Acesse o guia de viagem de Jericoacoara

Os turistas têm a oportunidade de realizar diversos passeios a partir da vila para visitar atrativos como o Serrote, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça.

Com os voos sem escalas das companhias Azul e Gol para Jericoacoara, no estado do Ceará, preparamos um guia com dicas de um dos mais belos destinos do mundo, segundo a revista Forbes. É Na cidade que fica o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

O Parna tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. A Unidade de Conservação possui um grande potencial turístico.

A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, é visitada por um grande número de turistas. Outra atração é o Serrote, formação rochosa que se eleva ao nordeste da Vila de Jericoacoara, apresenta o ponto culminante do parque, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros. Os hoteis em Jericoacoara em sua maioria estão na vila, onde estão o comércio, bares e restaurantes.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

São diversos atrativos no parque, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas até a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara.

Os turistas têm a oportunidade de realizar diversos passeios a partir da vila para visitar atrativos como o Serrote, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça, além de passeios de canoa pelos belos manguezais do Rio Guriú, para avistamento dos cavalos-marinhos (Hippocampusreidi).

Outra dica é realizar passeios a cavalo pelas praias e dunas do Parque, além de passeios de buggy junto a operadores de turismo locais para conhecer atrativos situados no entorno da unidade, como a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Tatajuba, por exemplo.

O Parque Nacional e Vila de Jericoacoara abrigam uma enseada cuja praia está voltada para o poente, o que proporciona um belo espetáculo ao fim do dia, pois possibilita que turistas e moradores contemplem diariamente o espetáculo do Sol se pondo sobre o mar.

O QUE FAZER

– Banhos de mar nas belas praias do Parque Nacional
– Prática de esportes náuticos, como windsurfe, kitesurfe, surfe e Stand UpPaddle (SUP)
– Passeio de canoa para observação de cavalos-marinhos no manguezal do Rio Guriú
– Caminhadas pelas praias e campos de dunas móveis
– Passeios de buggy, charrete ou aluguel de cavalos
– Ciclismo

COMO CHEGAR

Partindo de Fortaleza, pela rodovia CE 085, também conhecida como rodovia do “Sol Poente”, chega-se à sede do município de Jijoca de Jericoacoara, distante 294 km da capital. Seguindo de Jijoca, após mais 20 km de estrada de terra chega-se à Vila de Jericoacoara, que se encontra envolvida pelos limites do Parque Nacional.

ONDE FICAR

As opções de hospedagem tem aumentando depois do lançamento dos voos da Azul e Gol. Erm É possível encontrar pousadas em Jericoacoara que ficam na vila. São inúmeras opções distantes no máximo 400 metros da entrada do Parque. Há também diversas opções de pousadas na Lagoa de Jijoca ou Lagoa do Paraíso (próximo à entrada de Lagoa Grande), e ainda na Praia do Preá, antes da entrada no Parque.

INGRESSOS
Ainda não há visitação formal, atividade que só pode começar com o Plano de Manejo em vigor. Portanto, não pode haver cobrança de ingresso antes do Plano de Manejo. Segundo a equipe do Parque Nacional de Jericoacoara a revisão do Plano já foi realizada e o mesmo deve ser publicado em breve.
Para mais informações, basta fazer contato pelo telefone (88) 3669-2140 ou pelo e-mail [email protected]

As fotos e dicas são do pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

FONTE: TUDO VIAGEM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *