Educação participativa: como fortalecer a parceria da escola com familiares?

Educação participativa
Compartilhe esta notícia

O envolvimento das famílias com a educação formal dos filhos chama-se educação participativa. Ela favorece não só a aprendizagem, o desenvolvimento e o desempenho acadêmico dos alunos, mas também ajuda para um ambiente escolar mais positivo e para a motivação e a autoconfiança dos alunos.

Além disso, a presença dos pais na educação dos filhos faz com que eles ensinem, por meio do exemplo, que valorizam a educação. Do lado da escola, a boa relação garante a satisfação das famílias e influencia na retenção de alunos.

De acordo com Hércules Luiz Júnior, diretor de Customer Success da Geekie, para assegurar essa educação participativa, são necessárias várias ações. A primeira delas é expor com clareza o projeto pedagógico da escola.

“É importante que a instituição apresente a linha pedagógica, a equipe de professores e coordenadores, o moco como trabalha, as ferramentas tecnológicas e outros recursos. Essas informações ajudam a alinhar as expectativas e os objetivos com as famílias”.

Promover eventos e atividades de integração nas próprias dependências da escola ou abrir espaço para que as famílias ou mesmo os alunos do ensino médio façam isso é um outro caminho.

Portanto, pode ser uma feira de troca de brinquedos e livros, uma oficina ou até um festival de jogos de tabuleiro. Tudo isso garante a educação participativa, que é a integração de familiares, educadores e alunos.

Educação participativa: 5 sugestões para estreitar a relação da família com a comunidade escolar

  1. Atividades para fazer em família;
  2. A história da minha família;
  3. Minha família é assim;
  4. Receita de família;
  5. Retratos de família.

Atividades para fazer em família

Na linha de incentivar a educação participativa, a instituição pode sugerir a realização de atividades em casa. Isso, portanto, faz com que registros e fotos possam ser compartilhados nas áreas comuns e redes sociais da escola.

A história da minha família

A ideia é que os alunos entrevistem um familiar ou pesquisem sobre a origem da família e dos antepassados. Tudo isso para conhecer suas histórias, tradições e costumem, fazendo um registro em forma de texto, vídeo ou áudio.

Minha família é assim

Aqui os alunos devem gravar um vídeo mostrando o que mais gostam de fazer em família e o por quê. Por exemplo, ir ao parque, viajar ou assistir um filme. Vale, então, entrevistas várias pessoas da família para ter o ponto de vista de cada um.

Receita de família

Os alunos podem preparar uma receita com os pais que seja significativa para a família, passada de geração para geração. Eles, portanto, devem comentar sobre o significado daquele prato, seu modo de preparo e o porquê de ser especial para a família.

Retratos de família

Fotografar seus familiares ou retratá-los em desenhos e pinturas é um ponto dessa sugestão. As imagens podem compor um grande mural das famílias da comunidade escolar e decorar as dependências da escola.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Um comentário em “Educação participativa: como fortalecer a parceria da escola com familiares?”

  1. Acho muito importante a socialização desse conhecimento,para aprimoramento dp professesor e a melhoria do ensino apredizagem dos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *