Como abordar o uso racional da energia em um contexto educativo?

Uso racional da energia
Compartilhe esta notícia

O uso racional de energia e a preferência por fontes energéticas renováveis são medidas urgentes no contexto atual do planeta. De acordo com o relatório “Estado do Clima”, recé,-divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o uso de combustíveis fósseis é uma das principais razões para o agravamento de problemas globais, como a concentração de gases de efeito estufa e as alteraçoes climáticas.

No entanto, para gerar atitudes sustentáveis por toda a vida, é importante que a conscientização acerca dessas questões ambientais comece desde cedo. Isso, entretanto, se torna um desafio para pais e professores. Afinal, como abordar um assunto como a geração de energia de forma didática, mas que não entedie as crianças e adolescentes?

Pensando nisso, a Fundação Energia e Saneamento elaborou o e-book gratuito “Nas Linhas da Energia“. O material explica, de forma leve e divertida, conceitos como história da eletricidade, fontes renováveis, conservação energética e cálculos de utilização. Além da parte teórica, há ilustrações, gráficos e vídeos para aprofundamento.

O conteúdo é atrelado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe atividades lúdicas e debates que podem ser aplicados em sala de aula a partir do 6º ano do ensino fundamental.

O acervo da Fundação Energia e Saneamento tem um vasto conteúdo sobre a história da energia no Brasil. Os arquivos contêm fotos raras, pesquisas e documentos que podem ser usados para o ensino do uso racional de energia para as mais diversas faixas educacionais.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *