Aeroporto de Vitória ganha equipamento que permite pousos e decolagens com chuva e neblina

Vitoria
O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles já pode operar com chuva e neblina desde o dia 27 de agosto. As operações de pousos por instrumentos são feitas pelo sistema ILS  (Instrument Landing System, em inglês). Instalado na cabeceira 23 do aeroporto, o equipamento é uma ferramenta capaz de orientar pilotos habilitados em aterrissagens em condições de mau tempo.

O ILS Cat I instalado no aeroporto capixaba facilitará pousos quando as nuvens estiverem numa altura mínima de 300 pés sobre a cabeceira da pista, além de uma visibilidade mínima de 1,3 mil metros a partir da aeronave. Para conhecimento dos aviadores, foi emitido o Notam (Aviso aos Navegantes) F2895/2014.

A Infraero realizou diversas obras de adequação no aeroporto, como sinalização horizontal (pintura) de instrução obrigatória nas pistas de taxiamento; recuo dos pontos de espera das vias de manobra; adequação da faixa preparada; adequações da área de segurança de fim de pista (RESA) na cabeceira 23 e adequações do balizamento luminoso da cabeceira com acréscimo de mais luminárias.

Segundo a Infraero, as operações por meio do ILS trarão mais segurança na navegação aérea, reduzindo as probabilidades das aeronaves permanecerem em procedimentos de espera ou de que sejam alternadas para outros aeroportos. “Não tenho dúvidas de que o ILS de Vitória representa excepcional ganho para a sociedade capixaba, ao se ampliarem as possibilidades de continuidade das operações aéreas no aeroporto, naquelas condições meteorológicas mais adversas”, enfatizou o superintendente do Aeroporto de Vitória, Autemar Lopes de Souza.

Para saber mais sobre viagens e promoções leia o Tudo Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *