Mais três cidades do Rio de Janeiro recebem nota máxima do Ministério do Turismo

De acordo com a nova classificação, 189 cidades no Brasil subiram da categoria E para D, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo.

Os municípios de Petrópolis, Macaé e Itatiaia alcançaram o topo do ranking do turismo nacional. O novo Mapa do Turismo Brasileiro, produzido pelo Ministério do Turismo (MTur), alterou a categorização de diversos municípios. Cabo Frio, Angra dos Reis, Paraty, Rio de Janeiro e Armação eram as outra cidades que tinham a letra A.

Como base dados para classificar as cidades o crescimento do número de empregos e estabelecimentos de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. As pousadas em Paraty, uma das cidades mais charmosas da região, registraram aumento da taxa de ocupação, além de mais empregos.

A partir das variáveis de desempenho econômico, os municípios são divididos por letras, que vão de A a E. De acordo com a nova classificação, 189 cidades no Brasil subiram da categoria E para D, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo.

Mais de 700 foram criados no segmento turístico em relação a 2014. O número de estabelecimentos hoteleiros, que cresceu de 96 para 124, e o número empregos que evoluiu de 524 para 752 foram os destaques de Itatiaia. As pousadas em Buzios também responsáveis por boa parte da geração de empregos.

Bom Jardim, Cantagalo, Carapebus, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Itaguaí, Paty do Alferes e Santo Antônio de Pádua foram os demais municípios do Rio de Janeiro contemplados pelo MTur. Com a nova atualização é possível perceber que alguns municípios estão se estruturando e fortalecendo, naturalmente, a economia do turismo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *