Prepare-se para os meios de pagamento do futuro

Como serão os meios de pagamento do futuro?

Tudo indica que algumas modalidades de pagamentos serão substituídas por sistemas de biovalidação à medida que novas tecnologias surgem. Imagine que poderemos efetuar transações por padrão de voz, impressão digital, NFC, entre outros, que poderão ser transformados em autenticação de transação ou pagamento, por exemplo.

Se você vive esquecendo suas senhas, fique sabendo que os meios de pagamento do futuro deverão abolir as senhas alfanuméricas, aquele conjunto de números e letras que precisamos utilizar com cartão e outras formas de pagamento. A expectativa é ampliar as opções de produtos hoje existentes e aprimorar o processo de compreender e reconhecer padrões humanos para eliminar as senhas.

O nosso comportamento como consumidor mudou muito nos últimos tempos, o mundo todo passou por inúmeras transformações, principalmente nos últimos 3 anos. É ou não é verdade? As empresas tiveram que se reinventar e criar estratégias assertivas para atender esse novo perfil de público de forma personalizada.

Podemos observar que os brasileiros que ainda andam com dinheiro em espécie diminuiu drasticamente com a chegada do Open Banking, viabilizando o compartilhamento de dados entre instituições financeiras, sem falar o boom das fintechs que incentivaram o surgimento de novos jeitos de transferir dinheiro.

O setor varejista passou a adotar soluções tecnológicas para otimizar o atendimento, aumentar os canais de comunicação, melhorar o controle de estoques, automatizar processos e com isso os meios de pagamentos sofreram mudanças significativas para acompanhar toda evolução tecnológica.

A digitalização dos serviços que atendem o varejo foi uma das responsáveis por essa grande transformação e fez com que hábitos que antes eram muito utilizados passassem a ser considerados como arcaicos. Estudos apontam que até 2025 as transações sem a utilização de dinheiro em espécie (nota sobre nota) devem aumentar mais de 52%. Confesso que faz um bom tempo que não ando com dinheiro vivo no bolso.

Bom, seguindo essa tendência, temos visto o surgimento de inúmeras soluções financeiras atreladas a tecnologia, como é o caso do PIX, NFC, Bitcoins, tokenização, link de pagamento e QR Code. Essas inovações ficaram ainda mais evidentes após a pandemia.

Atualmente 70% dos brasileiros preferem utilizar o PIX durante as transações financeiras, tendo como uma das principais justificativas a rapidez, praticidade e de certa forma uma segurança considerável. O PIX vem causando uma grande revolução pois pode ser feito a qualquer hora, para todos os bancos de maneira rápida e prática sem que haja a cobrança de tarifa. Por conta dessas vantagens, tem sido utilizado por grandes empresas e por comerciantes e lojistas de todos os tamanhos que atuam em diferentes áreas.

O PIX é uma referência em segurança, sendo mundialmente conhecido

Lançado no Brasil em novembro de 2020, o Pix caiu no gosto dos brasileiros. Concorda comigo? O sistema de pagamento instantâneo digital está presente em mais de 50 países e é uma tendência em todo o mundo graças à redução de custos que possibilita. Fique ligado no Folha Digital que nossa próxima matéria será sobre as modalidades semelhantes ao Pix mundo a fora.

É importante entender as diferenças que existem entre cada um tipo de modalidade de pagamento e as suas particularidades. No caso do QR Code, é possível efetuar os pagamentos por meio da leitura de um código na câmera do celular. Já o pagamento via Near Field Communition (NFC), que é muito parecido com o QR-Code, é feito por meio da radiofrequência, estou falando sobre o pagamento por aproximação.

Leia também: Pagamento por aproximação, dicas para você se proteger de golpes

O que é NFC?

É uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Ou seja, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem a necessidade de configurações adicionais. Estes dispositivos podem ser telefones celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos, pulseiras e qualquer outro dispositivo que tenha um chip NFC.

Esses insights comprovam que está surgindo uma nova era no que se refere aos meios de pagamentos, pois cada vez mais as instituições financeiras vão buscar por soluções que se harmonizem às necessidades de cada cliente, oferecendo assim um atendimento personalizado e customizado.

Nunca serão 100% seguras!

As tecnologias envolvendo os meios de pagamento do futuro devem evoluir a ponto de os sistemas de segurança serem capazes de reconhecer uma pessoa apenas juntando pedaços de informações. Os aplicativos de pagamento digital, em geral, são seguros, porque o sistema financeiro é um dos que mais investem em segurança digital no mundo. Contudo, no ambiente digital, nunca haverá 100% de segurança.

Leia também: Dicas para você não virar vítima de golpe na internet

Estudos comprovam que a cada 39 segundos ocorre um novo ataque em algum lugar da web. É preciso entender que, conforme as tecnologias e os recursos de cibersegurança evoluem, as habilidades de hackers e criminosos digitais também são aprimorados a cada dia. Dessa forma, torna-se imprescindível que empresas invistam em soluções eficazes para garantir a segurança de dados dos seus clientes.

O celular tende a ser a carteira digital de grande parte da população

É nesse dispositivo que estarão todos os seus dados e informações de pagamentos. Hoje em dia, ninguém sai por aí dizendo a quantidade de grana que tem guardada em sua conta bancária, porém esquecem que o acesso a sua conta bancária está no celular. Meu conselho é evitar ao máximo emprestar o celular para terceiros, principalmente quando a tela principal estiver desbloqueada.

Acredito que essas inovações não vão parar por aí, com certeza surgirão muitas outras soluções tecnológicas a fim de proporcionar mais facilidade e agilidade para o dia a dia das pessoas e principalmente quebrar barreiras e fazer com que os consumidores consigam efetuar pagamentos em todos os dispositivos por diferentes lugares, sem nenhuma dificuldade.

Fique de olho nas novidades que virão nos próximos anos! Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar esclarecer alguma dúvida entre em contato, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.

Forte abraço!

Jackson Galvani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *