Consulplan analisa recursos das provas do TRF 2

A Consulplan, organizadora do concurso do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange o Rio de Janeiro e Espírito Santo, já analisa os recursos interpostos contra o gabarito preliminar das provas objetivas, aplicadas nos últimos dias 5 e 12 de março. Segundo a banca, “tão logo for concluída essa análise, serão divulgados, no site da Consulplan, a definição quanto aos recursos, além do gabarito oficial e resultado preliminar”.
As provas foram marcadas por polêmicas, principalmente para o técnico judiciário sem especialidade, que exige apenas o nível médio. No total, 11 questões geraram reclamações, sendo passíveis de anulação, sendo vários especialistas. A expectativa, agora, é pela visão da banca sobre as perguntas.
Segundo professores da Degrau Cultural, os problemas estão em dez questões (11 e 13, de Direito Administrativo, 12, de Direito Constitucional, 21, de Direito Penal, 24 e 25, de Direito Processual Civil, 31 e 32, de Direito Tributário, 33 e 34, ambas de Direito Previdenciário), que não teriam seguido o programa do concurso.
Já docentes do Super Professores enxergaram problemas em sete (5, de Português, 11, de Direito Administrativo, 21, de Direito Penal, 25, de Direito Processual Civil, 32, de Direito Tributário, 33 e 34, ambas de Direito Previdenciário). A análise foi feita em cima da prova amarela tipo III. As perguntas eram as mesmas para os demais modelos de prova, porém com inversão de questões e/ou opções de respostas.
Será aprovado quem conseguir 60% dos pontos, considerando Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Haverá ainda a correção das redações. Serão corrigidas dissertações de 1.650 candidatos a técnico sem especialidade, sendo 1.350 do Rio e 300 do Espírito Santo, e de 180 candidatos a analista da área Administrativa, sendo 150 no Rio e 30 no Espírito Santo, além dos estudos de caso. Para essas funções, não haverá outras etapas.
Na redação, estarão aptos os candidatos que conseguirem 18 dos 30 pontos (técnico) ou 12 dos 20 (analista). No estudo de caso, estará apto quem conseguir pelo menos 18 pontos, considerando as três questões propostas.

Candidatos pedem anulações de questões do concurso
Um dos candidatos que pede a anulação de questões é Ewerton de Souza, que recorreu de oito itens (4, 14, 15, 20, 26, 29, 36 e 37 da prova verde do tipo 2). “A questão 4 tinha irregularidade na redação da resposta, que comprometeu toda a questão, não havendo alternativa correta. As demais possuíam irregularidades como conteúdo fora do edital e impossibilidades de encontrar respostas corretas entre as alternativas, devido aos equívocos da banca”, denunciou.
Nayara Isidoro também pediu o cancelamento de oito itens. “Recorri das questões 15, 20, 26, 29, 34, 35, 38 e 39 da prova verde do tipo 2, todas fora do edital”, disse. Patricia Oliveira, por sua vez, reclama de cinco questões: “Minha prova era branca do tipo 1. Pedi anulação das questões 13, 15, 29 e 39 pelo conteúdo estar fora do edital, e da 20 por erro da banca. Era um enunciado truncado e alternativas incompletas, resultando no prejuízo de avaliação.”

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *