Inglês na educação infantil: você sabe por onde começar?

Inglês na educação infantil
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Cada nova palavra aprendida por uma criança é a chave de acesso para um novo universo de possibilidades. Quando essas palavras são em outro idioma, então, cada nova palavra é a conquista de horizontes ainda mais amplos. De acordo com a ciência, aprender um novo idioma é mais fácil quanto mais novas são as crianças, por isso a importância do inglês já na educação infantil. Isso porque o cérebro consegue armazenar a língua materna e a língua adicional de formas similares, permitindo um desenvolvimento bilíngue mais tranquilo.

Ensinar um idioma novo para os pequenos pode ser um grande desafio, entretanto. Como, afinal, trabalhar o vocabulário e as expressões idiomáticas com crianças de três ou quatro anos de idade? De acordo com o assessor de conteúdos do PES English, Adriano Freitas Irala, a resposta está em uma série de elementos vitais para facilitar esse processo.

“As crianças não aprendem apenas por meio de um sentido, mas utilizam todos os sentidos. Elas aprendem por meio de ações e movimentos. Por isso, o processo de ensino de qualquer tema para elas precisa integrar todos eles”, explica.

O especialista revela que uma boa estratégia é fazer com que elas se mexam, se levantem, toquem os objetos relacionados ao conteúdo que está sendo ensinado. Assim, o inglês na educação infantil consegue ser mais eficaz.

“Ao ensinar o inglês na educação infantil, principalmente as mais novas, faça perguntas que estimulem o pensamento criativo. Brinque, por exemplo, com as cores: ‘se você misturar o red (vermelho) com o yellow (amarelo), quer cor vai encontrar?’. Assim, ela vai poder desenvolver um raciocínio criativo fazendo a conexão com as palavras que está aprendendo”.

Inglês na educação infantil: ambiente influencia no aprendizado

Observando o processo de ensino e aprendizagem de inglês na educação infantil, vários estudos confirmam os muitos fatores capazes de potencializar ou prejudicar a evolução das crianças.

Um deles é muito individual e está ligado ao ritmo de aprendizagem. Cada criança tem seu próprio ritmo e, por isso, ensinar a elas um novo idioma precisa ser um ensino individualizado.

Outro fator relevante é o ambiente em que se dá o ensinar. “A dica é criar um ambiente propício para o brincar. Não podemos separar o aprendizado do brincar porque, com a brincadeira, o aprendizado se torna mais significativo e envolvente”, detalha Adriano.

E, por fim, a conexão afetiva entre o professor e alunos no ensino do inglês na educação infantil é muito importante. Além disso, o professor precisa conhecer as crianças e atender às necessidades individuais dela, porque cada criança é única, estabelecendo uma parceria entre a escola e a família.

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