Como funciona o estudo de caso em uma prova

O estudo de caso é uma das etapas discursivas do concurso público. Em seleções para cargos de nível superior, principalmente as de tribunais, o estudo de caso é uma das etapas. Mas como é composta essa avaliação?
O estudo de caso ocorre quando a banca do concurso solicita que o participante escreva um texto no qual demonstre conhecimento dos temas do edital, através da análise de uma situação hipotética. No geral, é uma maneira de avaliar se o candidato consegue aplicar teoria a um caso concreto.
Ao contrário das provas que exigem a construção de um texto dissertativo, os estudos de caso requerem que o candidato saiba, a partir dos elementos apresentados, discorrer sobre determinado tema.

Propor uma solução é um dos principais pontos do estudo de caso
O ponto chave dos estudos de caso é a exposição de conhecimento e proposição de uma solução para o problema que foi exposto. Os candidatos devem também apresentar os conceitos e teorias relacionados à situação. No entanto, não se deve elaborar uma tese para defesa, como nas dissertações.
Os estudos de caso são corrigidos por um professor de Português, que avalia as regras de ortografia e gramática, e um professor de Direito, que analisa se o candidato aplicou o conteúdo, de maneira correta, à proposta.
Para a professora Vivian Barros, especialista em provas discursivas para concursos, o estudo de caso exige objetividade. O candidato deve ir direto ao ponto. “Esqueça a ideia de uma introdução bem elaborada, o importante é que você comece a responder efetivamente o que foi proposto”, orienta.

Assista ao vídeo com Vivian Barros sobre como funciona o estudo de caso

Avaliação exige conhecimento da matéria aplicado a um caso
Para a coach Deborah Cal, esse tipo de avaliação exige conhecimento da matéria aplicado a um caso concreto. Segundo Deborah, a proposta trará uma “história” e pedirá a aplicação de um princípio àquela situação.
“A dica é que o concorrente separe uma hora do dia para estudar o tema proposto por um estudo de caso, por exemplo, improbidade administrativa. Depois, ele deve escrever sobre o assunto”, comenta a coach.
Em outro dia, o candidato deve comparar o que escreveu com a bibliografia que estudou para perceber se colocou todos os pontos que eram necessários. “Caso não tenha escrito todos os pontos, reescreva o estudo de caso, mesmo que com consulta. Essa é uma forma de treinar para uma resposta mais completa”, assegura Deborah Cal.

Confira mais dicas para elaborar um estudo de caso com Deborah Cal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *