Fucape inaugura primeira mini usina fotovoltaica do Estado

A Fucape Business School, em Vitória, fará nesta quarta, 21, à partir das 8h30min, a ativação do seu Sistema Fotovoltaico, ou seja, a faculdade passará a funcionar oficialmente com energia solar. Além da diretoria da instituição, a cerimônia contará com a participação do governador Paulo Hartung e dos candidatos à prefeitura da Capital, que participarão de uma mesa redonda com o tema “Sustentabilidade e cidades inteligentes”.

A Usina Fotovoltaica denominada pela Fucape de “Estacionamento Verde” tem uma potência instalada de 100 kWp, potência teórica máxima em condições de céu azul e incidência vertical de raios do sol, sendo atualmente a maior e primeira usina de mini geração fotovoltaica do Espírito Santo. O sistema é capaz de mitigar toda a necessidade energética da instituição e, além de sustentável, gera economia ao longo prazo sobre a redução da conta de energia.

Além do fotovoltaico, o Projeto envolve ainda a captação de água pluvial, a logística reversa de todos os equipamentos e materiais utilizados na instituição, a promoção da Carona Solidária entre alunos e, por fim, a recuperação vegetal das nascentes que alimentam o Rio Santa Maria, o qual fornece água para a Grande Vitória.

“Temos que acabar com a demagogia de que só as indústrias poluem. Todos poluem, mas, podemos continuar a crescer sendo sustentáveis. É mais simples do que parece”, explica o cofundador da Fucape e mentor do projeto, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira. A meta da instituição é atingir o patamar de 100% sustentável até 2019, com a implantação de todas as ações propostas, em conjunto com os alunos e sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *