Leitores enviam mais flagrantes de focos de dengue na Grande Vitória

Os leitores do jornal online Folha Vitória continuam enviando imagens de focos de dengue na Grande Vitória. Dentre os flagrantes estão pneus que acumulam água e terrenos baldios sem nenhum tratamento para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Confira os flagrantes dos nossos leitores:

dengue1

 

A Rede Vitória é solidária à população do ES e irá colaborar para erradicar o mosquito que traz tantas doenças aos capixabas. No mês de dezembro, todos os programas e telejornais da TV Vitória/Record, além de reportagens no jornal online Folha Vitória e cobertura da rádio Jovem Pan, estarão voltados à conscientização para o combate do mosquito Aedes aeghypti.

Dois moradores do bairro Barcelona, na Serra, denunciam o abandono de vários pneus em uma calçada da avenida São Mateus. Segundo uma leitora, que preferiu não se identificar, tanto a associação de moradores do bairro quanto a prefeitura foram contatadas por ela, mas nenhuma providência foi tomada.

“Com a chuva que teve, os pneus estão cheios de água. As pessoas não têm consciência. A dona dos pneus disse que não vai fazer nada”, contou.

De acordo com outro leitor, os pneus foram colocados no local há quase uma semana. “Os pneus tomaram chuva todos esses dias, e fica a preocupação dos moradores sobre o aparecimento do mosquito da dengue”, contou.dengue2

Um leitor do bairro Boa Vista I, em Vila Velha, diz que uma casa abandonada é um verdadeiro criadouro do mosquito. A casa abandonada também serviria de abrigo para usuários de drogas. O morador não quis se identificar mas desabafou.

“O fato mais preocupante no momento são as dezenas de focos de mosquito que existem no local, trazendo desconforto e medo aos moradores da região por conta de doenças como a dengue e leptospirose. Gostaria de ter uma solução para este problema que afeta vários moradores do bairro inclusive crianças e idosos”, diz.

dengue3

Um terreno na região central do bairro Carapina, na Serra, às margens da rodovia BR-101, também está amedrontando os moradores. O leitor Douglas Ferrugine afirma ainda que na região moram mais de 150 mil pessoas que estão suscetíveis ao mosquito.

dengue4

A leitora Renata Ruiz nos enviou a foto de um terreno baldio que estaria propício a ser um criadouro da dengue há mais de cinco anos. O flagrante aconteceu na Avenida Champagnat, no bairro Praia da Costa, Vila Velha. “Este é um descaso do proprietário do terreno e da prefeitura”, contou.

dengue5

Outro terreno, desta vez localizado na Serra, assusta moradores. Um barraco abandonado cheio de pneus acumula água parada. A leitora, que também não quis se identificar, disse que já entrou em contato com a prefeitura do município.

dengue6

Uma caixa d’água aberta de uma casa noturna de Vila Velha também pode ser um criadouro do mosquito da dengue. De acordo com um leitor que nos enviou a imagem, e não quis se identificar, há uma sacola plástica dentro da caixa e o proprietário não foi localizado para das explicações. A boate fica localizada no bairro Itaparica.

O outro lado:

>> Prefeitura da Serra: sobre os casos de dengue registrados, a prefeitura da Serra informou que de acordo com o artigo 236 do Código de Posturas da Serra, a responsabilidade de cercar e manter limpo os terrenos são dos proprietários. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano notifica os proprietários para que sejam realizados a limpeza e o cercamento da área em 15 dias. Caso não realize as melhorias, poderá ser multado.

O Folha Vitória não conseguiu contato com a boate.

O blog Flagra do Leitor mantém espaço aberto para que as prefeituras e órgãos citados na reportagem possam expor o outro lado dos assuntos abordados. O texto pode ser alterado para acrescer notas dos órgãos.

Se na sua região há possíveis focos de dengue, mande para a gente! O jornal online Folha Vitória irá divulgar a sua reclamação. Envie seu flagrante para o e-mail [email protected], com o assunto “Flagra do Leitor”. Para sua reclamação ser validada, não se esqueça de se identificar com nome completo, bairro e rua de onde tirou a foto.

Um comentário em “Leitores enviam mais flagrantes de focos de dengue na Grande Vitória”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *