a um profissional que é essencial!!! Tenho dito.

  27. Conversa fiada…… Desculpa para preguiça de professor e fazer economia em escola.Os países de 1o mundo voltaram jornalzinho.Messssmo esquema….Não deixem os os comunistas nos fazerem de burros.

    1. senario é com c professora antes de falar algo tia da pedagogia que ensina criança a alfabetizar e letrar aprenda a escrever

  28. Se a pandemia mostrou que o ensino a distância foi capaz de substituir o ensino presencial sem perca no processo de ensino e aprendizagem, então isso aponta para um futuro em que não haverá mais a necessidade de um espaço físico de ensino nem um professor presente numa sala de aula. Imaginem o futuro e a economia para o Estado que não terá que construir estruturas físicas para receber os alunos, nem contratar um grande número de professores, pois as aulas poderão ser gravadas ou numa sala virtual conter um número dez vezes maior de educandos. Percebam que defende o ensino a distância estará contribuindo para o fim da própria categoria!

  29. Cadê o o comentário que fiz? Será que falei algo proibido? Pensei que aqui fosse um espaço para o debate sobre o futuro da educação e não um locus discussões política fora do foco ensino e aprendizagem.

  30. Infelizmente todos tivemos que nos reinventar. Escola e família. O novo causa incômodo. Dói. Nos tira da zona de conforto. Precisamos aprender com tudo isso. Principalmente a respeitar a opinião uns dos outros. Toda Unamidade é burra. Se com tudo isso, não aprendermos a sermos mais tolerantes, a termos mais empatia, estaremos fadados ao fracasso. Sejamos fortes, vamos deixar de sermos vítimas, vamos fazer o que precisa ser feito com dedicação e amor. Precisamos ser pessoas melhores. Conto com vcs, família e escola. Sempre uma parceria que deu certo. Acredito na transformação através da educação.

  31. A tecnologia serve como um auxiliar para o processo de ensino.
    você ler artigos relacionados a educação?
    Professores são fundamentais para uma educação de qualidade. Professores tem o importante trabalho de incentivar aos alunos desenvolver o pensamento.

  32. senario é com c professora antes de falar algo tia da pedagogia que ensina criança a alfabetizar e letrar aprenda a escrever

  33. Concordo. Sou mãe de aluna oitavo ano e vejo o quanto o ensino está prejudicado nós temos que reinventa pra ensinar. Viramos professores sem salário. Isso ninguém vê. Ainda reclamam do salário. É dinheiro pra pouco trabalho. Me desculpem mais é o que vejo onde trabalho.

  34. Garanto que os pais que estão reclamando acham que a obrigação de educar é da escola somente! Escola não é depósito de criança! Se tá difícil pros pais em casa deem mais valor aos professores quando as aulas retornarem presencialmente! É fácil falar mal dos professores, mas não cobrar responsabilidade dos governadores e prefeitos! Professor tira dinheiro do bolso pra pagar material de trabalho, pra facilitar aprendizagem, paga internet do próprio bolso pra ensinar online! Por causa de pais como esses que o país está essa vergonha! Valorizem a educação e não idolatrem políticos mentirosos!

  35. Na minha opinião , isso é um absurdo pois economizaram com condução, ou gasolina, alimentação. Pois muitas vezes saem de uma escola para outra e tem que comer em restaurantes ou comprar comida. Trabalhando fora gasta mais roupas e calçados,etc…No final os professores empregados sairam ganhando, mas os que dependem de contratações, estão passando necessidade e rezando para as aulas voltarem.

  36. Essa mudança é inreversível e será preciso preparo e adaptação. Com a vinda do chip para aprender qualquer coisa,isso será definitivo.

    1. É preciso mais que vocação pra enfrentar os obstáculos que ainda surgirão no retorno das aulas presenciais… é necessário uma luta árdua e contínua em prol de resultados favoráveis para tirarmos a educação do fundo do poço.

  37. Constitucionalmente falando a educação é responsabilidade dos pais e da escola. Quem não queria ter trabalho com os filhos não deveria tê-los. Com a aula à distância o professor continuou trabalhando, aumentou sua jornada (sem aumento salarial), se reinventou e permaneceu ministrando conteúdo científico que é a essência da sua função. O que mudou foi o fato das famílias não terem mais um lugar de depositar seus filhos e por perder (temporariamente) esse caráter assistencialista em que o professor também fazia papel de babá algumas famílias tem essa postura de revolta, mãe reivindicar salário por fazer o papel de mãe (que também engloba auxiliar nos estudos do filho) só comprova o que os professores já presenciavam na prática: por trás daquela criança hostil, indisciplinada e desinteressada há um tutor que acha que sua única função é fornecer comida e roupa limpa. Só para concluir, caso o professor não receba salário no período de pandemia e obviamente também não trabalhe (a escravidão já acabou) o tutor saberia ao menos de onde começar a auxiliar seu filho nos estudos?
    A Educação não existe sem o professor, passou da hora de aprender a respeitar essa categoria como ela merece.

