Apenas 5% da população brasileira possui curso superior concluído

Curso superior
Compartilhe esta notícia

Em busca de se desenvolver no mundo corporativo, os brasileiros investem no curso superior como facilitador. Prova é dada pelo salto no número de matrículas entre os anos de 2002 a 2018: de 3,5 milhões para 8,4 milhões, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres).

Entre as escolhas de modalidade, o bacharelado fica em primeiro lugar – prioridade de 67,32% dos alunos. Na sequência, vem a licenciatura, opção para 19,27% dos universitários. Por fim, aparece o tecnólogo, predileção de 12,99%. Entretanto, ainda citando a Abres, somente 5,1% dos alunos levam o curso até o final.

De acordo com dados do Mundo Vestibular, todos os anos, as faculdades formam 32 mil profissionais. Mas, será que todos eles conseguem atuar de acordo com a profissão escolhida? Infelizmente, a resposta é não.

No país, 40% dos recém-formados não conseguem emprego em sua área de especialização, de acordo com levantamento realizado pela consultoria IDados. Sendo assim, 525 mil jovens entre 22 e 25 anos são considerados “sobre-educados”, uma vez que possuem funções que não necessitam nem mesmo de formação no ensino superior.

Educação profissional

De acordo com Henrick Santos, fundador da Job Concursos, a educação profissional pode ser um caminho para aqueles que desejam se desenvolver na carreira mas não podem investir no curso superior no momento por algum motivo. “A educação profissional tem foco no desenvolvimento de habilidades técnicas. Dessa forma, é possível se desenvolver com um objetivo mais direcionado”, diz.

E é assim que a Job Concursos movimenta novas oportunidades: os novos cursos que estão em destaque para a corporação são da Fundação Bradesco. Os cursos são livres e abordam diferentes áreas. Entre elas, tecnologia, administração, finanças, programação e informática. Todos são gratuitos e disponibilizam certificação na conclusão.

Para mostrar novas oportunidades, a Job Concursos publica, em média, cinco conteúdos por dia. E, além da preocupação com a acessibilidade, o portal também faz o possível para que seus leitores fiquem informados sobre novas oportunidades de forma rápida: sempre que um novo conteúdo é publicado, notificações são enviadas nos celulares dos cadastrados.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *