Feedback construtivo valoriza professor e é baseado na autorreflexão

Feedback construtivo
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O feedback construtivo é uma das ações formativas que mais impactam na prática de sala de aula, de acordo com relatório “Formação Continuada de Professores no Brasil”, do Instituto Ayrton Senna e do The Boston Consulting Group. Avaliar os educadores com imposição de mudanças, entretanto, não é a forma ideal de fazê-lo.

Para ter resultados efetivos, o feedback construtivo deve ser trabalhado com metodologia que direcione os professores ao desenvolvimento. Pioneira em ensino reflexivo, a Kanttum disponibiliza ferramentas e mentorias para a educação continuada no programa SerProf para Escolas e revela cinco pontos-chave para um processo efetivo.

autorreflexão

O professor tem papel ativo, afinal é o agente da mudança que vai refletir na aprendizagem dos alunos. “A virada de chave é a autorreflexão, o amadurecimento do olhar do educador. Ele olha para si com certo distanciamento e recebe o olhar externo para complementar a percepção”, diz Luciana Ferruzzi, líder do SerProf.

valorização

É fundamental levantar os pontos fortes do corpo docente, descobrir e demonstrar onde cada um já se sai bem e trazer lacunas que ele pode desenvolver melhor. Assim ele compreende como potencializar o que já faz com qualidade e como melhorar outras áreas.

observador externo

Quando a mentoria é feita por uma pessoa de fora, o educador se sente mais à vontade, mais aberto aos feedbacks. “Faz uma diferença enorme. Quando é um superior da escola, como um coordenador, ele já fica tenso e com receio de uma possível cartinha de demissão. E para os gestores também é positivo, afinal, com tantas funções, eles não costumam ter tempo para fazer um acompanhamento de perto”, esclarece Luciana.

troca de experiências

O mentor traz sua própria experiência de sala de aula para agregar, com uma linguagem dialogada para criar um relacionamento de parceria com o professor. Quando ele diz ‘eu experimentei essa prática e funcionou. Você acha que em seu contexto funcionaria também?’, então ele mostra que é uma relação de troca, um ombro amigo para compartilhar vivências e encontrar as melhores soluções juntos.

apoio para desenvolvimento

Para ajudar o educador a, de fato, trabalhar os aspectos a serem desenvolvidos, a devolutiva deve ser prática, com sugestões direcionadas. “A gente sabe que a rotina do professor é atribulada, então já oferecemos indicações de materiais que ele precisa, como links diretos para cursos ou para conteúdo na própria plataforma”, finaliza a especialista.

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