  38. Ame teu próximo como a ti mesmo
    Vem aí a próxima onda, gente se cuidem!
    Todos têm o seu direito de ter um bom salário ou melhor recompensa de estarem vivos.
    Falo por todos os humanos 🙏🙏🙏

  39. E para aqueles que acham uma afronta exercer por um ano e meio uma fagulha do que o professor faz, saiba que para nós também não é fácil ensinar ao seu filho questões de educação básica como não proferir xingamentos ao próximo, e olha que temos feito isso há décadas, mas não se aplica à todos, geralmente o aluno que têm pais que não se queixam de participar da vida escolar de seus filhos não demonstra esse desajuste.

  40. Eu acho ótimo que as Escolas nunca mais voltem ao normal , existe um tema que é bastante censurado ! Eu diria camuflado a violência nas Escolas As funcionárias de Escolas Públicas agridem e estupram as crianças, principalmente as crianças que são de origem humilde mais vulneráveis porque sabem que a família não vai estar nem aí ou então que não vão ter recursos para punilas perante a lei.Os próprios Conselhos Tutelares que deveriam proteger a Criança não o fazem, ou seja protegem as agressoras das Escolas Públicas ao invés de protegerem a Criança, primeira coisa que fazem é inverter toda a situação a favor da Escola marginalizando a família da criança e a própria criança. Pelo menos com essa modalidade de ensino a distância e graças ao Pandemia a criança está protegida desses demônios revestidos de forma humana que torturam crianças dentro destas Escolas Públicas, só será capaz de me compreender quem já passou por essa situação caso contrário melhor nem opinar.Dessa forma a criança aprende em casa sem necessidade de ir se expor nesses holocaustos modernos de dominados, de Instituições Públicas,Agora com relação a criança que sofre agressão dentro de casa pela própria família, já fica mais difícil, pelo fato da criança passar mais tempo em casa. Infelizmente não se pode agradar a todos, para um ganhar outro tem que perder a vida é assim ( Sobrevivência).Quanto ao aumento de salários de Professores isso é puro egoísmo o ser huamano quanto mais tem mais quer, deveriam sentir se privilegiados por estarem trabalhando porque muitas famílias estão desempregadas e passando fome ha muita miséria no mundo.Eu sou uma pessoa realista não me interessa agradar ninguém e sim expor o que eu penso de forma democrática, democracia aqui no Brasil é outra farsa NÃO EXISTE.TENHO NOJO DE SER BRASILEIRA.

  41. Minha filha tem seis anos e está há um ano e meio nesse ensino, sabe entrar e sair da aula online, porém, ela não gosta da aula online, senti falta da presença da professora e dos colegas. E eu concordo com ela, uma máquina (PC, celular….) não substitui o professor, como fica o papel o papel social da escola com o ensino online? Essa sua descrição faz é contribuir com desmonte das escolas públicas no país, ou seja, não ajuda em nada pela valorização da educação pública de qualidade e da classe….

  42. Concordo com você colega de profissão! Os tempos mudaram e o profissional da educação é o primeiro a acompanhar a mudança brusca e sabe direitinho conduzir o barco da tecnologia companheira e amiga da educação!

  43. Tivemos que nos reiventar e não é fácil, o trabalho se torna dobrado, não temos tempo determinado, estamos sempre trabalhando, tirando dúvidas e organizando para transformar a educação da melhor forma possível.
    Mas necessitamos de apoio dos governantes! Que tem fracassado em relação aos educadores e educandos.

  44. Sou mãe trabalho fora de e sou estudante, parabenizo todos os professores que se inventaram nessa pandemia, quero que todos saibam que o salário de vocês deveriam ser o mais bem pago na atualidade, e não se preocupe com certos comentários, fiquei até triste com alguns dos comentários lido por mim, o grande problema dos dias de hoje são os pais não querer ter responsabilidade com os filhos, eles tiveram que descobrir que tem filhos que nem eles suportam, infelizmente o mundo tá cheio de filhos órfãos de pais vivos.

  45. Sou mãe trabalho fora, sou estudante, parabenizo todos os professores que se inventaram nessa pandemia, quero que todos saibam que o salário de vocês deveriam ser o mais bem pago na atualidade, e não se preocupe com certos comentários, fiquei até triste com alguns dos comentários lido por mim, o grande problema dos dias de hoje são os pais não querer ter responsabilidade com os filhos, eles tiveram que descobrir que tem filhos que nem eles suportam, infelizmente o mundo tá cheio de filhos órfãos de pais vivos.

  46. Muitos e muitos. E só sabem reclamar e ainda correm atrás de fazer horas e mais horas extras. Mas com vontade “zero” do retorno às aulas presenciais.
    Parabéns!!!!

  47. Parabéns pelas palavras. Muitos professores deveriam tomar vergonha na cara. Mas apesar de disso só sabem reclamar e adoram ganhar sem trabalhar. “Empurram com a barriga” e se dizem cansados.
    Mentira!!!!!!!
    Quando estão na escola, alguns….repito, alguns “doutrinam” as crianças como se as teorias retrógradas de séculos passados coubesse todas no século em que vivemos…….Muitos professores se julgam os mais inteligentes, mas é mentira…..se fossem estariam em outros empregos com remunerações melhores.
    Parabéns mais uma vez.
    Um último detalhe. Passei dos 60 e professor ativo da rede pública.

  48. Com ou sem pandemia professor já é um mestre de reinvenção todos os dias.
    No ensino público então, só Deus sabe os “milagres” que operamos para manter o andamento e qualidade.
    Essa pandemia exaltou o desnível entre os nossos alunos: aluno que não entra na aula pq o responsável só pode fazer uma recarga por mês, aluno que onde mora a internet é ruim, alunos que dividem com irmãos a aula no mesmo horário no mesmo celular, aluno que não tem o próprio celular e o número cadastrado é o do responsável que, está trabalhando na hora da aula, e ele só vai poder ver depois.
    Sim , mais uma vez nos reiventamos, mas dizer que passará a ser realidade da vida das crianças… Ah seria um sonho.
    Mas com 25 anos de ensino público não vejo essa iluminação toda. A menos, claro, que saia do bolso dos professores (o que não é uma realidade.
    Nosso “normal” é tirar do próprio bolso desde a lembrancinha de páscoa, de dia da criança pois os governantes não investem, acreditar que a tecnologia vai chegar com esse poder todo, pelo menos nas escolas públicas, seria um sonho…
    Mas é isso, um sonho, não existe interesse no ensino público básico.

  49. Enquanto em um país educação e saúde não forem a base de um governo seremos somente um país de 3° mundo com pessoas ignorantes e manipuladas. Temos que falar e lutar sim por um salário e aposentadoria dignos e justos. Me poupe e nos respeitem,somos professores e merecemos no mínimo ter um salário que supra nossas necessidades básicas.

  50. Seria maravilhoso que o ensino acompanhasse toda essa modernidade, a educação no Brasil é totalmente defasada, fazendo com que os alunos não tenham interesse, até pq a mente deles vai muito além do que é ensinado de maneira repetitiva, cansativa e monótona. Falta incentivo de todos os lados, infelizmente o exemplo que tenho aqui são professores desmotivados, e com isso não tem interesse em ensinar. O sistema educacional precisa urgente de uma reforma, capacitar os profissionais, olhar mais atento com alunos, tudo ao nosso redor teve mudanças em busca de modernidade, a educação é a única que continua arcaica.

  51. 👏👏👏 verdade. Eu sei o quanto me sacrifico para uma profissional a altura e sempre me reciclando dando o melhor. Claro que tenho que receber a altura também, salário é um dos maiores incentivos sim senhor! Ninguém trabalha de graça não.

  52. Vou repetir o que foi mensionado acima VC VIVE NO BRASIL?@corda kkkk talvez daqui a 35 anos..sabemos que vai acontecer mas não agora especialmente em um país que investimento em educação fica em último lugar…prova disso estamos vivendo agora:muitas coisas já voltaram a normal e a escola? 2022 talvez população burra governo forte

  53. Claro que temos que falar em salário, um país só se desenvolve com uma educação de qualidade e para isso é necessário profissionais motivados e qualificados. Nós somos a única profissão em que o profissional sempre tem que estar colocando seu próprio dinheiro de alguma forma para comprar materiais diversos e multas vezes investir em qualificação. Precisamos sim ter salários dignos com a importância do que realizamos na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *