Equilíbrio emocional pode ser decisivo no concurso

Estudar e estudar até que toda as matérias do edital do concurso sejam assimiladas. É o que um bom concurseiro faz para conseguir uma vaga no emprego público. Só que durante esse processo, há um ponto muito importante que deve ser levado em consideração: o equilíbrio emocional.
De acordo com a psicóloga cognitiva-comportamental, Aline Cataldi, saber lidar com a ansiedade, o medo e a tensão é tão importante quanto estar em dia com o conteúdo programático. O benefício pode ser percebido antes e durante a realização das provas.
”Com o lado psicológico bem trabalhado, você aumenta a sua capacidade de concentração e aprende a lidar melhor com a ansiedade. Reduzindo níveis de ansiedade e estresse, você consegue diminuir também as chances de ter os famosos ‘brancos’ durante as provas”, afirma a psicóloga.
Uma das técnicas indicadas pela profissional, para trabalhar melhor as emoções, é a meditação. Em 2016, a Universidade de Harvard comprovou cientificamente que a prática diária meditativa aumenta a densidade de matéria cinzenta no hipocampo, o que influencia positivamente na aprendizagem e memória, por exemplo.
Além da meditação, Aline Cataldi dá outras dicas de práticas que podem ser incorporadas facilmente no dia a dia. Elas podem ser utilizadas em qualquer etapa da vida de um concurseiro, desde vivenciar o período de estudo de forma mais tranquila, até evitar a ansiedade e o famoso ‘branco’ na hora da prova. Confira as cinco práticas no infográfico a seguir.

cinco-práticas-para-manter-equilibrio-emocional

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *