Parque Nacional do Itatiaia abriga 12 nascentes de bacias hidrográficas

O município de Itatiaia está localizado a 176 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937, fica entre os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais.

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho.

O município de Itatiaia, localizado a 176 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, atrai milhares de turistas que visitam o parque todos os anos. As pousadas em Penedo, distrito de Itatiaia, são as preferidas pelos visitantes do parque pelo seu charme e clima de montanha.

ITATI3FONTE: TUDO VIAGEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *