Você está preparado para usar as novas tecnologias?

Atualmente estar atualizado para usar as tecnologias como uma aliada no dia a dia é um desafio para todos nós. É ou não é verdade? Precisamos estar antenados com as novas ferramentas, aplicativos, segurança da informação, sistemas, entre outros. Buscar treinamentos, se qualificar e acompanhar a constante e ágil evolução tecnológica é fundamental para todos nós.

A pergunta que não quer calar: você está preparado(a) para acompanhar essa realidade? Estamos inseridos na inteligência artificial e mudanças tecnológicas diariamente. Você está preparado(a) para a transformação da indústria de software e a conectividade em nuvem? Para as coisas da Internet e a Internet das Coisas?

Aquele que estiver aberto às novas tecnologias e à inovação, certamente estará um passo à frente

Entenda! Hoje vemos robôs superando humanos em provas de interpretação textual, com inteligências artificiais desenvolvidas por gigantes da tecnologia como a Microsof, entre outras. Isso significa que as “máquinas” poderão responder perguntas com maior precisão. Acreditamos que a tecnologia pode ser gradualmente usada em inúmeras aplicações, como atendimento ao cliente, tutoriais e até a respostas online a consultas médicas.

Leia também: Você tem medo de perder seu emprego para uma máquina?

Superar concorrentes humanos já é uma realidade há muito tempo para a tecnologia. Por exemplo: um computador da IBM chamado Watson entrou para a história por derrotar concorrentes humanos em um programa de TV de perguntas e respostas, isso em em 2011. Acredite! Em algumas funções da tecnologia na medicina, as consultas podem chegar a uma precisão de 90%, em contrapartida a consulta com um humano (profissional) chega a 70%. Até mesmo diagnóstico de câncer, sendo quatro vezes mais assertivo do que quando feito por um humano.

Um aplicativo desenvolvido nos USA com o objetivo de detectar sinais precoces de câncer no pâncreas, teve 90% de eficácia em comparação ao exame de sangue em um teste feito com 70 pessoas. Impressionante, é ou não é verdade?!?!

Em algumas redes sociais o algoritmo de reconhecimento de rostos é tão eficiente que consegue identificar a pessoa mesmo em fotos em que ele apareça de costas ou de óculos escuros, por exemplo.

A computação em nuvem tende a se tornar a forma mais comum de armazenamento de dados

Sabemos que os computadores do futuro serão mais inteligentes e poderão substituir humanos em alguns casos. A tendência é que os dados tanto de usuários quanto de pequenas e grande empresas migram para a cloud, ou seja, para a nuvem. A computação em nuvem tende a se tornar a forma mais comum de armazenamento de dados. Até 2025 as empresas que ainda não utilizam a nuvem serão tão raras quanto as que não utilizam internet. Netflix, Uber, Airbnb e Facebook, são algumas das que já aderiram à cloud, entre tantas outras.

Um dos motivos para essa transição é por maior segurança e facilidade. Com a popularização de novos formatos de trabalho, como o home office, é imprescindível que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar e estejam extremamente seguras. Outro grande motivo é a necessidade de desmaterialização que vivemos hoje. Em vez de mantermos uma imensa quantidade de papéis sem uso em arquivos físicos, podemos transferir essas informações para sistemas em nuvem.

Ainda encontramos resistência ao novo?

Respondo com um sonoro sim! A resistência ao novo não é de hoje, mas continua sendo um obstáculo para que mudanças e a evolução da tecnologia sejam implantadas. São inúmeros os motivos que levam as pessoas a resistirem à evolução: comodismo, incerteza da eficácia do novo, apego a coisas antigas, falsa sensação de economia, entre outras desculpas.

Os cientistas que estudam a evolução desde a época de Charles Darwin, procuram entender como algumas espécies têm sido capazes de sobreviver às mudanças em seu ambiente, enquanto outros não. Eles identificaram os critérios chave para a sobrevivência e crescimento como sendo a capacidade das espécies de se adaptar ao seu ambiente em mudança.

A gestão pública (em alguns casos) também passa por essa resistência à medida que mantém uma tecnologia defasada nos sistemas de gestão usados por prefeituras, câmaras de vereadores, autarquias e diversos outros órgãos. Há resistência quanto a chegada de sistemas de última geração em nuvem e, com eles, as facilidades para o atendimento ao contribuinte e o bom andamento dos serviços públicos.

Leia também: 5G, entenda como ela mudará a nossa vida!

Essa evolução tecnológica indica que nas próximas décadas será anunciada a quarta revolução industrial. Ela será alimentada por digitalização, tecnologia da informação e comunicação, aprendizado de máquinas, robótica e inteligência artificial. Mudará mais decisões de humanos para o “mundo” digital. Na busca por melhorar suas infraestruturas e processos, as empresas irão cada vez mais apoiar a aprendizagem de máquinas e os esforços da IA – Inteligência Artificial. Fique atento a isso!

Na medida em que as empresas procurarem inovar e melhorar com segurança da Informação, Machine Learning e a Inteligência Artificial, ferramentas mais especializadas serão adotadas para suportar casos específicos de uso. O que torna inevitável aos gestores, tomadores de decisões e profissionais de Tecnologias e Sistemas de Informação a estarem preparados a aderir à estas soluções. Esperamos ver uma explosão em soluções que acelerem o ritmo atual de coleta de dados e demonstrem a necessidade de computação disponível para todos nós.

Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar esclarecer alguma dúvida entre em contato, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.

Forte abraço!

Jackson Galvani

Um comentário em “Você está preparado para usar as novas tecnologias?”

  1. E o que me diz desse assustador mercado tecnológico de nuvens? Como as melhores empresas estão se adaptando para absorver os ‘dinossauros da TI (ou CPD como antigamente)’? Eles estão se adaptando? Podemos absorvê-los ou os mais jovens são mais eficazes?
    Poderia escrever uma artigo assim.

    Parabéns pelas matérias escritas, nota-se que tem um excelente conhecimento de mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *