Sucesso do Novo Ensino Médio depende de mudanças na formação de professores

Ensino Médio
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O Ensino Médio sempre foi uma das etapas mais desafiadoras da Educação Básica. Mas com baixos índices de aprendizagem e a alta evasão escolar nessa fase, estava claro que o modelo adotado precisava ser revisto. O Novo Ensino Médio, que começa a ser implantado com mais ênfase nas escolas brasileiras a partir de 2022, é uma ampla reforma nesse segmento. O objetivo principal, portanto, é de estabelecer um ensino com mais qualidade e que considere os interesses dos jovens frente às exigências de um mundo em transformação.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Conquista Solução Educacional, Jeanne Suzuki Muniz, diante de um cenário que, a partir do próximo ano, deve trazer mudanças significativas para a educação dos jovens, é preciso repensar a formação inicial e continuada dos professores. “Os educadores devem estar preparados para uma flexibilização do currículo e para oferecerem apoio ao projeto de vida dos alunos”, sugere.

Segundo ela, é preciso ter um novo olhar para a formação docente e entender que ela  passa por uma transformação que a desassocia da lógica tradicional, para que os professores se adaptem a uma abordagem mais integrada e coerente com a nova proposta. “E a base de um professor bem formado passa pelo conhecimento, prática e engajamento profissional”, afirma Jeanne.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio traz a necessidade de uma maior interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento. De acordo com a educadora, o professor deve ser colocado em contato com essa ideia desde cedo, já na formação inicial. “Precisamos romper com a fragmentação curricular e o foco na teoria”, alerta.

Para a coordenadora pedagógica, os futuros educadores devem focar na prática e ter uma visão sistêmica da Educação. “É preciso prepará-los para trabalhar em equipe na perspectiva de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem por áreas de conhecimento. Esse conceito é uma das bases do novo modelo de Ensino Médio, então espera-se que os assuntos sejam debatidos como um todo, sem fronteiras entre as disciplinas e não de forma isolada e sem conexão. É nessa abordagem que desejamos preparar esse jovem para a vida”, explica.

Outro ponto destacado por Jeanne é que os professores também devem ser preparados para uma educação digital, porque o Novo Ensino Médio permite que parte da carga horária seja realizada na modalidade de Educação a Distância (EAD) – 20% para os alunos do período diurno e 30% para o noturno.

Com as adaptações que as escolas fizeram na pandemia, a tecnologia e o modelo de ensino híbrido passaram a fazer parte da realidade dos professores. Uma pesquisa realizada pela Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que 73% dos 2,6 milhões de docentes brasileiros querem usar mais tecnologia em aula do que usavam antes da pandemia. “Mas será que todo esse universo de professores está realmente preparado para explorar as potencialidades que os recursos tecnológicos oferecem para a aprendizagem dos alunos?”, questiona a educadora.

De acordo com ela, neste momento de definições, implantação e transição de um modelo antigo para o Novo Ensino Médio, os professores devem atuar de forma conjunta e colaborativa, participando ativamente do processo. “O professor precisa entender a sala de aula como algo que pode ser levado para a vida real dos alunos. Dessa forma, ele vai conseguir fazer o jovem enxergar essa conexão entre o aprendizado e sua vida. A grande diferença será dar significado para tudo o que é importante saber, fazer, sentir e praticar. O aluno precisa aplicar esse conhecimento e saber o que fazer com ele, criar um contexto, um sentido para as coisas. E ele só conseguirá isso se houver um professor preparado para apontar o caminho”, finaliza.

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110 Respostas para “Sucesso do Novo Ensino Médio depende de mudanças na formação de professores

  1. Boa tarde!

    Me chamo Rute, sou pedagoga e intermediadora da educação infantil, e autora de projetos pedagógicos.
    Com certeza tem que ser professores que tenha uma formação preparada para esse novo desafio, e ter boa habilidade em atender as exigências da inovação complexa e desafiadora.

      1. E por acaso ela está escrevendo algum projeto? Estamos na internet e aqui podemos usar a linguagem coloquial assim como no quotidiano, ninguém é obrigado a escrever perfeitamente num comentário de uma reportagem qualquer.

    1. Tudo que vem pra somar,e multiplicar,e ter um bom resultado.. é bem vindo..
      Ops: Que mais escolas venha ter encino médio..
      Em especial nas vilas,onde o número de pessoas são maior..só aqui no Bairro Bom Jesus tem mais de 28mil moradores..
      E menos de 20 escolas ao de redor..
      Que venha essa grande oportunidade para que homens e mulheres na faixa de mais de 30anos retome seus estudos,e pegue seu certificado na mãos..

      1. Cursos fora do horario de trabalho, onde os professores são obrigados a ter mais de um emprego para sobreviver com baixíssimos salários, ficam inviáveis.
        encino?
        com c?
        Bom Deus

    2. Exigir que os professores se adaptem ao novo, sempre foi uma constante. Contudo, será que os sistemas de educação terão e oferecerão recursos para aprimorar a prática dos professores, ou estes continuarão tendo que tirar coelhos da cartola para darem conta de uma aula com qualidade?

      1. Boa tarde! Exatamente, dar esse suporte de qualidade aos professores cursos de qualidades, materiais pedagógicos etc. Até materiais pedagógicos compro com meu salário para desenvolver uma aula de qualidade para meus alunos, sempre ocorreu assim desde o presencial . Falar e muito essencial, mas na prática e outra realidade. Só lamento…

      2. Certamente vão jogar a batata quente nas mãos dos professores e deixar que se virem. Sempre fizeram isso, acredito em mudança dessa postura somente depois que ela ocorrer.

      1. Com certeza, e também tem-se que saber se todos os alunos terão acesso a recursos tecnológicos para essa educação parte a distância. Se com os professores em sala com toda orientação presencial os alunos já têm dificuldade que dirá dessa forma.

      2. A matéria diz que os ensinadores do Novo Ensino Médio devem atuar interdisciplinarmente.
        Tenho recebido informações de que a grade curricular do Novo Ensino Médio é disciplinarmente especificada.
        Sendo assim, os futuros ensinadores terão que desenvolver um grande caráter autodidata.

      3. Falência da educação esse sistema novo….
        Isso é o fim de tudo, não tem que capacitar professor, é aluno que tem que ter interesse de estudo e ver que é o bom para seu futuro. Ainda associa pais que não interessa pelo filho….
        Falido isso educação não é entendimento é estudo.
        Falido isso…. é um descerviço.

    3. O NEM capitaneado pelo testa de ferro de grupos de ensino privado, ministro Mendoncinha do governo golpista de Temer, e subsidiado por think tanks da direita e das corporações empresariais como o Todos Pela Educação e a Fundação Lemann, desenharam solenemente as pesquisas sérias, que no Brasil são feitas pelas universidades, assim como jogou para escanteio as discussões das entidades representativas dos profissionais da área, inclusive medidas aprovadas no Congresso.

    4. Não existem esses professores porque não foram formados profissionais para esse modelo de ensino. Tudo acontecerá no improviso, dependendo da boa vontade de cada profissional.

    5. Boa tarde

      Sei bem o que estou dizendo, até mesmo que parte de projetos que serão implantados, na educação, possui uma grande participação minha. Pois sou a autora, que dei vida a 13 projetos pedagógicos. Como pode haver incoerência na minha própria obra?

  2. Estamos vivendo na era da tecnologia, então, sabemos que é necessário que todos sejam capacitados, para poder seguir na jornada da interdisciplinaridade.
    Os educadores não podem ficar de fora.
    Tem que haver Formação Continuada, para que haja uma interação de qualidade.

    1. Formação continuada deve ser um especializacao, mestrado e doutorado. Essas formacóezinhas que nem certificado de instituição renda tem a gente estuda pela internet. FICA A DICA.

      1. Exatamente, não adianta ficar fazendo cursinho online que no final o professor sabe nem o que foi, é preciso uma pós de qualidade e daí por diante!

      2. Amei a resposta. Além disso precisa de valorização profissional desses Educadores. E formação de carreira para valorização também. Isso significa pagar bem esses profissionais.

    2. Tem que haver uma estruturaçao constante das escolas tb… Acho interessante colocarmos a responsabilidade da evasao no ensino medio que sao apenas 3 anos, enqto o fundamental 9anos…toda a construçao do aluno e a forma como entende a educaçao tb é de contruçao constante. Penso que deveriamos investir em.um diálogo no decorrer dos anos final do fundamental com o ensino médio.

    3. Concordo contigo, mas não adianta ter tecnologia sem as ferramentas adequadas. Quantos de nossos estudantes possuem um notebook, um tablet ou até um celular compatível e ainda mais, internet de qualidade? Pois dados móveis está fora de cogitação no modelo carrisimo atual. Como senmpre os governantes não ouvem quem está na ponta pra sanar as dificuldades de baixo pra cima, é só jogar as coisas e quem está na ponta que busque se adaptar, nós e nossos estudantes, em uma estrutura deficitária.
      Como disse no início concordo com as mudanças, mas tem muito a mudar, por isso que não dá certo as “mudanças”.

  3. Será que o Enem será modificado também??? Pelo que observo o ensino das escolas não acompanha o desempenho do Enem exatamente por esse motivo de que não há habilidades trabalhadas na escola e que são exigidas no Enem. Então, penso que a reformulação deve ser muito maior.

    1. Boa tarde, eu concordo plenamente com você, os livres didáticos dos alunos não acompanha nada. Tem alguns professores q ir não entende os livros, pra poder explicar para os alunos. Eles usa os livros da escola particular.
      Estes livros teve ser da gráfica de alguns políticos. PQ É UMA MERDA, É DE CHORAR.

  4. Realmente é uma preocupaćao com o novo,pois tudo foi pensado em um novo ensino médio,Mas sabemos que quase uma maioria dos professores ainda não estão preparados 100%.mesmo por que nem tudo vc poderá linkar com o cotidiano e outra coisa é que as formadoras de professores não mudaram.nossas escolas não estão preparadas para isso.E novamente o professor que se virem nos 30.

    1. Por isso eu que estou no segundo ano de Licenciatura em História já desisti de dar aula, o sonho de uma vida que se vai água baixo, enfim, serei Historiador ou qualquer coisa da área. Mais dar aula não vou.

      1. Parabéns, não vá mesmo não vale a pena, querem a escola para manipulação de massa, não tem investimento você gasta do seu dinheiro, qualquer firmazinha investi em seus funcionários, o professor t m que pagar sua formação, em outro país porque aqui não consegui fazer. Não existe gestão democrática, pois querem uma escola sem partido com gestores do meu partido e pasta da educação distribuída entre políticos. Uma falácia a educação no Brasil com suas inovações, nem ar tem nas escolas. Afff

      2. Olha, te desejo sorte. Sou Historiador e não consigo trabalho na área. Então, lamentavelmente, estou em sala de aula. É lamentável porque, por exemplo, a matéria e a maioria dos profissionais da Educacao que teorizam sobre, parecem estar descolada da realidade. Fala-se que os professores têm que lidar com as novas tecnologias ( isso é tão óbvio que soa ingênuo, pra não dizer burro), mas fecham os olhos para um dado desolador. Os profissionais da Educação são um tipo de precariado. Não têm uma escola com infraestrutura que funcione adequadamente, que dirá nova tecnologia.

      3. Rafael você está pensando de forma equivocada. Nunca eu vou abandonar meus alunos ! Tenho mais de 40 anos nessa profissão e ainda não saí dela. Porque o país precisa de gente como eu e você . Que sonha com a transformação das pessoas . Não desista do seu sonho . O magistério é um dos melhores caminhos para ajudar pessoas a construírem um futuro melhor…0 ensino é um ato de resistência . Sugiro que você se valha de virtudes caras que carrega consigo: o desejo de melhorar o mundo melhorando a vida das pessoas. Quero encerrar lembrando-te que nossa profissão, em tempos torpes e sombrios como os atuais , faz o silencioso papel de um semeador. O que é um professor senão um semeador ? Vem semear .. com afeto . Professora Maura

    2. Concordo com você, Roberto. Propõem-se as mudanças (necessárias, com certeza), porém sem preparar os professores para tal mudança. Depois vem as muitas cobranças e menos apoio a quem tem o papel de orientar as mudanças. 🤨🙄😒

    3. Trabalho na educação há quase 40 anos, infelizmente vou me aposentar frustrada com os rumos que caminham os jovens desse país! E essa retórica de que o professor é que precisa de formação pra resolver o problema já é a receita do fracasso! A miséria, o desajuste familiar, e a situação de risco dos alunos não se transformam num passe de mágica quando eles adentram aos muros da escola! Sem investimento e uma política real de educação e valorização do magistério, essa mudança é mais uma utopia.

  5. Realmente é uma preocupaćao,pois tudo foi pensado em um novo ensino médio,Mas sabemos que quase uma maioria dos professores ainda não estão preparados 100%.mesmo por que nem tudo vc poderá linkar com o cotidiano e outra coisa é que as formadoras de professores não mudaram.nossas escolas não estão preparadas para isso.E novamente o professor que se virem nos 30.

    1. Boa tarde!
      Temos que admitir que as nossas escolas são precárias e não dão ao professor, sequer, condições de elaborar suas aulas.
      Antes de pensar em qualquer mudança, seja ela qual for, a primeira da pauta deve ser a família. A família dos nossos jovens não os educam com foco na educação. Os nossos jovens não recebem uma educação de base. Por um lado temos a familia que não valoriza a escola e não cobra ao jovem a responsabilidade para com os estudos desde as primeiras séries do ensino fundamental até o ensino médio. Sem uma familia presente, sem comprometimento com a educação, o jovem, por falta de atenção, incentivo e cobrança de empenho em sala de aula, cada vez mais só querem nota. Por outro lado, temos uma secretaria que não consegue dar conta de educação, sendo pela valorização do professor ou do aluno. Então, cria estratégias de aprovação que deixa o aluno à vontade para não estudar.
      Se este não recebeu uma educação de base, não aprendeu a valorizar a escola, se não tem incentivo da família sendo este aprovado mesmo sem precisar estudar… o que está errado?
      Será mesmo a capacitação do professor que, normalmente, atende uma turma com quarenta alunos e poucos atendem ao ano em curso?
      Devemos levantar a cabeça dos papéis e começar uma educação de base nas famílias!!!!
      Sem o comprometimento das famílias não teremos mudanças! Será mais uma mudança fracassada.

  6. Boa noite, sou professora de Espanol e sei que o desafio é grande, mas não é impossível Esse discurso venho escutando desde que entrei na Escola Pública em 2010, neste período já fazia esse papel de educar para o trabalho e advertindo sobre a importância do conhecimento para os meus alunos, por várias vezes convidava meus colegas para que fizéssemos projetos juntos, na perspectiva de que podíamos aliar a língua hispânica a qualquer outra matéria ou disciplina, até hoje essa resistência está presente! A mudança vai ocorrer se tivermos as ferramentas necessárias, hoje contamos com tantos cursos gratuitos que dão sugestões, adequar a informação ao que nos vá levar a prática digital é outra história, palestra mostram os modelos de aulas , mas quando teremos as ferramentas para todos os professores poderem exercer o seu trabalho em pé de igualdade, fica a incógnita! Nossa formação e nem nossos currículos são levados em consideração, quando trabalhamos para o Governo como temporário, também sou pedagoga, e não só trabalho nos padrões tradicionais, tudo o que estou vendo na BNCC, aprendi no ensino médio, na Escola São Teodoro de Nossa Senhora de Sion, tínhamos todas as matérias normais (currículo tradicional), mais as técnicas, nunca fui uma aluna nota dez, tanto que demorei 27 anos para iniciar o ensino Superior, formada pela Universidade Estadual do Ceará, com pós graduação em Português/Literatura, duas habilidades: Espanhol e Administração Escolar o meu diferencial é ter uma visão das exigências do mercado laboral e dentro deste conhecimentos envolver meus alunos para que façam sempre o seu melhor sempre em qualquer área que escolherem na vida. Ensinar não é só professar conhecimentos , é fazer com que nossos alunos entenda que vida sempre vai pedir mais, muito mais… As oportunidades estão abertas para todos só precisam se capacitar para alcança-las!

    1. Lana, boa tarde. Se precisar de material em espanhol, para fazer uma ilustração de suas aulas, seja no aprendizado de outros idiomas ou para apresentar textos técnicos para suas aulas (descobertas científicas, ensino de matemática, etc), poderíamos trocar uma ideia? Meu email é [email protected].

    2. Disse tudo que eu.pensava desde a.leitura da reportagem na verdade a discussão do novo ensino médio surge no ano 2000 com o PCN e toda discussão dos pilares da educação. Nunca teremos 100% de.professores trabalhando dessa forma por diversas razões.

  7. Boa noite!!
    Sou bacharel em ciências contábeis com habilitação em Licenciatura para graduandos não licenciados e formado em Pedagogia pela Fam.
    Também, sou Especialista em educação profissional. Acredito que toda inovação, se fará presente tanto para o aluno, quanto ao professor se capacitando, pois, as interações serão mais frequente principalmente com o uso das novas tecnologias, que deverão está maciçamente sendo executadas no processo ensino-aprendizagem.

  8. De fato estamos vivendo em uma face de tecnologia e de novos modelos de ensino ;as novas capacitação será necessário pra todos os educadores embora algumas capacitação já estão acontecendo

  9. De fato estamos vivendo em uma face de tecnologia e de novos modelos de ensino ;as novas capacitação será necessário pra todos os educadores embora algumas capacitação já estão acontecendo ; os professores da educação merecem não só capacitação mais também sejam valorizados com salários digno precisando de um reajuste

  10. O que esse “Novo” Ensino Médio não diz é que ele vem pra suprir unicamente do mercado de trabalho, abandonando de vez os aspectos da cidadania e ensino humanizado. Vai ser uma verdadeira redução da base comum curricular de formação geral para a faculdade. Um retrocesso de 40 anos, quando o ensino secundária era profissionalizante. Mudanças feita no governo Michel Temer, não vejo nada de bom para professores.

      1. Me preocupa muito essas mudanças, o novo, reformas.. Vejo alunos menos preparados, facilita-se cada vez mais o ensino e gera-se mais dificuldades para os professores. Os conteúdos precisam ser aprendidos, estudados.A tabuada e o caderno de caligrafia e livros de leitura, ainda são necessários, pois temos alunos q chegam e saem do ensino médio sem saber as 4 operações e semianalfabetos, apenas com um telefone na mão conectados na internet.acrediti que o ensino deve ser repensado ,exigir mais, formar mais e colocar no mercado gente preparada.

    1. Concordo plenamente…me entristece tantos Professores validando algo que em sua essência se reduz a formar mão de obra para o mercado apenas….

    2. Exatamente. Em vez de melhorar, o ensino médio vai ser piorado. Irá aumentar o desemprego na área de educação e um aumento na evasão escolar. O que será beneficiado será o sistema S.

    3. “…até que enfim, encontrei uma águia que viu, do topo da montanha, O Todo de uma situação, enquanto as formiguinhas no chão não viam além das suas pernas, a tragédia que estava se formando sob seus pés …👏.”

    4. Isso mesmo Rosângela As atuais DCNEM sinalizam para a perspectiva de uma formação integral e igualitária para todos, dessa forma o que falta é a decisão política de colocá-las em prática nos sistemas de ensino no Brasil . É o pensamento desse “novo ensino médio “ o pensamento político dos que estão promovendo essa tentativa de reformulação é radicalmente contrária à ideia de formação integral. O falso discurso da necessidade de “ flexibilizar” o currículo do EM para torná-lo mais atrativo para os jovens “ , mascara-se a verdadeira intenção que é barateá-lo para a grande maioria os filhos da classe trabalhadora. Assim, os professores serão alijados do processo …se vislumbra a divisão técnica do trabalho a volta do tecnicismo puro . Devemos ficar alerta e ornáramos a resistência !

  11. A educação continuada, é de total importância, para atualizar os docentes, penso que os órgãos públicos educacionais precisarão de um estudo, em curso nesse sentido. De acompanhar esse desenvolvimento. É complicado, o não acompanhamento com ajuda, de forma competente e satisfatória. Exemplo: O Enem; Educação Especial e Inclusiva. Onde essa modalidade de educação precisa ser adaptada. E quando vem uma avaliação dos órgãos públicos, não vem adaptadas. São pontos incoerentes.

    1. É necessário questionarmos e resistirmos ao NEM (nem formação teórica sólida, nem formação profissional). Não caiam na armadilha de que o problema é a formação de professores. Esse NEM é uma tragédia para formação dos estudantes, especialmente os pobres, no ensino médio. Vamos a luta!

  12. Pessoal, alguém sabe qual o destino terá química, física e biologia? Sempre ouvi falar que o ensino de física estava defasado por termos majoritariamente física newtoniana ao invés de Einsteiniana. Provas de concursos militares já cobram esse conteúdo…

  13. O que eu acho formidável é que tratam professores no Brasil sem valor algum. Salários miseráveis, escolas sucateadas e ainda querem que nós professores ensinem como se estivessem em países desenvolvidos. Um professor no Brasil para sobreviver com um mínimo de dignidade tem que trabalhar os 3 horários, ensinar com a maior qualidade exigida onde não tem um mínimo de valor. RESULTADO: PROBLEMAS PSICOLOGICOS EM MASSA! ATERRISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO!

    1. Concordo plenamente! Péssimos salários, o que reflete a desvalorização do professor e da educação; escolas sucateadas e abandonadas, sem recursos didáticos que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo do alunado. Esta é a triste realidade da escola pública do no país. Infelizmente, não temos perspectiva de um futuro melhor e digno.

    2. Professor da rede estadual do Estado de São Paulo. Faz 7 anos que não tem um centavo de aumento, nem 3% ao ano. Agora me digam é possível ter professores com boa qualificação?

  14. Sabemos que maioria dos alunos de rede publica não tem sequer uma plataforma para as aulas. Não tem uma conexão bacana, ou computador em casa. É o governo rindo da cara dos brasileiros.

    1. Infelizmente esse Novo Ensino médio me parece uma nova roupa num corpo sujo. O que dizer de alunos que não sabem ler e escrever no ensino fundamental 2 e no médio, que não tem condições de estudar direito porque tem de trabalhar para ajudar em casa. Tudo se resolverá num passe de mágica. Os professores precisam de muitos cursos, não ficar massacrado dentro da sala sendo cobrado resultados de muitos anos de defasagem de ensino. É “dado” 2000,00 reais em 24 parcelas pra você comprar um computador adequado pra trabalhar( tem computador com as especificações exigidas com esse valor no Brasil?), mas se você precisar se afastar por algum motivo você que desembolse porque o tal benefício será interrompido. E os cursos de formação on LINE? Cansativos, nada práticos, mas parece que o professor está recebendo formação de primeiro mundo. Agora com o ensino integral o professor trabalhará em esquema de empresa mas sem os benefícios da mesma, sem contar que depois de uma jornada de 9 horas por dia, não terá de chegar em casa e preparar aula ou corrigir as tarefas dos alunos?
      Está difícil ser professor cada vez mais logo será uma profissão em extinção.
      As mudanças tem de começar lá da creche para que os resultados sejam melhores no ensino médio. Como ter um aluno protagonista se ele não tem pre requisitos nem para coadjuvante pois não está preparado desde a base. Esse novo ensino médio me parece uma casa a ser construída começando do teto

  15. Bom, eu sempre sonhei em ser Professor de História, hoje no segundo ano da faculdade esperando os estágios obrigatórios, porém com a certeza de que , não quero mais dar aula e sabendo que minha matéria tem importância 0 para os que tiraram ela do ensino médio.

    1. Boa tarde!
      Realmente é notável os aspectos que exigem uma nova forma de educação. Mas o que não pode ser ignorado é a realidade de muitas escolas públicas aonde os alunos não tem nenhum contacto com as inovadoras tecnologias. Pois em muitos lugares ainda estamos vivenciando a velha monarquia portuguesa, em que seus filhos deveriam saí da colonia Brasil para estudar em seus lugares de origem. Muitos não tem acesso ao ensino médio, e se querem ter, tem que deixar seus lugares, familiares e amigos, pessoas que também contribuem para formação social de um cidadão. Trazer um novo ensino médio sem os recursos necessários aos mais desamparados é está ainda mais os sentenciados ao pensamento do impossível.

  16. Novo Ensino médio, novo currículo e o professor continua muito mal remunerado, as escolas sem pessoal de apoio e turmas lotadas com 50 alunos.

  17. Concordo plenamente! Péssimos salários, o que reflete a desvalorização do professor e da educação; escolas sucateadas e abandonadas, sem recursos didáticos que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo do alunado. Esta é a triste realidade da escola pública do no país. Infelizmente, não temos perspectiva de um futuro melhor e digno.

  18. Cansada de balela, que tal melhorar os salários dos professores primeiro, esse país é uma vergonha, falo como professora do ensino público há 26 anos. NENHUMA Educação de verdade melhora sem valorizar o professor com bons salários, não somos sacerdotes, nem fazemos trabalho por caridade, precisamos sobreviver! Ridículos esses teóricos da Educação! Vergonha!

  19. Ninguém consegue perceber problemas numa visão meramente utilitarista do conhecimento? Numa lógica em que só precisamos nos dedicar aquilo que serve à praticidade, ao dia a dia… Que visão limitante do conhecimento. Acredito na necessidade de mudanças, mas se focarmos tais mudanças em agradar egos juvenis sem mostrar-lhes que algumas coisas precisam ser feitas mesmo que não necessariamente gostemos e nos sejam agradáveis realmente não sei onde iremos parar. Acredito que podemos sentir prazer ao aprender, mas a regra, quando realmente queremos conhecimento sobre qualquer objeto do conhecimento, é esforço, dedicação, esforço e muitas vezes negação do egocentrismo.

  20. Quanta abobrinha. Não adianta exigir profissionais mais preparados sem infraestrutura adequada, investimento real e melhores salários para atrair melhores profissionais ou mesmo incentivar os que já estão lá a se aprimorarem. E é óbvio que os professores querem usar tecnologia, o problema é a maneira que isso está sendo implementado. Totalmente irreal dentro do contexto das escolas, e falo isso como professora licenciada do Estado.

  21. O que eu acho mais engraçado é que a maior crítica do ensino remoto era o fato de alguns alunos não terem acesso a internet , computador, celular, etc.
    Agora o governo vem com essa, de um novo ensino médio, em que parte da carga horária será EAD. Por favor né 🙄
    E os vestibulares como fica??? Vão mudar também??
    Cada vez fica mais nítido pra mim que realmente o governo, quer um país com mais desigualdade e menos educação.

  22. Sou acadêmica de pedagogia. Sei que os desafios são grandes. Porém, o uso da tecnologia, vem desde os anos 90. A maioria dos educadores, não deram um olhar diferenciado. Não foi feito uma abordagem mais ampla. Agora está aí o “sofrimento “,No sentido de saber utilizar as ferramentas tecnológicas.

  23. O problema não é a formação escolar apenas. O problema é a formação moral de nossos jovens!
    #cer
    #consultoriadeensinoreligioso
    #jacquelinecrepaldisouza

  24. Também desconfio muito da eficácia deste novo currículo. Pelo que pude perceber, tudo o que havia de debate com relação às humanas foi eliminado. Quero ver como será essa dinâmica de planejamento para que nós professores possamos trocar ideias, construir aulas verdadeiramente interdisciplinares, por que na realidade da Escola vivemos em meio a uma burocracia de registros de diários, uma dificuldade imensa na organização de horários das aulas para que os professores possam planejar juntos. Enfim, na prática as coisas não são tão fáceis!

  25. Concordo que os professores sejam preparados metodologicamente durante sua formação inicial e continuada. Contudo, será que os sistemas que gerenciam a educação básica oferecerão os recursos necessários aos professores, para que estes aprimorem sua prática? É muito fácil cobrar que os professores tirem coelhos da cartola, mas e o poder público e o sucateamento das escolas?

  26. Lamentável!!! Sou Coordenador Pedágogico. Não há o mínimo de respeito a carreira do Professorado. Uma Educação de qualidade custa caro e passa pela valorização da classe e uma boa formação, assim como, acontece no velho continente. Lamentável!!!

  27. Sou graduado em Matemática, Pedagogia e Ciências de dados, pela USP, efetivo na PMSBC, como professor da educação infantil e estável no Estado de SP, como professor eventual. A 20 anos no magistério observo que as prefeituras conseguem alcançar mais rápido os objetivos propostos do que o Estado/SP. Chego a uma conclusão que o professorado do Estado/SP, não tem reconhecimento e dignidade para desenvolver novas habilidades devido a falta de tudo (estrutura, respeito, currículo, SALÁRIO) de nada adianta a cúpula da educação inventar novas modalidades de ensino se o professorado não tem condições financeiras e nem tempo. Aí vem a pergunta: Em que momento ele irá se dedicar a adquirir novos conhecimentos se tem que lecionar em várias escolas? Qual instituição estão ensinando novas tecnologias de verdade na licenciatura?
    Vou citar apenas duas ferramentas de programação que todos professores deveriam saber (scratch e App inventor) ferramentas que devem ser utilizadas na educação para ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e inseri-los na educação digital, assim como os professores. O governo do Estado/SP, coloca para liderar ou no comando, educadores que nem dominam por completo o curso que está ensinando, e os que assumem as funções nem sabe o que estão fazendo ali. É mentir para a sociedade que está investindo em novas tecnologias em um novo sistema de ensino, mas na verdade está reciclando a máquina velha, absoleta e sem conhecimento. Um bom exemplo sou eu, Cientista de Dados, onde tenho empresa privada, porém, não posso ensinar computação para os alunos por dois simples motivo ( sou estável como eventual no Estado/SP, logo não posso assumir sala, para não perder a estabilidade, e na prefeitura é por indicação, se não gostarem de você, simplesmente você sai “até fui ver, mas o formador tinha muito Menos formação do que eu, claro que não iria aceitar trabalhar com uma pessoa que eu teria de obedecer seus comandos, tendo um conhecimento tão inferior ao meu, com certeza eu iria discutir com ele”. Minha fala parece ser arrogante, mas não é, simplesmente sou realista, não existe uma entrevista olho no olho, na diretoria de ensino, para saber quem deve ocupar tal função e quem não deve, tudo é baseado em uma listagem de pontuação, os classificados por sua vez, mal sabem o que estão fazendo ali. Na verdade a única certeza que eles tem (o sonho de sair da sala de aula), onde deveriam ter orgulho de permanecer hoje tem pavor, devido a fatores já citados.
    A cada quatro anos muda-se o governo, mas não muda a velha política, (vamos investir em educação, estamos preparando nossos professores, criamos centro de línguas e centros de informática “muitos quem ensinam nos centros de línguas, nunca nem se quer conseguiu ir ao país do qual se ensina o idioma”, exemplo o inglês da escola pública não tem avanço, começa e termina no verbo to be”, vai nos centro de tecnologia do Estado ” o educador que ali está sabe o básico do básico de informática e talvez a internet do ponto de ônibus da frente do centro funciona muito melhor”), uma mentira e uma incompetente que chega a assustar… Acredito que tercerização da educação pública e a dispensa de todos cargos/função nas diretorias de ensino, seria o caminho. De nada adianta ter um quadro de magistério efetivos, estáveis, contratados categoria (o), se os mesmos não se atualizam, e não tem condições para isso, tornando-se um profissional não capacitado para exercer tal função.
    O grande gargalo da educação é servir de palanque político com sua cultura assistencialista e professores cansados de tanta falta de investimentos sem contar desrespeito sofrido no seu dia a dia.
    Um país onde o salário do professor de educação básica pública se distância em mais de 1000% da educação superior pública em termos salariais. Nunca mudará e nem se transformará, acho que até Paulo Freire, não saberia explicar essa discrepância salarial.
    Somente no Brasil!

  28. São tantos os questionamentos, mas uma coisa é certa, o Governo precisa dar condições para alunos e professores tecnologicamente, me refiro a um tablet, um computador, um celular e com internet que preste. Não basta só falar e colocar cursos e mais cursos, já até perdi a conta de quantos tive que fazer, mas fiz e continuo fazendo com toda a dificuldade e sacrifício unicamente meu, pois escola nunca deu condições ao professor, mesmo agora com a nossa volta para a escola. O que vc se depara é com uma internet péssima, um chip que o Governo deu que não presta também, e o pior, meter esse chip aonde? Ops, não precisa responder KKKKK, só pensa!
    Outra coisa essencial, não é só a mudança do modo de trabalho do professor, graças a essa pandemia nos reiventamos e avançamos, mas a cabeça de muitos diretores precisam mudar também, a exemplo, quando um professor precisa dar uma aula diferenciada e sair da escola com um grupo de alunos em busca de novos conhecimentos, a direção coloca dificuldades, pois acha que o conhecimento se restringe à sala de aula. Fico passada quando isso acontece.
    Precisamos mudar essa realidade na escola.

  29. Elucidativas e pertinentes as análises, perguntas e ilações sobre o novo ensino médio e a educação em geral. DIGO: AGUARDO, DO NOVO GOVERNO FEDERAL QUE SE AVIZINHA, INVESTIMENTOS SÉRIOS E OBJETIVOS PARA MELHORAR A PROPOSTA EM QUESTÃO. VALORIZEM-SE MAIS O EDUCADOR.

  30. As escolas particulares de ponta continuarão com o modelo tradicional, apenas fazendo umas maquiagens para ficar “de boa” com o novo regramento. Já os alunos pobres serão objeto de experimentação de quem nunca deu aula nem conhece a realidade das escolas públicas.

  31. A todo tempo há transformação na educação e como fazê-la. Os docentes sempre estão na vanguarda do aprendizado. O aprimoramento sempre fez frente nessa profissão de formas integral . E necessário ter respeito e cuidado na comunicação entre gestores e professores, para que não combrem em tempo real,o que é necessário fazer ,no periodo de anos . Saber e poder, entender e perceber o grande desgaste da classe educadora ,traz a certeza de que ,o ensino no Brasil, nunca foi retrógrado devido a falta de participação e empenho por parte dos formadores de opiniões e de cidadãos do bem. .

  32. Boa noite, sou Professor de História em Santa Catarina, meu nome é Jorge mercês de Oliveira, vou deixar aqui meu comentário sobre a Educação que vejo aqui em algumas Escolas, alunos Especiais frequentando as turmas de Ensino Fundamental sem serem alfabetizados, infelizmente o sistema permite, sabemos da importância da inclusão, mais temos também alunos no Ensino Médio na mesma situação, precisamos resolver essa situação com um olhar mais atencioso para os alunos especiais.
    Quanto ao Novo Ensino Médio, teremos problemas nas escolas ,o governo anuncia mudanças, mais em primeiro lugar temos muitos professores que irão se aposentar, em segundo não foram ainda qualificados para o Novo Ensino Médio, muitos não conhecem nada de Plataforma Digital, os alunos tiveram a experiência na pandemia e agora estão voltando para sala de aula, com afinidades digitais que não tinham, precisamos dar continuidade na experiência com as aulas a Distância, será que quando os alunos escolherem suas opções de aulas, teremos profissionais a altura das novas disciplinas?
    Na pandemia que já dura 2(dois) anos a maioria dos alunos sabe que não fariam muito esforço para serem aprovados por conta do momento, atividades práticas que corroboram para o processo de Ensino Aprendizagem ajudaram muito as aulas, mais o olhar para os alunos por conta do momento em que vivemos é muito importante, já tínhamos a evasão escolar alta escolas de todo o Brasil, o que se agravou com a Covid19, muitos Educadores perderam a vida e alguns alunos também, precisamos ter mecanismos para tornar nossas aulas mais atraentes para os Discentes, eles são a razão da existência das escolas.
    Dos pequeninos aos adultos, passando pelo EJA , os Especiais, todos merecem atenção , a estrutura física que vi em Santa Catarina é muito boa, uma das melhores em Escolas do Brasil, projetos novos serão sempre bem-vindos , cabeças pensantes podem indicar propostas que venham ajudar docentes e discentes.
    Boa noite!

  33. O governo quer com estas mudanças, que o indivíduo seja adestrado para ocupar uma função na sociedade sem reclamar ou questionar seus direitos, recebendo pouco e tendo uma vida medíocre e frustrada. Não de obra barata. É o Brasil afirmando sua vocação de colônia.

  34. Professor da rede estadual do Estado de São Paulo. Faz 7 anos que não tem um centavo de aumento, nem 3% ao ano. Agora me digam é possível ter professores com boa qualificação?

  35. É simplesmente ridículo esse novo ensino médio. Só é interessante para os alunos de escolas particulares, o que tem sua lógica, já que este modelo foi pensado pelas instituições privadas. Mais um abismo entre o aluno do setor público com o privado, ou alguém acredita que um aluno do particular vai fazer o técnico. Acredito que precisamos rever algumas coisas, este projeto como está é excludente e recoloca o aluno da escola pública como um mero técnico de produção. É um ensino que não tem um olhar para as questões sociais. Além do mais perde-se no ensino básico e também em relação ao corpo docente especializado.

  36. Olá tod@s. Uma educação pautada na educação a distância exige um desdobramento fisico e mental enorme dos educador@s. Tem que se ocupar de ser design instrucional, professor formador, professor tutor na plataforma e ainda estar presente na escola como professor presencial. Aumento absurdo de carga horaria e valorizaçao zero.
    Alguém ouviu alguma proposta de valorização financeira para nós educador@s?
    E assim continuamos a testar a educação publica no Brasil sem o protagonismo de seus pilares. Os educador@s.

  37. O NEM capitaneado pelo testa de ferro de grupos de ensino privado, ministro Mendoncinha do governo golpista de Temer, e subsidiado por think tanks da direita e das corporações empresariais como o Todos Pela Educação e a Fundação Lemann, desenharam solenemente as pesquisas sérias, que no Brasil são feitas pelas universidades, assim como jogou para escanteio as discussões das entidades representativas dos profissionais da área, inclusive medidas aprovadas no Congresso.

  38. A responsabilização do ensino não deve recair sempre na figura do professor. Acredito que pra grande maioria das pessoas, a tecnologia aparece como uma novidade, mas o tecniscismo já foi pauta da educação e o mais preocupante é que ao se direcionarem pela adoção dessa modalidade educacional, há a imediata exclusão de comunidades carentes. As reformas são lindas no papel, mas sei que no cotidiano, algumas escolas não possuem sequer televisão. A Finlândia conseguiu melhorar a educação à partir da valorização do professor, a Coréia do Sul também seguiu este caminho. Nenguma reforma será possivel sem que isso seja um objetivo. A educação tambem tem finalidade de desenvolver a capacidade socializadora, de criação de vínculos empáticos e não deve ser tratada de forma utilitarista e como “fabricas de mão de obra”. O esvaziamento teórico e a desvalorização das disciplinas é ainda mais preocupante. Novamente parece que as reformas são propostas por pessoas que desconhecem a educação! E pra todos que gostam de opinar sobre sem entrar em sala de aula, sugiro acompanhar seus filhos à escola e conhecer a realidade vivida nas escolas.

  39. ” A Elite do Poder tem que criar um monstro, um bode expiatório para explicar a tragédia da Educação no Brasil , a fim de inverter e ocultar a realidade social do país perante o povo, além de se eximir da “mea culpa” e manter seu “status quo”…🤔.”

  40. Sempre acreditei em em uma educação de qualidade e não de quantidade. No meu modo de ver, o problema dos nossos jovens estarem desmotivados e, muitas das vezes não concluírem o ensino médio, não é pela falta de preparo e conhecimento do educador, mas sim pelo fato de uma má formação na base da educação da criança, pois ela é o sustento para o desenvolvimento das aquisições das aprendizagens posteriores. Portanto, acredito que, para ter uma formação de qualidade nos anos finais, é necessário repensar na formação formação inicial. Lembrando que o ensino-aprendizagem é para todos, mas a forma de aprendizagem não são iguais para todos os cidadãos. Portanto, investir nas séries finais não irá solucionar o problema da educação e da boa formação dos nossos jovens. É a hora, também, de repensar de como o nosso sistema educacional vê e trata a formação inicial de nossas crianças. Uma edificação com uma boa base, dificilmente ela irá desmoronar-se. Mas caso contrário, ela corre o risco, de nem, se quer ser finalizada.

  41. É a primeira vez que faço um comentário. Pois muito me preocupa o modo de ver e pensar na formação final da educação básica de nossos jovens.

  42. Podem apostar que não vai dar certo e o Brasil vai continuar a ter um dos piores sistemas de ensino do mundo. Precisa resolver os problemas mais urgentes da educação primeiro para depois pensar em mudar o sistema. Problema 1 falta de respeito com os professores e falta de um ambiente favorável ao ensino dentro da maioria das escolas do Brasil. Solução: consequências muito duras para os alunos que derrespeitarem um professor; a oportunidade de estudar deve ser para todos, porém alunos que não têm respeito e educação devem ficar fora da escola ou em uma escola preparada especificamente para eles longe dos outros alunos que precisam estudar e aprender. Problema número 2: salário baixo dos professores (principalmente no início da carreira) isto obriga os professores a terem um segundo cargo ou segundo emprego para poderem sustentar suas famílias. Isto também faz com que as melhores mentes do país escolham seguir outras profissões e não virem professores (fulga dos melhores cérebros da área da educação). Problema número 3 : Muitos cargos políticos na área da gestão em educação, os melhores profissionais não são aqueles que pensam as políticas públicas, as políticas públicas são pensadas por “professores políticos” mais preocupados em manter seus cargos e ficar longe da sala de aula do que em realmente melhorar a educação.

  43. Desafio grande com recursos limitados em todas as escalas dentro do contexto escola, vida social do aluno. Na teoria está lindo, mas a realidade não é tão simples assim.

  44. Novo ensino? Não sei que país vcs estão! Quem é seu aluno? As políticas sociais estão integradas? Não acredito nesse discurso! Mais do mesmo! A educação pública de qualidade não é prioridade no Estado.!!!

  45. Não tem nada de novo. Ainda vemos professor de biologia dando aula de Artes, matemática dando aula de física. Os gestores não respeitam a formação docente. Sempre é a velha ideia de que o professor tem que apontar os caminhos, o professor tem que entender, o professor te que saber das tecnologias. Do que adianta o professor saber disso tudo isso se a escola que ele trabalha a estrutura é precária? Não existe incentivo e acesso para que a turma e o docente possa fazer excursão, visitas aos aparelhos de Cultura, ciência, museus…

  46. Sem Formação Continuada e valorização dos profissionais da educação, não podemos ter no Brasil educação de qualidade. Portanto, sempre existira ensino novo nas escolas públicas e particulares no Brasil. Até porque, não podemos separar o novo do velho e o velho do novo. Sendo assim, a metodologia tem que ser mesclada com métodos clássicos (antigos) e métodos contemporâneos (novos). Portanto, não
    vem com essa onda de ensino novo sem o ensino antigo, sem valorização dos professores e ambientes de trabalho fora do padrão físico estrutural e tecnológico. 80% das escolas públicas estão sucateadas e fora do sistema tecnológico. 80% das escolas públicas não estão revitalizadas e prontas para receber professores e alunos Pós -Covid19. Professores são tratos como se fossem bandidos e 5 anos sem ajuste salaria. Pior ainda, ganham um salário de fome e ainda têm que tirar do pouco que ganha pra comprar matérias didáticos, comprar notebooks, pagar Internet, pagar especialização, mestrado e doutorado? Educação de qualidade é dever do Estado. Um país sem educação de qualidade é um país subdesenvolvido, preconceituoso, ditador e opressor, alienador e manipulador, cheio de ladrões, desemprego, violência, prostituição, doenças, charlatães da fé, curandeiros, ignorantes e muita miséria. Como podemos acreditar na educação desse país? É muito fácil falar, difícil é fazer. O discurso político educacional é retórico e vazio. A China passou 40 anos fazendo investimentos em educação de qualidade, ou seja, tirando 400 milhões do subdesenvolvido e da miséria. O problema educacional no Brasil não é pelo fato de ser metodológico, velho ou novo, mas é um problema de corrupção, físico – estrutural e tecnológico, investimento e valorização dos profissionais da educação. Como afirmou o escritor Antônio Callado: “o Brasil não anda pra frente, porque aqui roubam as rodas do carro”. Roubam o dinheiro da educaçao, da saúde, da segurança e da infraestrutura. Por isso, a educação brasileira só anda pra trás como se fosse caranguejo. É preciso colocar no lugar as rodas, porque sem as rodas no lugar a educação brasileira não poderá andar pra frente com qualidade.

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