O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE USAR NA ELABORAÇÃO DE SUAS SENHAS

Sabemos que a senha é o principal recurso de autenticação e confirmação de nós humanos em sistemas de bancos, perfis em redes sociais, contas de e-mail e tantos outros sistemas e aplicativos por aí, é ou não é verdade?!?! Por isso é muito importante criarmos uma senha forte para nosso uso, seja pessoal ou profissional. Separamos algumas dicas e recomendações para a criação e gerenciamento das nossas senhas.

Estima-se que 89% das senhas são vulneráveis e podem ser descobertas com facilidade por indivíduos mal-intencionados, os famosos hackers do mal. A principal aplicação das senhas é nos proteger do acesso indevido, por isso é importante não utilizar a mesma senha para contas distintas.

Uma vez que um hacker está em poder da senha de uma de nossas contas, ele pode ter acesso a todos os nossos perfis e contas importantes, e para se proteger dos hackers, você também deve certificar que cada senha que você usa é diferente de outras senhas que usou no passado e as que você usa por aí atualmente.

Quanto mais “bagunçada” for a senha, mais difícil será descobri-la!

Com ações simples é possível aumentar a segurança das suas contas e garantir que não sejam facilmente descobertas por hackers que possam fazer uma má utilização dessas informações. Apesar de senhas longas parecerem, a princípio, difíceis de serem digitadas, com o uso frequente elas acabam sendo digitadas facilmente por nós. Quanto mais “bagunçada” for a senha mais difícil será descobri-la.

Então, o que é uma senha forte?

A segurança de uma senha depende da combinação e tipos de caracteres utilizados, do seu tamanho, da complexidade e da sua aleatoriedade. Uma boa senha deve ser longa, com no mínimo 8 caracteres, ter a combinação de números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos, porém, uma senha longa é inútil quando a palavra ou frase utilizada é comum e pode ser facilmente adivinhada. Por exemplo: “amo minha família” entre outras. Manter senhas fortes e que realmente auxiliam na segurança das nossas contas não é uma tarefa fácil e muito menos está sendo realizada pela maioria das pessoas.

Algumas dicas para criar senhas fortes e seguras.

  1. Crie uma senha longa, com 8 caracteres ou mais, uma senha com 14 caracteres é considerada muito segura.
  2. Utilize caracteres alfanuméricos, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, quanto maior a variedade de caracteres em sua senha, melhor.
  3. Evite palavras escritas de trás para frente, com abreviações ou erros ortográficos comuns.
  4. Evite repetições e sequências de caracteres, como “12345678” ou “asdfghjk”.
  5. Não tenha senhas com o seu nome ou de conhecidos, datas importantes, número de documentos e informações semelhantes.
  6. Altere suas senhas com frequência, preferencialmente a cada 90 dias.
  7. Evite enviar suas senhas por e-mail, WhatsApp, direct ou de qualquer outra forma.
  8. Não armazene as senhas em locais desprotegidos ou de fácil acesso.
  9. Utilize um gerenciador para verificar a força da sua senha.

Existem inúmeros sistemas disponíveis na Internet que verificam a força da senha a ser criada ou até mesmo conferir as que você utiliza atualmente.

Você sabia que foi criado o dia mundial da senha?

Os problemas gerados pelo uso de senhas fracas e vulneráveis é tão grande, que foi criado o World Password Day. A data que neste ano foi dia 4 de maio, é reservada para conscientizar sobre a importância de criar senhas fortes e seguras, para evitar crimes virtuais.

Cuidados a serem tomados ao usar suas contas e senhas:

  1. certifique-se de não estar sendo observado ao digitar as suas senhas.
  2. não forneça as suas senhas para outra pessoa, em hipótese alguma.
  3. tenha o hábito de fechar a sua sessão do navegador ao acessar sites que necessitam do uso de senhas. Use a opção de sair (logout), pois isto evita que suas informações sejam mantidas no navegador.
  4. não use a mesma senha para todos os serviços que acessa.
  5. procure manter sua privacidade, reduzindo a quantidade de informações que possam ser coletadas sobre você, pois elas podem ser usadas para quebrar a sua senha, quebrar aqui significa adivinhar, descobrir.
  6. mantenha a segurança do seu computador com um bom antivírus, entre outros.
  7. seja cuidadoso ao usar a sua senha em computadores potencialmente infectados ou comprometidos e principalmente evite usar senhas importantes em computadores compartilhados.
  8. Procure, sempre que possível, utilizar opções de navegação anônima.

Uma senha bem elaborada, é aquela que é difícil de ser descoberta e fácil de ser lembrada.

Não convém que você crie uma senha forte e quando for usar, não conseguir lembrar. Muita gente já passou por isso, não precisa levantar a mão. Também não convém que você crie uma senha fácil de ser lembrada se ela puder ser facilmente descoberta.

Algumas observações que você não deve usar na elaboração de suas senhas:

  • Qualquer tipo de dado pessoal: evite nomes, sobrenomes, contas de usuário, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas.
  • Sequências de teclado: evite senhas associadas à proximidade entre os caracteres no teclado, como “1qaz2wsx” e “QwerTAsdfG”, pois são bastante conhecidas e podem ser facilmente observadas ao serem digitadas.
  • Palavras que façam parte de listas: evite palavras presentes em listas publicamente conhecidas, como nomes de músicas, times de futebol, personagens de filmes, etc.

Existem programas que tentam descobrir senhas combinando e testando estas palavras e que, portanto, não devem ser usadas.

Então, o que você deve usar na elaboração de suas senhas? Reforçamos!

Números aleatórios: quanto mais aleatórios forem os números usados melhor, principalmente em sistemas que aceitem exclusivamente caracteres numéricos.
Grande quantidade de caracteres: quanto mais longa for a senha mais difícil será descobri-la.
Utilize uma frase longa: escolha uma frase longa, que faça sentido para você, que seja fácil de ser memorizada e que, se possível, tenha diferentes tipos de caracteres. Evite citações comuns (como ditados populares) e frases que possam ser diretamente ligadas à você (como o refrão de sua música preferida).
Faça substituições de caracteres: invente um padrão de substituição baseado, por exemplo, na semelhança visual (“w” e “vv”) ou de fonética (“ca” e “k”) entre os caracteres. Crie o seu próprio padrão pois algumas trocas já são bastante óbvias. Exemplo: duplicando as letras “s” e “r”, substituindo “o” por “0” (número zero) e usando a frase “Sol, astro-rei do Sistema Solar” você pode gerar a senha “SS0l, asstrr0-rrei d0 SSisstema SS0larr”.

Existem serviços que permitem que você teste a complexidade de uma senha e que, de acordo com critérios, podem classificá-la, por exemplo, “muito fraca”, “fraca”, “forte” ou “muito forte”. Ao usar estes serviços é importante ter em mente que, mesmo que uma senha tenha sido classificada como “muito forte”, pode ser que ela não seja uma boa senha caso contenha dados pessoais que não são de conhecimento do serviço, mas que podem ser de conhecimento de um hacker.

 

E você, já teve alguma experiência negativa com as suas senhas ou problemas de sequestro de dados? Compartilhe sua experiência conosco e continue acompanhando a gente por aqui.

Forte abraço!

Jackson Galvani

@jackson.galvani

[email protected]

Um comentário em “O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE USAR NA ELABORAÇÃO DE SUAS SENHAS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *