Obra na pista do aeroporto de Vitória vai permitir pousos e decolagens de avião com 247 passageiros

A ampliação da pista do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, autorizada nesta quinta-feira pelo Governo Federal, vai permitir pousos e decolagens de aeronaves maiores, como o Boeing 767 B-767, com 247 passageiros. Esse modelo de avião é usado pela TAM nas rotas internacionais. O B-767 também poderá ser usado no transporte de cargas produzidas no Espírito Santo. O investimento no aeroporto será de R$ 523,5 milhões e a conclusão dos trabalhos está prevista para setembro de 2017.

Uma das novidades é a construção de cinco pontes de embarque e desembarque. Essas pontes permitem no mesmo tempo cinco aeronaves no pátio do aeroporto sem que o passageiro trafegue pelas áreas de manobras. Outras três posições remotas (sem as pontes) serão construídas no novo terminal de passageiros, passando para 11 o total de aviões embarcando ou desembarcando passageiros ao mesmo tempo. Com a conclusão das obras, o aeroporto vai passar dos 3,5 milhões de passageiros para 6,5 milhões por ano. (Confira detalhes na imagem abaixo).

CONFIRA ABAIXO OS DETALHES DA OBRA

RICO04

SISTEMA ILS

Entre as obras previstas está um novo terminal de passageiros, nova pista de pouso e decolagem, que terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura, permitindo o pouso e decolagens d aeronaves maores. O prazo de execução das obras é de dois anos e meio. As obras serão realizadas pelo consórcio das empresas Jota Ele, Damiani e EMPO, que venceram a licitação em dezembro de 2014.

O sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), do aeroporto de Vitória (ES), voltou a ter o seu funcionamento normalizado nesta segunda-feira (22/06). O equipamento estava sem operar desde de dezembro de 2014 devido à interferências eletromagnéticas que estavam prejudicando a qualidade de seu sinal.

O sistema permite maior precisão ao piloto e torre no procedimento de pouso por instrumento das aeronaves, principalmente em dias de mau tempo. Com o ILS do Aeroporto de Vitória em funcionamento é possível reduzir em até 75% o tempo de suspensão das operações em condições meteorológicas adversas. O sistema funciona em outros 35 aeroportos brasileiros e está presente em praticamente todas as capitais.

LEIA TAMBÉM

PASSAGEM DE AVIÃO DE VITÓRIA PARA OS ESTADOS UNIDOS POR R$ 490

NOVOS SÓCIOS DA TAP VÃO LANÇAR 10 NOVAS ROTAS PARA OS ESTADOS UNIDOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *