Portugal vence prêmio de sustentabilidade na maior feira de turismo do mundo

Os princípios do turismo sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentável estão entre os mais importantes da Estratégia Turismo 2027, elaborada pelo Governo português.

Portugal recebeu o ITB Earth Award durante a ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo, pelo sucesso da sua estratégia turística e exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental. Atribuído pela ITB Berlim e pela Green Destinations, fundação sem fins lucrativos que visa o turismo sustentável, o ITB Earth Award vem somar-se aos prêmios internacionais já conquistados por Portugal no âmbito da sustentabilidade.

Os princípios do turismo sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentável estão entre os mais importantes da Estratégia Turismo 2027, elaborada pelo Governo português, que pela primeira vez define metas específicas em cada um dos três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.

Uma das metas de Portugal no plano econômico é atingir 80 milhões de pernoites até 2027, aumentando a procura turística por todo o país e duplicando as receitas do turismo. Em termos sociais, os objetivos passam por ampliar a atividade turística durante todo o ano, além de divulgar no exterior a venda de pacotes para os destinos de Portugal.

Portugal pretende ainda aumentar as qualificações do ensino secundário e pós-secundário no turismo até atingir 60% dos colaboradores no setor e garantir que 90% dos residentes em zonas turísticas consideram positivo o impacto do turismo no seu território. Já no plano ambiental, as metas são garantir que, até 2027, nove em cada 10 empresas do país adotem medidas eficientes de gestão de energia, água e resíduos.

Esta estratégia vem sendo implementada através de várias ações, das quais se distingue o Programa Valorizar, concebido para estimular uma distribuição mais equilibrada da procura turística, reduzir a sazonalidade e gerar valor e emprego em todo o país, além de ser incentivar mais viagem para Portugal em todas as estações do ano.

Este programa de apoio ao investimento foi iniciado em 2016 e estrutura-se através de quatro linhas de financiamento, que atendem às necessidades identificadas na ET 2027: Valorização Turística do Interior, Disponibilização de Redes Wi-Fi, Turismo Acessível e Sustentabilidade. No total, já foram apoiados mais de 500 projetos por todo o país, num investimento superior a 100 milhões de euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *