Como manter a motivação dos estudos em meio a crise

Durante a crise, podem surgir dúvidas sobre o futuro e sobre os concursos em geral, sendo mais difícil se manter motivado e até se concentrar nos estudos. A coach Deborah Cal diz que se a motivação se esvair por conta de fraudes em alguns concursos, por exemplo, deve-se ter conhecimento de que isso não acontece na maioria deles e, com certeza, o candidato conhece alguém que já foi aprovado em algum. “Se é algo que você almeja, por que ficar prestando atenção só na parte ruim? Sempre existirá pessoas que passam por mérito”, completa.
Além disso, a partir do momento que o candidato acredita no concurso que irá prestar, fica mais fácil não dar ouvidos aos comentários negativos que desejam sua desistência. Porém, Deborah aconselha a não se desgastar em discussões ou tentativas de mudar a opinião de outras pessoas, assim como não se deixar afetar por tais comentários nem realizar o concurso já esperando problemas. A coach diz que “o que você pode fazer é dar o seu melhor, o resto é consequência”.
Outro aspecto que provoca um distúrbio na motivação do candidato é cenário político conturbado em que estamos vivendo, por receio do futuro. Entretanto, se preocupar demais com algo que não pode controlar só atrapalhará.

Assista ao vídeo sobre como se manter motivado nos estudos

A coach comenta que o apego a fatores externos acaba sendo resultado de seus próprios medos e inseguranças sobre não ser aprovado, causando prejuízo aos estudos por pensar demais no futuro e de forma negativa. “Se for se preocupar com todo cenário que pode ser modificado até fazer sua prova, você não vai sair do lugar”, diz. Deborah Cal afirma ainda que a necessidade de concurso público vai continuar existindo. Há muitos órgãos públicos no Brasil, então a demanda de trabalho é grande. Além disso, na Constituição consta que esses cargos devem ser constituídos de funcionários aprovados em concursos públicos.

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *