Leitores enviam flagrantes de focos de dengue na Grande Vitória. Veja as fotos!

Após o jornal online Folha Vitória pedir para que os leitores enviassem denúncias de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, muitos enviaram flagrantes que preocupam por poderem ser potenciais criadouros do mosquito.

Um leitor enviou imagens de dois terrenos baldios que se tornaram verdadeiros lixões a céu aberto. Os lotes estão localizados entre as ruas O e P, nas proximidades do posto de saúde do bairro Manoel Plaza, na Serra. As imagens mostram pneus e garrafas que podem ser locais de reprodução do mosquito.

montagem flagra do leitor1

Outro flagrante também envolve lixo jogado em local irregular. Uma região de vegetação está tomada por lixo, em Vitória. Segundo o leitor que enviou as imagens, a população aguarda um apoio da Prefeitura de Vitória para limpeza da região, propícia a mosquitos da dengue. O lixo está na escadaria João Francisco, no bairro do Romão.

flagra do leitor3

Um flagrante de água parada em um terreno preocupa a vizinhança da Avenida Maruípe, no bairro Santa Cecília, em Vitória. “Foi feito o muro, mas agora estamos no aguardo da prefeitura para fazer a calçada com as manilhas de esgoto, e até agora o descaso continua. Nós que pagamos o pato, com ratos, baratas e insetos de todos os tipos”, disse o leitor, que não quis se identificar.

flagra do leitor4

Ainda em Vitória, no bairro Santa Tereza, um leitor enviou imagens de lixo jogado em uma área de vegetação. O morador do bairro disse que o lixo está perto de um reservatório da Cesan. O leitor afirmou que já há focos do mosquito em latas e sacolas acumulando água parada.

montagem flagra do leitor2

Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que todos os terrenos, calçadas e vias serão limpos. A prioridade, no entanto, são os bairros com maior incidência de Zika vírus que são Bonfim, Bairro da Penha, Itararé, Santo Antônio e Jesus de Nazareth. Todas as denúncias feitas pelo telefone 156 serão verificadas.

Em nota, a prefeitura da Serra informou que a responsabilidade de cercar e manter limpo os terrenos é do proprietário. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano está notificando o proprietário para que ele realize a limpeza e o cercamento da área em 15 dias. Caso não realize as melhorias, poderá ser multado. Além disso, na próxima quarta-feira (9), uma equipe de agentes de combate a endemias deve ir ao local verificar se existe algum foco do mosquito aedes aegypti e realizar a eliminação.

Se na sua região há possíveis focos de dengue, mande para a gente! O jornal online Folha Vitória irá divulgar a sua reclamação. Envie seu flagrante para o e-mail [email protected], com o assunto “Flagra do Leitor”. Para sua reclamação ser validada, não se esqueça de se identificar com nome completo, bairro e rua de onde tirou a foto.

Reportagem atualizada às 15h47 para acrescer nota da Prefeitura da Serra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *