Pesquisa indica que videoaulas e redes sociais despontaram na jornada do aluno

Videoaulas e redes sociais
Compartilhe esta notícia

Estudar com ajuda de recursos digitais, acompanhando videoaulas, mas sem deixar de lado as redes sociais os sites e aplicativos de educação. Essa é a nova realidade de uma parcela relevante de alunos espalhados por todo o Brasil, segundo recente pesquisa da Passei Direto, uma das maiores redes de estudos do país.

O levantamento confirma a tendência do uso crescente de tecnologias na educação ao apontar, por exemplo, que as videoaulas são o principal tipo de material de estudo para 57% dos estudantes que participaram da pesquisa, à frente inclusive dos tradicionais livros didáticos, usados como ferramenta de aprendizado por 54% dos alunos.

Realizado com o objetivo de identificar os hábitos de estudo em todo o Brasil, o levantamento contou com a participação de 1.752 usuários da rede colaborativa da Passei Direto, alunos de graduação que responderam um questionário on-line entre novembro e dezembro de 2020. O estudo considerou uma ampla abrangência etária e social, com participantes de todas as regiões do país.

Videoaulas e redes sociais

Questionados sobre o uso de redes sociais voltadas para o estudo, 67% dos alunos afirmaram que seguem páginas e usam aplicativos que ajudam em sua jornada de aprendizado. O dado endossa a tendência de comportamento já bastante disseminado, onde os estudantes se valem de múltiplos recursos digitais para aprender quando e de onde quiserem. Isso evidencia a quebra das barreiras físicas do ambiente tradicional de uma sala de aula

“A pesquisa reforça a relevância da educação digital na jornada do estudante. Além disso, atesta a capacidade da tecnologia para encurtar distâncias e permitir o acesso mais democrático ao conhecimento. No contexto da pandemia, isso ficou ainda mais evidente. Com isso, torna-se ainda mais importante que a inovação esteja no centro dos investimentos das empresas de educação. Pois garante uma formação de qualidade aos estudantes, sempre alinhada com o cenário atual”, destaca Rodrigo Salvador, cofundador e diretor da Passei Direto.

Com efeito, a pandemia provocou transformações relevantes também na área de educação, consolidando ainda mais a modalidade de ensino on-line. Ainda de acordo com o levantamento da Passei Direto, 51% dos alunos que participaram da pesquisa estão em EAD. Outros 28% têm aulas no presencial. Enquanto que 21% seguem o modelo semipresencial, com aulas on-line e presenciais.

Apesar de toda a pulverização dos recursos digitais voltados à educação, o brasileiro ainda estuda poucas horas fora do contexto de aula. De acordo com o levantamento, 33% dos alunos têm de uma a duas horas por semana aos estudos fora do horário regular de suas aulas. Enquanto que 29% deles investem de duas a quatro horas por semana para reforçar o conteúdo aprendido em aula. E 15% aplicam de quatro a seis horas de estudo semanal fora de sua grade regular.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *