A segurança da informação é um ativo altamente valioso em eras digitais

A era digital que estamos vivendo traz uma série de oportunidades que “agitam” a nossa vida e a maneira como consumimos e produzimos informação.

É ou não é verdade?!?! O aumento da quantidade de dados circulando por aí fez com que os ataques cibernéticos se tornassem um risco real para todos nós, causando estragos gigantescos!!!

Existem inúmeros exemplos de ações criminosas que colocam em risco informações sigilosas de pessoas e empresas. Estou falando de nós, é isso mesmo! Eu e você, a sua empresa, a minha empresa, a proteção digital das nossas famílias e um monte de outras coisas. O “desastre” causado por um ataque cibernético é grande, e pode trazer danos financeiros de proporções irreversíveis. Afinal, a segurança da informação é um ativo altamente valioso em eras digitais. Fique com o seu radar sempre antenado!

 

“A segurança da informação é um ativo altamente valioso em eras digitais.”

 

Conforme prometido na matéria anterior, onde falamos sobre o crescimento dos Ataques Cibernéticos para 2021, hoje falaremos um pouco sobre como se proteger desses ataques e por que é tão importante toda a nossa atenção para a segurança dos nossos dados e informações.

 

O que é um ataque cibernético?

Ataques cibernéticos são circunstâncias nas quais hackers criminosos (invasor pirata de computador especialista em desenvolver ciberpirataria) tentam danificar, destruir ou violar uma rede ou sistema. Eles usam diferentes técnicas, que ficam cada vez mais sofisticadas conforme os sistemas de segurança aprimoram seus funcionamentos. Esses criminosos tentam encontrar falhas em sistemas ou mesmo aproveitar oportunidades deixadas por usuários desatentos, ou seja, com seus “radares” desligados.

“Nós acostumamos com palavra hacker e logo pensamos que todo hacker é um criminoso, mas não é a definição correta. Qualquer pessoa que se dedique intensamente em alguma área específica da computação e descobre utilidades além das previstas nas especificações originais pode ser considerado um hacker. E acredite, existem muitos hackers do bem”.

Infelizmente falaremos do hacker criminoso, então, veja abaixo alguns tipos de ataques cibernéticos:

  • Backdoor: é causado pela instalação de um software malicioso a partir de um arquivo infectado enviado por e-mail ou baixado. Precisamos ficar atentos com a origem dos e-mails que recebemos. Esse cara permite que hackers possam acessar o sistema da vítima;
  • Phishing: nesse tipo de ataque, o usuário recebe um e-mail ou outro tipo de mensagem com um link malicioso. Quando a gente clica nesse link é baixado um malware (parte de um software codificada por hackers para roubar dados das vítimas) podendo fazer um estrago se conseguir acesso a informações financeiras ou nossos arquivos pessoais, até mesmo de empresas e órgãos públicos;
  • Ransomware: esse é de dar “ranço” mesmo! Desculpe o trocadilho, mas dá ranço sim!!! Como um “sequestrador virtual” esse cara faz com que hackers controlem remotamente arquivos e softwares dos usuários. Tudo isso pode ser bloqueado pelos criminosos, que na maioria das vezes só liberam as informações após pagamento de resgate. E cá entre nós, muitas pessoas e grandes empresas já sofreram esses tipos de ataques e sofreram muito para reestabelecer as operações. Normalmente pedem o resgate em criptomoeda, como Bitcoin, por exemplo.
  • DoS: causa sobrecarga em um servidor, tornando indisponíveis seus recursos para usuários.
  • DDoS: esse cara replica as ações e faz com que um computador possa usar vários outros para ataques simultâneos;
  • Post scanning attack: nesse ataque, um malware busca falhas nos  equipamentos e assim que encontra alguma fragilidade, informa essa “porta” ou a falha para o hacker, que ataca o sistema para acessar as informações.

 

Separamos algumas dicas para você se proteger de um ataque cibernético.

  1. Firewall: esse cara do bem funciona como um filtro entre um computador e a internet. Dessa forma, serve como um tipo de escudo digital que busca impedir que vírus e malwares acessem os dispositivos.
  2. Antivírus: Um bom antivírus protege computadores de spams, faz varreduras e atualizações constantes em busca de diferentes tipos de vírus.
  3. VPN: as Redes Privadas Virtuais, em inglês VPN, funcionam para que colaboradores possam trabalhar remotamente e conectar-se de forma segura à rede da empresa. Por meio da criptografia de dados, a VPN proporciona um canal protegido entre computadores de funcionários e servidores ou redes da empresa.
  4. Atualização de sistema: as empresas de tecnologia estão sempre em busca de falhas em seus produtos, e as correções são disponibilizadas para os usuários por meio dessas atualizações de software. Fique ligado com o SO fora do padrão! Sabe o que estou dizendo??? Sistema pirata meu amigo e minha amiga, é o barato que sai caro.
  5. Utilize armazenamento em nuvem: é uma boa solução para guardar e proteger documentos importantes. Permite que você insira na nuvem todos os seus arquivos e os tenha disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet. Além de economizar espaço no HD, a nuvem poupa os dados de ataques ao computador.
  6. Faça backups: são essenciais para deixar as informações seguras e não perder nenhum dado em caso de ataques. Diversos desastres ou ataques podem acontecer e, em caso de sequestro de informações, como o ransomware, todos os dados estarão disponíveis, sem muitos estragos e sem muito esforço para restaurar.
  7. Conexão segura: verificar se os sites acessados são seguros, proteger a rede Wi-Fi da sua casa ou empresa e evitar acesso de terceiros sem autorização.
  8. Lei Geral de Proteção de Dados: conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados permite você e sua empresa a respeitar as boas práticas, processos e normas relacionadas à captação, utilização, armazenamento e descarte de dados, o que aumenta a ainda mais a segurança dos seus dados.
  9. Eduque os usuários: isso é bem interessante em!!! Pode ser você, seus filhos ou seus funcionários, nós somos a grande porta de entrada dos ataques cibernéticos, os usuários, isso mesmo, que muitas vezes deixam os sistemas vulneráveis a riscos. Por isso, é muito importante criar uma cultura de segurança. É preciso ter cuidado ao acessar sites, e-mails e links suspeitos, além de não instalar qualquer programa. Ações simples, como acessar um pen drive, por exemplo, pode ser um risco para os sistemas. É preciso estar atento às falhas humanas, deixar claro as regras de segurança e proteção de dados. Eduque todo mundo para não compartilhar informações confidenciais por e-mail ou a usuários externos não conhecidos ou não confiáveis.
  10. Tenha cuidado com as senhas: é fundamental criar e usar senhas fortes, que combinem letras, números e símbolos, e que não façam referência à sua família ou a dados como datas importantes, placas de carro ou telefones, por exemplo. A senha é a porta de entrada para qualquer sistema, por isso, é preciso criar uma barreira forte contra essa invasão. Utilize senhas diferentes, para contas de e-mail´s e operações bancárias e muito, mas muito cuidado em seu uso.

Sofrer ataques cibernéticos pode causar muitos danos pessoais e empresariais. É essencial estar em dia com a segurança digital e contar com muitas ações para evitar golpes dos hackers criminosos. Simples práticas podem fazer total diferença e garantir a proteção dos dados e informações importantes.

O que você tem feito para se proteger dos ataques cibernéticos? Você já está colocando em prática algumas dessas ações no seu dia a dia? Agora que você conhece mais sobre o tema, compartilhe com sua família, seus amigos, seus funcionários as boas práticas de segurança da informação. Ah, não deixe de nos acompanhar, sempre traremos dicas bem legais por aqui.

Forte abraço!

Jackson Galvani

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *