Principais ataques cibernéticos para 2022

Brasil teve mais de 9 bilhões de tentativas de ciberataques em 2021

O Brasil foi o terceiro país do mundo onde os ataques cibernéticos mais cresceram. Em 2022 esses ataques serão as principais ameaças no mundo digital. A inovação tecnológica faz com que vários tipos de armadilhas, entre elas phishing, deepfake, ransomware, infoinstaler e webskinner, sejam o foco dos golpistas internet a fora em 2022.

O Brasil teve mais de 9 bilhões de tentativas de ataque cibernético no ano passado. O trabalho remoto ainda é a porta de entrada para ataques nas redes corporativas. Um grande número de solicitações maliciosas e vulnerabilidades em vários roteadores domésticos foram usadas para aplicar golpes pela internet. Isso pode ser uma tendência, pois mais pessoas trabalham em casa com menos proteção e mais acesso aos dados corporativos.

Leia também: como denunciar um crime virtual

Normalmente não queremos pagar por programas de proteção e por softwares originais, é ou não é verdade? Com isso as brechas de segurança são frequentemente escancaradas para os criminosos. Um dos principais meios de proteção para evitar esses golpes é o cuidado com os programas que instalamos em nossos equipamentos e evitar clicar em links que recebemos de diversos meios de comunicação de procedência desconhecida e duvidosa.

Listamos alguns dos ataques que provavelmente terão aumento em 2022

Ransomware

É um malware capaz de bloquear o computador e criptografar arquivos, como documentos, planilhas, etc. Essa cara assume o controle do computador e os hackers exigem recompensa em dinheiro para ativar os serviços da máquina novamente. A recompensa normalmente vem em forma de criptomoeda. Caso a vítima prefira não ceder a chantagem, eles vazam determinados dados que estão no aparelho na internet e fazem um estrago com os dados sequestrados.

Golpes com QR Code

Com o uso cada dia mais comum entre nós, os criminosos substituem os códigos verdadeiros e modificam o link que virá com o código QR.  Com isso, a vítima é direcionada para uma página falsa, que por sua vez direciona o pagamento para um criminoso. Além disso, os hackers utilizam os QR Codes para instalar aplicativos com malware que pode infectar o celular e roubar diversos dados.

Deepfakes

Os criminosos usam inteligência artificial para imitar imagem e voz de pessoas reais. É isso mesmo que você leu! A partir do desenvolvimento desta tecnologia, naturalmente, passou-se a ser utilizada pelos golpistas para a prática de fatos moralmente reprováveis, tais como pornografia, falsidades ideológicas e principalmente ofensa ao direito à imagem. O deepfake é uma recente inovação tecnológica, razão pela qual, não existe legislação específica para controlar por aqui. Porém, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que criminaliza a prática do deepfake no Brasil. A ideia é coibir o uso da tecnologia para a criação de vídeos ou imagens íntimas falsas de pessoas. Existe uma necessidade evidente de criar uma legislação que atenda às exigências do Direito Digital – como o deepfake, no campo cível, criminal, administrativo, eleitoral, dentre outros, visando a segura proteção dos nossos dados em meio às novas tecnologias e tentativas de ataques.

Web skimmers

É um ataque em que o invasor injeta um código malicioso em um site e extrai dados de um formulário HTML que o usuário preencheu. Esses dados são enviados para um servidor sob o controle do criminoso. Os alvos são as lojas virtuais, principalmente porque as compras online aumentaram durante a pandemia. O golpe consiste em infiltrar códigos maliciosos com o objetivo de roubar informações dos cartões dos consumidores que são cadastrados na página de pagamento.

Infostealer

É um vírus que rouba informações da vítima, o seu objetivo é criar recompensa financeira para o criminoso. Ele é uma ameaça para a privacidade, que usa a sua funcionalidade para coletar informações confidenciais, tais como senhas, números de cartões de crédito e dados de bancos online. O Infostealer envia as informações roubadas para um servidor remoto, onde um invasor pode facilmente acessá-las e usá-las para realizar atividades fraudulentas. Instale um programa anti-spyware confiável, para remover essa ameaça do seu PC, antes que ela cause maiores danos. Devido a disponibilidade de versões craqueadas de programas para computadores por aqui no Brasil, naturalmente é um ambiente propício para a propagação do vírus.

Como se proteger mediante tantas ameaças?

  • Atualize sempre os seus programas e aplicativos;
  • Sempre use produtos originais. Softwares e aplicativos piratas podem esconder ameaças aos seus dados;
  • Sempre use versões atualizadas de um bom antivírus e de um firewall;
  • Nunca abra um arquivo ou link de origem desconhecida;
  • Cuidado ao conectar os seus dispositivos em redes públicas;
  • Nunca, mas nunca mesmo, compartilhe suas senhas por meio da internet ou em aplicativos de mensagem pelo celular;
  • Crie senhas fortes.

Leia também: A segurança da informação é um ativo altamente valioso em eras digitais

Sofrer ataques cibernéticos pode causar muitos danos pessoais e empresariais. É essencial estar em dia com a segurança digital e contar com muitas ações para evitar golpes dos hackers criminosos. Simples práticas podem fazer total diferença e garantir a proteção dos dados e informações importantes pessoais ou empresariais.

O que você tem feito para se proteger dos ataques cibernéticos? Você já está colocando em prática algumas dessas ações no seu dia a dia? Agora que você conhece mais sobre o tema, compartilhe com sua família, seus amigos, seus funcionários as boas práticas de segurança da informação. Ah, não deixe de nos acompanhar, sempre traremos dicas bem legais por aqui.

Forte abraço!

Jackson Galvani

 @jackson.galvani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *