NÃO POSTE FOTO DO SEU COMPROVANTE DE VACINA CONTRA A COVID-19

A alegria de finalmente receber a vacina contra a Covid-19 deve mesmo ser comemorada, é ou não é verdade?

Mas a vacinação criou um novo hábito entre nós usuários das redes sociais, publicar imagens exibindo o comprovante de imunização para nossos seguidores. Essa ação, no entanto, pode ser perigosa do ponto de vista da privacidade dos dados exibidos no documento. Essas informações podem ser roubadas por criminosos e utilizadas por golpistas, eles estão de olho neste misto de alegria e orgulho daqueles que publicam os cartões de vacinação em redes sociais.

Em mãos erradas, essas informações são um prato cheio para estelionatários.

Se você for postar oculte os seus dados, somente com os dados disponíveis no cartão já é possível um roubo de identidade pelo criminoso e facilitar o acesso a contas pessoais, registros médicos e algumas informações financeiras.

Se por acaso o seu cartão estiver online nas redes sociais, o que fazer?

  1. Apague juntamente com qualquer outra informação pessoal que está lá nos últimos anos.
  2. Faça auditoria, verifique se conhece todos que te seguem nas suas redes sociais.

 

No ano passado, dois grandes vazamentos de dados compilados no Ministério da Saúde expuseram em poucas semanas, informações pessoais de 16 milhões de brasileiros que suspeitavam ou haviam sido diagnosticados com a Covid-19. Dados de mais de 200 milhões de pessoas com informações como cadastro no SUS, contratantes de planos de saúde e histórico médico. Um detalhe curioso, até dados de pessoas falecidas foram vasados.

O comprovante de vacinação, em geral, pode conter dados sensíveis, como o nome completo do paciente, CPF e seu número de registro no SUS, entre outros. Até a assinatura do profissional que aplicou a vacina é um dado sensível que precisa ser protegido.

Quando mais você publica seus dados pessoais na internet, mais se gera valor, e a base de dados se torna mais atraente para ser adquirida e vazada por pessoas mal-intencionadas na internet.

Comemore com segurança #vacinasim

Por aqui você encontrará uma variedade de opções para continuar aprendendo sobre as tendências e inovações da tecnologia e proteção de dados. Estaremos sempre disponíveis, e quando você precisar, mande um sinal que o nosso RADAR sempre estará ativado.

Forte abraço!

Jackson Galvani

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *