Universidade espanhola oferece bolsa de estudos para brasileiros

Ainda dá tempo de se inscrever no Programa de Bolsas de Estudos do Curso de Língua e Cultura Espanholas da Universidade de La Rioja, Espanha, referente ao ano acadêmico de 2011/2012. Nesta edição, são oferecidas sete vagas exclusivamente para brasileiros. O prazo para as candidaturas termina na próxima sexta-feira, 8 de abril. O formulário eletrônico está disponível no link https://fundacion.unirioja.es/espanol_secciones/view/47

Com duração três meses, o programa inclui de 150 horas de cursos de língua espanhola e 45 horas de cursos complementares. As aulas serão realizadas no campus central da universidade, localizado na província de La Rioja, na cidade de Logroño, ao norte da Espanha, a 336 km de Madrid.

Há opções para ingresso no curso de outono (outubro a dezembro 2011), de inverno (janeiro a março 2012) e de primavera (abril a junho 2012). Os candidatos devem escolher por um deles no ato da inscrição.

Para participar é preciso ter nacionalidade brasileira, ser universitário ou ter concluído a graduação nos últimos quatro anos, além de ter bom desempenho acadêmico. Não é necessário ter conhecimentos no idioma espanhol. Candidatos que residam na Espanha serão automaticamente desclassificados da seleção.

As bolsas incluem isenção de todas as taxas acadêmicas do curso de língua espanhola, residência na própria universidade, seguro saúde e valor adicional de 2 mil euros para cada aluno para cobrir gastos com passagem aérea e outros custos na Espanha. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de abril.
 
Capes oferece 210 vagas para bolsas em Portugal

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Universidade de Coimbra oferece bolsas para brasileiros interessados em estudar em Portugal por até dois anos. Há oportunidades para estudantes de licenciatura das áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 28 de abril. Inscrições no https://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/portugal/licenciaturas-internacionais.

Serão apoiados até 30 projetos institucionais que mantenham parceria entre uma instituição brasileira e a Universidade de Coimbra, em Portugal. As propostas, que devem ser enviadas à Capes, devem contemplar o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Ao todo serão beneficiados até 210 alunos. Para participar é preciso ter cursado ao menos dois semestres da graduação no Brasil, ter feito o Ensino Médio e pelo menos dois anos do Ensino Fundamental em escolas públicas, além de ter sido aprovado integralmente nos estudos realizados. Aos coordenadores dos projetos serão exigidos título de doutor há pelo menos cinco anos e reconhecida competência na área de atuação.

Enquanto os estudantes aprovados terão direito a seguro saúde, auxílio instalação, auxílio mensal no valor de € 600 e passagem aérea, o programa prevê aos coordenadores missões de trabalho de dez a 30 dias com todas as despesas pagas. Os resultados do processo seletivo serão divulgados em agosto deste ano. As atividades estão prevista para iniciar em setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *