Dicas rápidas para não virar vítima de golpe na internet

Qualquer pessoa pode estar vulnerável aos cibercrimes e por isso todo cuidado é pouco quando o assunto é Internet. É ou não é verdade? Com a compra de aparelhos eletrônicos facilitada e a internet mais acessível, precisamos ter mais cautela ao utilizar essas ferramentas. Podemos enfrentar casos de ameaça, injúria, roubo de dados ou outros crimes cometidos via internet e muitas situações podem ser evitadas com o uso de medidas preventivas. Para evitar ou minimizar esses riscos separamos algumas dicas bem interessantes para você.

  • Sempre use antivírus e o mantenha atualizado;
  • Cuidado com ofertas muito vantajosas: o barato pode sair caro!
  • Não divulgue fake news por aí, a divulgação de notícias falsas, mesmo que você não as tenha criado é considerada uma prática criminosa, verifique a fonte e não contribua com a divulgação de conteúdo falso;
  • Não compartilhe imagens íntimas na internet, se elas caírem na rede, não há como serem completamente retiradas do ar. Isso pode dar uma dor de cabeça danada!
  • Cuidado com o estelionato amoroso, se iniciar um relacionamento virtual, peça a pessoa que ligue a webcam para saber se essa pessoa existe: não remeta quantias em dinheiro para ninguém;
  • Não clique em links suspeitos, esses links podem servir para invadir o seu computador e roubar os seus dados;
  • Verifique a veracidade nos sites por onde você navega e desconfie de ofertas muito vantajosas;
  • Evite pagar produtos pela internet usando boleto bancário, prefira o cartão de crédito, pois se houver algum golpe é mais fácil ter o valor estornado pela operadora do cartão;
  • Sempre realize transações eletrônicas dentro do ambiente do site de compra; nunca por WhatsApp ou e-mail;
  • Ao negociar um produto via internet, no momento da entrega procure locais públicos, que tal em frete a uma delegacia de polícia? Tenho certeza se o “vendedor” neste caso estiver com más intenções ele não irá concordar com esse “ponto de encontro” é ou não é verdade?
  • Cuidado com “namorados virtuais” geralmente é golpe para atrair vítimas e explorá-las financeiramente.

CUIDE DOS SEUS FAMILIARES

Devemos acompanhar de perto nossos familiares quando o assunto é a Internet, crianças, idosos ou algum parente leigo no assunto, é sempre bom orientar para terem muito cuidado. Hoje mesmo aconteceu comigo, uma tia me ligou informando que estão usando seu número de celular para aplicar golpes pelo WhatsApp, pedindo dinheiro aos parentes.

PAPO DE PAI

Agora estou falando como pai, devemos saber quais são os sites que os nossos filhos costumam acessar e monitorar todo o caminho que eles percorrem dentro deste mundo de opções que a Internet oferece. É uma “porta aberta” pra tudo e para todos. No caso dos idosos, os criminosos têm aproveitado da fragilidade e da falta de conhecimento de alguns para aplicar os golpes. Caso algum familiar seu sofra qualquer tipo de crime, você deve procurar a polícia e pode registrar o Boletim Eletrônico por meio da Delegacia Online.

Muitas ocorrências podem ser evitadas com o uso de medidas preventivas:

  • Colete evidências: salve e-mails, faça print das telas e conserve as conversas dos aplicativos de mensagens. Salve esses arquivos em mais de um lugar, se possível na nuvem, em um pendrive ou HD externo, por exemplo. De preferência, chame testemunhas para acompanhar todo o procedimento. Nessa etapa, é importante juntar todos os materiais que comprovem a existência do fato ou dos fatos.
  • Registre as informações: vá até um cartório mais próximo para registrar uma ata notarial de verificação de fatos na internet. Esse instrumento declara a veracidade de documentos e fatos digitais. O trâmite será necessário para que os arquivos reunidos sejam usados como provas numa possível ação judicial.
  • Faça um boletim de ocorrência: crimes digitais são tão reais quanto um assalto a mão armada. Vá até uma delegacia mais próxima e faça o B.O. Unidades da Polícia Civil prestam esse atendimento também. No entanto, uma sugestão para agilizar o processo é você acessar o site da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Espírito Santo e registre/denuncie os fatos.

Tudo que é feito na internet fica registrado em algum lugar. Desse modo, atos ilícitos cometidos on-line ecoa no mundo off-line. Para esses crimes virtuais a legislação brasileira prevê punição.

Você vai lembrar, há quase 10 anos, em março de 2012, hackers invadiram a conta de e-mail de Carolina Dieckmann e roubaram fotos íntimas da atriz. A partir daí eles passaram a extorqui-la, exigindo dinheiro para não vazar as imagens na internet. A atriz registrou queixa na polícia e o caso ganhou repercussão nacional.

Em 30 de novembro, também em 2012, foi sancionada a Lei nº 12.737, que determina o delito de invasão de dispositivo informático. A norma ganhou o apelido de Lei Carolina Dieckmann e entrou em vigor em abril de 2013. A lei determina prisão e multa para quem violar mecanismos de segurança a fim de obter informações particulares. Divulgar, comercializar ou transmitir esses dados a terceiros, mesmo que seja num grupo privado de WhatsApp, também são ações que configuram crime.

Esse marco jurídico do Brasil não protege apenas quem teve imagens íntimas roubadas. A lei abrange segredos comerciais e industriais, sendo útil a pequenas e grandes empresas. Além disso, equipara a falsificação de cartão de crédito ou débito à falsificação de documento – um importante respaldo legal para episódios de compras indevidas feitas em nome de outra pessoa.

Veja que interessante! Um usuário não precisa invadir o computador de alguém ou empresa para responder a um processo judicial. Crimes virtuais podem ocorrer em espaços aparentemente seguros, como os comentários num post do Instagram, por exemplo. Em situações assim, a internet apenas amplia o alcance de atos ilícitos como a calúnia e a difamação.

Toda violação aos Direitos Humanos deve ser relatada, isso é muito sério e inclui sites de pornografia infantil, textos, áudios e imagens que contenham racismo, xenofobia, intolerância religiosa, apologia à violência, homofobia, bullying, entre outros.

Leita também: A segurança da informação é um ativo altamente valioso em eras digitais

Bom, é um desafio muito grande, concorda comigo? Mas se você foi vítima de algum tipo de ataque cibernético não deixe de denunciar. Fique com o seu radar ativado para qualquer mensagem ou ligação duvidosa que você receber.

Se pintar dúvida por aí entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar você.

Forte abraço!

Jackson Galvani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *